Carreira

As transformações pelas quais a sociedade e os mercados estão passando é assunto recorrente na mídia, na sala de aula, nos grupos de conversa e aqui no Conexão PUC Minas, não é mesmo? Então, você já deve ter percebido que estamos tratando de mudanças estruturais, que vão muito além da tecnologia e envolvem vários outros fatores, como valores pessoais e coletivos, cuidado com o planeta, postura das organizações, qualidade de vida, consumo, obtenção e produção de informações, entre outros. 

A agenda ESG vai ao encontro desses novos contornos que o mercado vem desenhando  e é uma das bases principais para o mercado de trabalho do futuro. Isso impacta todas as atividades econômicas e profissões em determinada medida. Mas a agenda fez surgir também a demanda por um profissional de ESG, que estará à frente dessa transição de cultura nas empresas e na sociedade. 

Quer entender mais o que é e por que vale a pena investir na carreira em ESG? Continue a leitura! 

Entenda o que é ESG

A sigla reúne os três grandes pilares: Environmental (Meio Ambiente), Social (Social), Governance (Governança), conhecida também por ASG, em português. Sendo: 

  • Ambiente: diz respeito às práticas verdes, ao estímulo ao consumo consciente, ao uso de energia limpa, ao reflorestamento e aos demais meios de promover o desenvolvimento sustentável. 
  • Social: entram aqui as relações humanas, a forma como a empresa lida com as pessoas envolvidas no negócio e também a participação da organização no desenvolvimento social, o apoio nas necessárias pautas que trabalham pela diversidade e pela equidade, a defesa da democracia mundial, entre outros. 
  • Governança: nesta esfera, a tônica são os valores éticos que vão ser a base da gestão da empresa, como transparência fiscal, oferta de salários decentes, mecanismos de segurança das informações de todos que se relacionam com a empresa, fechamento de contratos com parceiros que também adotaram o ESG em sua cultura corporativa. 

Algumas pessoas costumam associar o ESG à ISO ou ainda confundir com sustentabilidade. Podemos afirmar que o ESG tem sim alguns traços dessas áreas, que envolvem qualidade e segurança e a questão ambiental. Entretanto, trata-se de um conceito muito mais abrangente, que extrapola medidas isoladas e insere na cultura organizacional um novo modo de entender os negócios e as relações em torno dele. 

Na prática, ali no dia a dia mesmo, isso se dá por meio de aspectos, como: satisfação do cliente, respeito com fornecedores e parceiros, qualidade de vida do colaborador, turnover, diversidade, qualidade da cadeia produtiva, ética nas questões fiscais, e assim por diante. 

Saiba por que esse mercado está cheio de oportunidades 

A necessidade de encontrar um ponto de equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, o avanço social e o uso consciente dos recursos naturais levou a população em todo o globo a buscar alternativas e estratégias para garantir nossa sobrevivência e a dos demais organismos da biosfera. 

Temos assim um cenário em que a economia mundial já está voltada ao ESG, e a tendência é que cada vez mais as práticas embasadas na responsabilidade socioambiental classifiquem empresas como seguras e não seguras para que sejam realizadas negócios e parcerias. Atualmente, os investimentos em ESG estão próximos de US$ 35 trilhões e podem chegar a US$ 53 trilhões até 2025. Já a oferta de vagas aumentou 98% em 2021. Boa parte delas não exige experiência e conta com a disposição das organizações em formar o colaborador dentro da lógica ESG. Esses dados foram divulgados pela revista Exame

A agenda chegou até mesmo às bolsas de valores, como a Dow Jones e a Bovespa e funciona como uma referência de segurança para investimentos. Isso comprova que ESG é de fato uma pauta também econômica.

Veja como se tornar um profissional de ESG

Você já deve estar curioso para saber como atuar na área e se formar mesmo um profissional de ESG, acertamos? Então, trouxemos até você os primeiros passos para começar a construir sua carreira. Acompanhe a seguir. 

Formação acadêmica 

Como a área de ESG só passou a ser explorada recentemente no Brasil, ainda não há uma graduação específica da agenda. Além disso, a maioria das profissões pode ser compatível com a atuação no setor, desde que obtenha, via cursos livres e pós-graduação, os conhecimentos e as certificações necessários. 

Ainda assim, alguns cursos são mais comuns entre os profissionais que seguem carreira em ESG. Entre eles, estão: Administração, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia de Energia, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e outros. 

Habilidades que as empresas estão buscando nesse trabalhador

Para ser o profissional que as organizações querem, você vai precisar saber bem mais do que é ESG, ou seja, é preciso conhecer a fundo a agenda e torná-la realidade dentro da empresa. trata-se de um colaborador que, além de muito estratégico, é muito novo, assim como esse salto que a temática deu recentemente. 

Desse modo, os contratantes já estão mapeando o perfil ideal do profissional de ESG. Destacamos as habilidades e competências essenciais e mais frequentemente demandadas, veja abaixo. 

Soft skills

  • Raciocínio estratégico 
  • Proatividade
  • Raciocínio lógico
  • Adaptabilidade
  • Colaboração

Hard skills

  • Conhecimento dos riscos relacionados ao ESG
  • Conhecimento das métricas qualitativas e quantitativas envolvidas  
  • Domínio de inglês 
  • Conhecimento de outros idiomas como espanhol, alemão, mandarim 
  • Habilidade de lidar com etapas e processos 

Se você gostou da agenda e se identificou com o conceito de responsabilidade socioambiental da ESG, temos mais uma boa notícia: há muitas oportunidades de trabalho no setor. Hoje, o mercado tem mais vagas a serem preenchidas do que profissionais preparados e qualificados humana e tecnicamente. ESG é o futuro, mas que já se constrói aqui no presente. E é claro que você não vai perder a chance de brilhar neste novo modelo de mercado e construir sua carreira de sucesso, não é mesmo? 

Já que estamos falando de novas realidades que estão se moldando e vão pautar o mercado e a sociedade nos próximos anos, que tal entender também qual o perfil do líder do futuro neste momento e no que está por vir? A PUC Minas oferece a formação e o suporte que você precisa para ocupar as melhores vagas e alcançar seus sonhos. Venha começar essa jornada agora mesmo. Venha para a PUC Minas!

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais