Promover a saúde e o bem-estar coletivo, combater doenças, cuidar e reabilitar pessoas. Essas e muitas outras missões farão parte da vida de quem escolher um dos cursos da área da Saúde, que está entre as preferidas de estudantes em fase de vestibular.
E não para por aí: é um campo que está em alta, sobretudo com os avanços da tecnologia que têm contribuído bastante para o desenvolvimento de técnicas e procedimentos. A pandemia também ressaltou a importância desses profissionais, principalmente aqueles qualificados técnica e humanisticamente.
Conversamos com a professora Soraya Grossmann – diretora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC Minas – e ela compartilhou informações superbacanas a respeito dos cursos, do ensino e da estrutura da Universidade.
Você que pretende seguir carreira na área da Saúde ou que ainda está decidindo qual campo seguir, vale muito a pena conferir a entrevista. Vamos lá!
Pergunta 1: Quais oportunidades de prática os alunos do ICBS da PUC Minas têm ao longo da graduação?
Os cursos do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC Minas, nosso ICBS, oferecem diversas oportunidades de prática a seus alunos, enriquecendo sua experiência e preparando-os para o futuro. Dentre elas, destacam-se: aulas práticas e laboratórios alinhados com os objetivos e o conteúdo do curso; estágios curriculares e extracurriculares, nos quais os alunos adquirem experiência prática voltada ao seu campo de trabalho; projetos de extensão em que têm contato com a comunidade, empregam seus conhecimentos técnicos-científicos e praticam a escuta; práticas educativas, aplicando habilidades e conhecimentos em um ambiente prático. Dessa forma, os alunos são capacitados para aplicar o que aprendem na sala de aula, desenvolvendo habilidades práticas e se preparando para o mercado de trabalho.
Pergunta 2: Como é a estrutura de laboratórios e clínicas?
O ICBS tem infraestrutura própria para a realização de atividades práticas em laboratórios e clínicas nas diversas áreas. Os laboratórios de fundamentação biológica contam com espaços integrados para a realização das atividades práticas de disciplinas comuns aos cursos de Saúde e Ciências Biológicas.
Os laboratórios de práticas específicas dos cursos estão equipados com recursos tecnológicos e infraestrutura, que permitem realizar atividades práticas de simulação de atendimento clínico a pacientes, preparando os alunos para ingressar na prática profissional. Nos períodos mais avançados dos cursos, os estudantes contam com clínicas-escolas próprias, com infraestrutura moderna, ambulatórios e ambientes adequados para atender pacientes.
O ICBS mantém ainda espaços especiais de formação como: Centro de Integração para a Sustentabilidade Ambiental (CISAL), estratégico para práticas de projetos e programas de sustentabilidade e formação profissional; Fazenda Experimental, que incorpora todas as inovações tecnológicas aplicadas às práticas agropecuárias; Centros Veterinários que realizam atendimento a animais em diversas especialidades; além do Complexo Esportivo, estruturado com academia de musculação, pista de atletismo oficial, piscina e quadras.
Todos os espaços do ICBS são adequados para práticas de ensino, pesquisa e extensão universitária, permitindo que os alunos tenham treinamento técnico-científico e vivenciem experiências da prática profissional, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.
Pergunta 3: A área da Saúde e das Ciências Biológicas têm sido intensamente atravessadas pela inovação e pela tecnologia. Como a PUC Minas prepara o aluno para lidar com essas transformações?
A sociedade tem vivenciado uma explosão de aplicativos de Inteligência Artificial (IA) que vêm impactando a economia, o desenvolvimento e a área da Saúde. A PUC Minas está atenta à aceleração no uso de novas tecnologias associadas a essa área e como tem causado mudanças diretamente na forma pela qual a Saúde pode ser promovida.
Na graduação, em seus diversos cursos da área da Saúde, a PUC Minas vem investindo em palestras, oficinas tecnológicas, eventos de empreendedorismo tecnológico, projetos de pesquisa, mostras de projetos e interação entre empresas e alunos, além do Programa de Formação Docente. Recentemente, o Instituto de Ciências Biológicas (ICBS), juntamente com o Instituto Mário Penna, promoveu um encontro “Café com Ciência”, levantando uma reflexão sobre o uso do ChatGPT e a inovação em saúde.
Pergunta 4: Sabemos que a PUC Minas tem grande credibilidade no exterior. Então, para quem deseja ter uma carreira internacional na área da Saúde e das Ciências Biológicas, como a Universidade contribui com esse estudante?
A PUC Minas contribui realizando convênios com diversas universidades em diferentes países. São mais de 150 instituições de ensino em mais de 20 países. O aluno aprovado fica isento durante um semestre das mensalidades da PUC Minas e da instituição de destino. Além disso, ele terá a possibilidade de cursar as matérias disponíveis na universidade escolhida, com viabilidade de aproveitamento, para que o estudante não passe pelo mesmo conteúdo tanto na PUC quanto na universidade estrangeira. Afora a possibilidade de participar de programas de pesquisa.
Com o intercâmbio, a PUC Minas também ajuda o estudante no mercado de trabalho, pois, para os empregadores, a experiência internacional é um diferencial e demonstra proatividade e ‘jogo de cintura’ para lidar com ambientes distintos.
Quem organiza e realiza os Processos Seletivos para Intercâmbio é a Assessoria de Relações Internacionais (ARI PUC Minas). Todo ano, são lançados editais para cada idioma contemplado pelo programa. Para se inscrever, é preciso estar regularmente matriculado em uma das nove unidades da PUC Minas ou na PUC Minas Virtual.
Pergunta 5: Quais as principais soft skills que todo profissional da Saúde precisa ter? Como a PUC Minas auxilia no desenvolvimento dessas competências?
As soft skills são habilidades comportamentais, que se refletem em níveis interpessoal, socioemocional e pessoal, no relacionamento do indivíduo com o outro e consigo mesmo. O desenvolvimento de soft-skills é indispensável na formação de todo profissional da Saúde, já que sua área de atuação está ligada à resolução de problemas envolvendo indivíduos. Dessa forma, as competências socioemocionais devem estar sempre junto das competências técnicas. Para enfrentar os desafios das profissões da Saúde e as constantes modificações do mundo contemporâneo, algumas soft skills merecem destaque:
- Comunicação interpessoal
- Criatividade
- Empatia
- Ética
- Humanização
- Inteligência emocional
- Resiliência
- Resolução de problemas
- Pensamento crítico
- Trabalho em equipe
Como a PUC Minas auxilia no desenvolvimento dessas competências?
O desenvolvimento das soft skills está presente no processo ensino-aprendizagem em todos os cursos, por meio da resolução de situações-problema, possibilitando contribuições adicionais na formação profissional que se estendem para outros domínios da vida. Além dos resultados no cuidado em Saúde na área de atuação profissional, as soft skills contribuem para a saúde física e psicológica dos próprios profissionais, nas relações interpessoais no seu cotidiano e com a população.
Pergunta 6: Como é a relação entre a PUC Minas e as organizações no setor de Saúde e Ciências Biológicas? Há parcerias que aproximam o aluno do mercado de trabalho?
As 11 áreas de atuação do ICBS abrangem amplo espectro de oportunidades, seja no ensino, seja na pesquisa, seja na extensão. Além de oferecerem práticas de formação complementares àquelas já garantidas por meio das matrizes curriculares dos cursos, elas motivam a formação dos alunos por meio de estágios obrigatórios e não obrigatórios. E ainda, de intercâmbios, o que favorece o aprendizado próximo às realidades de mercado, em diversas frentes de Saúde, Meio Ambiente e Educação. Hoje, a PUC Minas propicia ao ICBS, a partir da PUC Carreiras, mais de 300 convênios com empresas, prefeituras e outras instituições das áreas da Saúde, da Educação e do Meio Ambiente, nos âmbitos regional, nacional e internacional. Pela PUC Carreiras, as empresas podem estabelecer convênios com a Universidade para contratação de estagiários e de profissionais. Todos os alunos e os recém-formados podem disponibilizar os currículos na plataforma da PUC Carreiras, tendo acesso a ofertas de trabalho em suas diversas áreas. Adicionalmente, as próprias empresas nos buscam solicitando parcerias em campos emergentes.
Se você deseja um ambiente de aprendizado, cuja atmosfera é a teoria aplicada às práticas acadêmicas e de mercado, venha para o ICBS! Aqui temos infraestrutura diferenciada, professores e funcionários com ótima formação e relações institucionais que vão comprovar por que a PUC Minas é a maior universidade católica do mundo!
Viu só como as informações que a diretora do ICBS trouxe contribuem para uma tomada de decisão segura e bem pensada? Com um mercado em plena transformação, oportunidades diversas e a excelência da PUC Minas, você estará pronto para construir uma carreira sólida e coerente com seus sonhos.
E, se quiser mais informações, faça o download do e-book “Saiba tudo sobre os cursos da área da Saúde da PUC Minas” e acompanhe o site do ICBS.