Carreira, Dicas

A área de Engenharia está na base do desenvolvimento e do crescimento econômico de um país, da sociedade e do mercado. Além da imensa pluralidade de atuações, os engenheiros trabalham ao lado de diversos outros segmentos da economia. Isso, entre outros fatores, torna as Engenharias um campo muito procurado pelos estudantes que estão partindo para a vida acadêmica e muito valorizado pelas organizações em geral. 

Surge então a dúvida: como escolher entre os cursos de Engenharia? Há vários critérios relacionados, e hoje vamos falar sobre um deles: as áreas mais promissoras para futuros engenheiros, ou seja, para você que está prestes a entrar para a faculdade. Fique ligado! 

Áreas da Engenharia com muitas oportunidades 

O mercado de trabalho está em constante transformação e evolução, o que faz com que os tipos de Engenharia atuem de maneira multi e interdisciplinar; Por isso, além de escolher a faculdade, é preciso compreender em quais campos a profissão está inserida e ser um engenheiro altamente qualificado. 

De modo geral, temos uma previsão otimista para crescimento de todos os segmentos, sobretudo considerando novas necessidades do mercado, como processos otimizados, plantas industriais mais modernas, construções inteligentes, entre outros. Dessa forma, destacamos 4 áreas promissoras e que abrangem vários cursos da Engenharia. Veja a seguir. 

Tecnologia e Computação

As transformações tecnológicas trouxeram impactos globais e em todos os setores, na maneira de consumir, de se relacionar em comunidade, nos formatos de trabalho, e outros. Estamos completamente cercados de tecnologia, e a tendência é isso se acelerar cada vez mais. 

Ocorre que, para que todas essas novidades que estão por vir funcionem bem e sejam acessíveis e sustentáveis para o mundo, novos profissionais serão acionados. E não para por aí, visto que profissões mais tradicionais precisarão incorporar as tecnologias emergentes e as que já estão consolidadas, a fim de que sobrevivam numa nova realidade, como o metaverso. Isso significa muitas oportunidades de trabalho e remuneração bem atrativa. 

Cursos de Engenharia relacionadosEngenharia de Computação, Engenharia de Software,

Sustentabilidade e meio ambiente

Não é mais possível falar em engenharia sem falar também de sustentabilidade e uso consciente dos recursos naturais. A busca por eficiência energética, novas fontes de energia, materiais e componentes que reduzam o impacto no meio ambiente, redução da poluição e demais frentes que tornem a engenharia “mais limpa’. Afora essa ser uma realidade de toda a Engenharia, há setores ligados diretamente a essas pautas e que se expandiram bastante, recentemente, aquecendo o mercado de trabalho e gerando mais possibilidades de carreira, seja na iniciativa privada, seja no Terceiro Setor, seja no governo, seja na educação, seja ainda no empreendedorismo. Um exemplo disso é a agenda ESG (Environmental, Social and Governance), que aprimorou as medidas organizacionais de sustentabilidade e tornou o compromisso com o meio ambiente e a sociedade um diferencial competitivo para as empresas. 

Cursos de Engenharia relacionados: Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Engenharia Química

Indústrias e processos

A indústria, um dos segmentos em que as mudanças são mais evidentes,  foi a primeira a experimentar e a avançar na consolidação da transformação digital, ou Quarta Revolução Industrial. Robótica, Big Data, AI, Machine Learning, estão realmente revolucionando as cadeias produtivas, que, por sua vez, vêm dos novos padrões de consumo, novos modelos de negócio e novos modos de produção. 

Como a engenharia e a indústria caminham lado a lado, tudo isso influencia no mercado de trabalho, na formação dos profissionais e nas ofertas de trabalho, que se tornam mais dinâmicas, amplas e diversas. 

Cursos de Engenharia relacionadosEngenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Química 

Construção e infraestrutura

Os setores de Construção e Infraestrutura são e serão sempre necessários para a sociedade, e, ainda que o mercado apresente oscilações, há ótima absorção de profissionais relacionados à construção civil. 

E bem como todos os demais campos, as Engenharias ligadas à Infraestrutura estão passando por mudanças estruturais, impulsionadas pela tecnologia, pela sustentabilidade, por demandas sociais, como envelhecimento da população e tantos outros. Para trilhar uma jornada de sucesso nesse campo, é vital abrir-se às tendências e às novas demandas que surgem a todo instante. Não é como erroneamente alguns afirmam, isto é, que não há mais vagas. O fato é que a construção de uma carreira sólida requer flexibilidade e adaptabilidade. Projetos como as chamadas “cidades inteligentes” estão aí para ilustrar o que estamos dizendo. 

Cursos de Engenharia relacionados: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecatrônica

E o que o mercado espera dos profissionais da Engenharia? 

Diante do que estamos experienciando diariamente, das modificações que saltam aos olhos e da expectativa de um mundo cada vez mais digitalizado, o que é esperado dos profissionais de Engenharia? Conversamos com a Diretora do Instituto Politécnico Rose Mary Cosso Schuttenberg, do IPUC, e ela destacou cinco pontos. Olha só quais são: 

  1. Domínio sobre ferramentas e métodos de otimização e automação de processos industriais para reduzir custos e facilitar o trabalho. 
  2. Conhecimento sobre logística e tecnologias associadas ao e-commerce. 
  3. Capacidade de planejar e gerenciar grandes bases de dados (Big Data) de projetos e fluxos de informação para tomada de decisões.
  4. Elaboração, implementação e operação de projetos de geração e distribuição de novas formas de energia. 
  5. Incorporação de tecnologias da indústria 4.0 em projetos de novos produtos, processos e serviços.

Além de ser composta de múltiplas áreas, ressaltamos que a Engenharia oportuniza diversas possibilidades e formatos de trabalho E saiba: o que vai realmente sustentar a construção da sua carreira é uma formação de excelência. Portanto, antes de ser um ótimo engenheiro civil ou de software, por exemplo, é necessário ser um ótimo engenheiro. 

Na PUC Minas, os cursos de Engenharia são coordenados pelo IPUC (Instituto Politécnico da PUC Minas), com exceção da Engenharia de Software e da Engenharia da Computação, vinculados ao ICEI (Instituto de Ciências Exatas e Informática da PUC Minas). Todos eles contam com uma excelente equipe de docentes, infraestrutura de ponta, entre as melhores do Brasil, e um elevado índice de empregabilidade. Se você já se decidiu por uma das Engenharias, é hora de conhecer tudo o que os cursos de Engenharia da PUC Minas têm a oferecer pra você e pra sua carreira.

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais