Carreira, Dicas

Ao decidir seguir a profissão de dentista, é preciso conhecer as principais áreas da Odontologia para entender qual delas tem mais a ver com você e com seus interesses. 

Os dentistas ajudam seus pacientes a proteger, restaurar e manter a saúde bucal, diagnosticam e tratam doenças e cuidam de lesões e malformações dos dentes, dos tecidos orais e da boca, além de verificarem as áreas da cabeça e do pescoço do paciente no que se refere à saúde bucal. 

Neste post, trazemos as principais áreas da Odontologia e mostramos quais são as funções dos profissionais de cada área para ajudar a identificar com qual delas você tem mais afinidade. Boa leitura! 

10 principais áreas da Odontologia 

Enquanto alguns dentistas praticam Odontologia Geral, outros optam por fazer treinamento adicional para trabalhar em uma ou em mais especialidades. Um dentista pode se especializar em diversas áreas,  como Clínica Geral, Ortodontia, Endodontia, Prótese, Bucomaxilofacial, entre outras. 

Entenda como esses profissionais atuam para cuidar da saúde bucal dos seus pacientes. 

1. Dentista Clínico Geral 

Também conhecido como “dentista da família”, o dentista clínico geral é aquele que os pacientes visitam regularmente para cuidados bucais preventivos. 

Suas atividades incluem limpeza e radiografia dentária, obturação, clareamento dental e assim por diante. Esse profissional também pode ajudar o paciente com aparelhos e protetores bucais. 

Um dentista clínico geral lida ainda com o tratamento de alterações causadas por problemas na raiz e na gengiva. 

O dentista clínico geral pode solucionar a maioria dos problemas bucais; muitas vezes, ele encaminha seus pacientes a especialistas de outras áreas da Odontologia, dependendo do nível do problema. 

2. Ortodontista 

Quando o paciente precisa instalar aparelho nos dentes, é o ortodontista a quem ele deve consultar. Além disso, os ortodontistas corrigem espaço entre os dentes, dente torto e desalinhado, maxilar e outras estruturas faciais de suporte por razões cosméticas ou funcionais, ou ambas. 

Os ortodontistas melhoram a maneira como seus pacientes mordem os alimentos, projetando aparelhos ortodônticos, protetores bucais, entre outros. 

3. Endodontista 

O endodontista é o dentista especializado no tratamento de lesões e doenças que se desenvolvem no interior dos dentes. 

O especialista em Endodontia está preocupado com a polpa e o nervo dos dentes de seus pacientes e realiza, por exemplo, tratamentos de canal.

Eles passam por treinamento no ramo da Odontologia que abrange a fisiologia, a patologia e a morfologia da polpa dentária e dos tecidos perirradiculares. 

4. Periodontista 

Especializado na cura de periodontite e outras doenças gengivais avançadas, o periodontista é o profissional que atua na prevenção e no tratamento de qualquer tipo de doença gengival, além de realizar implantes dentários e regeneração óssea guiada. 

 

5. Protesista 

Os protesistas são responsáveis pelo que conhecemos como “correção do sorriso”, fornecendo próteses orais que substituem os dentes danificados ou perdidos. Próteses orais são dentes falsos ou artificiais que incluem pontes, coroas, implantes dentários, facetas e dentaduras. 

6. Anestesiologista 

Anestesiologia odontológica é a especialidade da Odontologia que gerencia a dor, a ansiedade e a saúde geral do paciente durante procedimentos odontológicos, orais, maxilofaciais (face, boca e maxilares) e cirúrgicos ou diagnósticos adjuvantes durante todo o período perioperatório. 

7. Cirurgião Bucomaxilofacial 

Esses cirurgiões cuidam de lesões e doenças que ocorrem na boca ou em seu entorno. 

Cabe a eles realizar cirurgias complexas em seus pacientes, que incluem operação de dente, gengiva e maxilar, remoção de dentes do siso ou colocação de implantes dentários. Eles ainda atendem pacientes que sofrem de câncer bucal, realizando cirurgias necessárias naqueles que apresentam lesões faciais. 

O cirurgião bucomaxilofacial também se ocupa de cirurgias na face, na boca e na mandíbula e pode trabalhar com pacientes que têm tumor, massas e cistos na mandíbula. 

8. Patologista Oral e Maxilofacial

Patologia oral e maxilofacial é a especialidade da Odontologia que trata da natureza, da identificação e do tratamento das doenças que afetam as regiões oral e maxilofacial. É uma ciência que investiga as causas, os processos e os efeitos dessas doenças. 

9. Radiologista Oral e Maxilofacial 

A radiologia oral e maxilofacial é uma das áreas que se preocupa com a análise de imagens e dados produzidos por todas as modalidades de energia radiante (energia transferida por radiação eletromagnética, como luz, raio-X, raios gama e radiação térmica),  utilizadas para o diagnóstico e o tratamento de doenças e condições da região oral e maxilofacial. 

Acesse também: Plano de Carreira: o que é, a importância e como elaborar o seu

10. Dentista Pediatra ou Pedodontista 

A Odontopediatria ou Pedodontia é uma especialidade que fornece cuidados de saúde bucal preventivos e terapêuticos primários e abrangentes para bebês e crianças até a adolescência, incluindo aqueles com necessidades especiais de cuidados de saúde. 

Esse dentista pode identificar e tratar o surgimento de cáries, apinhamento dental, queda de dentes e outros problemas de saúde bucal. 

Onde o formado em Odontologia pode atuar? 

O profissional em Odontologia tem muitas oportunidades de trabalho que vão além do consultório tradicional, ou seja, é a prática privada mais escolhida pelos dentistas. 

Acesse também: Por que fazer Odontologia na PUC Minas

Os dentistas podem exercer suas funções tanto na rede privada quanto em órgãos públicos. Aqui estão alguns dos locais onde os dentistas podem atuar: 

  • Clínicas e consultórios odontológicos – Como dentista você pode abrir o próprio consultório ou se associar a outros profissionais para oferecer vários serviços odontológicos, desde restauração e limpeza até procedimentos mais especializados; 
  • Universidades – Os mestres em Odontologia podem dar aulas em instituições de ensino superior e conduzir pesquisas em áreas específicas da Odontologia. 

Como está o mercado de trabalho para os dentistas 

A Odontologia é uma área que cresce cada vez mais. Segundo um estudo publicado pela instituição europeia Research And Market, estima-se que, até 2030, a indústria odontológica poderá faturar cerca de 89 bilhões de dólares por ano. 

O sucesso do setor odontológico é impulsionado por vários fatores, como políticas do setor, inovações tecnológicas e conscientização da população em relação à saúde bucal.

Essa conscientização fez com que o setor tivesse um grande avanço, em 2023, no Brasil. 

Além disso, a quantidade de profissionais formados na área aumentou, bem como a procura por soluções estéticas, como correção de sorriso, branqueamento dental, implante dentário, lente de contato e, principalmente, procedimentos de HOF (Harmonização Orofacial). 

O estudo também mostrou que o mercado global de implantes dentários pode faturar 18 bilhões de dólares até 2027. 

Papel do dentista moderno

Hoje, o papel dos dentistas na saúde bucal extrapola os procedimentos de restaurar e extrair sisos. Com os avanços na tecnologia e nas técnicas odontológicas, eles agora podem oferecer vários serviços que atendem às necessidades específicas de cada paciente. 

Acesse também: Vamos falar sobre o impacto da tecnologia e as tendências no mercado de trabalho?

Os dentistas não só ajudam os pacientes a manter uma boa higiene bucal, mas também auxiliam na detecção de sinais precoces de problemas dentários, evitando que se transformem em casos graves. 

Estudos mostram que a má higiene oral tem sido associada a vários problemas de saúde, como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes, infecção respiratória e até complicação na gravidez. 

Investir em uma carreira em uma das áreas da Odontologia não só faz com que você garanta a saúde bucal e um belo sorriso de seus pacientes, como também ajuda a fazer a diferença na vida de muitas pessoas! 

Para ser um profissional bem-sucedido, é necessário investir em uma formação acadêmica de qualidade. Aproveite e veja tudo sobre o curso de Odontologia da PUC Minas e acesse mais dicas de carreira, vida acadêmica e muito mais!

 Leia também: Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais