Carreira

A área de Recursos Humanos (RH) foca na gestão do ativo mais valioso de uma organização, os funcionários, garantindo que tenham os recursos necessários para suas tarefas e promovam um ambiente de trabalho positivo. 

Os profissionais de RH lidam com várias responsabilidades, desde recrutamento e conformidade até benefícios e treinamento. 

Neste post, você conhecerá as principais funções do profissional de Recursos Humanos, as habilidades necessárias, as oportunidades de crescimento profissional e verá também as tendências do mercado. 

O que é Recursos Humanos 

Recursos Humanos é um termo coletivo para a força de trabalho ou relativo a funcionários de uma empresa. Também é usado geralmente para se referir à área responsável por gerenciar o ciclo de vida do funcionário (recrutamento, contratação, integração, treinamento e demissão) e administrar os benefícios dos colaboradores.

Os profissionais de RH garantem que os funcionários tenham tudo o que precisam para executar suas tarefas diárias e também que sejam responsáveis ​​por criar um ambiente de trabalho saudável que atraia e retenha pessoas qualificadas. 

Importância da área de Recursos Humanos nas organizações 

O departamento de Recursos Humanos é parte integrante de qualquer negócio e é a chave para impulsionar a produtividade de uma empresa. 

Confira alguns motivos que destacam a importância do RH para qualquer negócio. 

Melhora as relações e a produtividade dos funcionários 

O sucesso de uma organização depende muito da produtividade de seus funcionários. Para conseguir isso, o departamento de RH é fundamental a fim de criar um ambiente de trabalho positivo, implementando sistemas eficazes de gestão de desempenho, estabelecendo expectativas claras de trabalho e fornecendo feedback e treinamento regulares. 

Essas estratégias ajudam os funcionários a entender suas funções e responsabilidades, a definir metas de desempenho e a melhorar continuamente, impulsionando a eficiência operacional e o desempenho geral dos negócios. 

Fomenta a cultura organizacional 

A cultura organizacional se refere ao ambiente em que os funcionários estão constantemente imersos. O departamento em questão desempenha papel crucial na formação e no cultivo dessa cultura, estabelecendo valores, normas e comportamentos que se alinham com a Missão e a Visão da organização. 

Além disso, o RH cria e sustenta um ambiente de trabalho positivo que promove o engajamento, a moral e o bem-estar dos funcionários. Tal ambiente de apoio e cultura de trabalho positiva aumenta a produtividade, a satisfação e a retenção dos funcionários. 

Garante conformidade legal e mitigação de riscos 

Os Recursos Humanos asseguram que as organizações cumpram todas as leis trabalhistas federais e locais, as regulamentações e os padrões da indústria. Os profissionais de RH devem se manter atualizados com os requisitos legais relacionados ao trabalho para mitigar riscos legais, evitar penalidades dispendiosas e manter um ambiente de trabalho em conformidade. 

Promove a sustentabilidade e o crescimento dos negócios 

O RH dá suporte à sustentabilidade e ao crescimento de longo prazo de uma organização. Essa meta pode ser alcançada por meio do impulsionamento de estratégias como: 

  • Apoiar a diversidade e a inclusão no local de trabalho.
  • Investir no bem-estar dos funcionários. 
  • Promover práticas comerciais éticas. 
  • Defender, medir e relatar práticas comerciais sustentáveis, como comunicação sem papel, transporte, reciclagem e eficiência energética. 
  • Promover um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. 
  • Atrair, reter e desenvolver os melhores talentos por meio de iniciativas contínuas de aprendizado e desenvolvimento. 

Acesse também: Lifelong Learning e seu impacto na carreira 

Evolução do RH e seu papel estratégico nas empresas 

Inicialmente, os departamentos de RH focavam muito em tarefas administrativas, como “papelada” e manutenção de registros, processamento de folha de pagamento, e supervisão básica da força de trabalho. 

No entanto, as funções e as responsabilidades do RH se expandiram ao longo do tempo. Hoje, equipes de RH operam como parceiras estratégicas que alinham programas de gestão de pessoas com objetivos empresariais mais abrangentes, fornecendo insights vitais para informar as tomadas de decisão executivas em pontos como desenvolvimento organizacional, gestão de talentos, recrutamento, desenvolvimento, retenção, gestão de riscos e conformidade. 

Essa evolução qualificou os líderes de RH a ajudar a moldar a estratégia organizacional. 

Vários fatores inter-relacionados aceleraram a transformação do RH em uma função mais estratégica, incluindo mudanças demográficas, globalização, tecnologia, ferramentas digitais como sistemas de gerenciamento de recursos humanos e análise de pessoas, e o aumento da competitividade de talentos. 

Principais funções e atividades do RH 

Muitos departamentos de RH bem-sucedidos alcançam seu sucesso tratando os funcionários da empresa como seus clientes. Isso pode ajudar o RH a permanecer focado no objetivo final: auxiliar os funcionários a fazerem o melhor. 

Entre as várias funções do RH, podemos destacar: 

– Acompanhar candidatos e contratá-los estrategicamente: é papel do RH fornecer à empresa talentos específicos e confiáveis. 

– Gerenciar benefícios e folgas: também cabe ao RH gerenciar cronogramas, folgas e benefícios, como seguro-saúde. 

– Treinar gerentes e funcionários: o RH pode ajudar a elevar a força de trabalho, treinando gerentes para que sejam melhores líderes, bem como treinando funcionários a fim de que tenham um conjunto de habilidades mais amplo. 

– Resolver conflitos entre funcionários: os profissionais de RH recebem treinamento especializado para serem capazes de mediar conflitos entre funcionários e entre funcionários e a gerência. 

– Lidar com questões legais: os profissionais de RH são responsáveis ​​por garantir que as leis trabalhistas e de emprego sejam seguidas e por lidar, por exemplo, com reclamações de assédio e discriminação. 

Habilidades necessárias para atuar em Recursos Humanos

No mundo acelerado do RH, dominar um conjunto de habilidades e competências essenciais é fundamental para o sucesso na carreira. 

Da comunicação eficaz e o pensamento estratégico à análise de dados e ao gerenciamento de mudanças, essas competências capacitam o departamento de Recursos Humanos a navegar pela complexidade, atrair e reter os melhores talentos e promover uma cultura de inovação. 

Confira algumas habilidades essenciais que o profissional de Recursos Humanos deve ter para ajudar a impulsionar o crescimento organizacional e a aprimorar a experiência do funcionário: 

  • Comunicação eficaz (excelente escrita, escuta ativa e resolução de conflitos). 
  • Habilidades interpessoais (empatia, confiabilidade e paciência). 
  • Construção de relacionamento (confiança, inteligência emocional, apreciação e reconhecimento). 
  • Adaptabilidade (aprender e melhorar, priorização e resiliência). 
  • Habilidades tecnológicas. 
  • Pensamento crítico. 
  • Habilidades analíticas e com relatórios. 
  • Diversidade e inclusão. 
  • Habilidades éticas e legais. 
  • Aconselhamento e coaching. 

Saiba também: Competências Socioemocionais: como desenvolvê-las 

Oportunidade de crescimento e especialização 

Fazer pós-graduação se tornou comum no competitivo mercado de trabalho de hoje, em que muitos graduados seguem para outro ramo de conhecimento em busca de atualização ou especialização das suas habilidades; progressão ou mudança de carreira; destacar-se entre os demais candidatos a uma vaga de emprego; entre outros motivos. 

Leia também: Empregabilidade: como aumentar suas chances de ser contratado 

A PUC Minas tem em seu catálogo cursos de graduação (bacharelado e tecnólogo) para quem deseja ingressar em um curso visando dar os primeiros passos em busca de uma carreira na área, e de pós-graduação para aqueles que desejam ampliar conhecimentos, crescer profissionalmente e se desenvolver pessoalmente. São eles: 

Tendências na área de RH 

Os negócios de hoje são marcados por avanços tecnológicos e tomada de decisão baseada em dados. 

Dessa forma, as pessoas que desejam seguir carreira na área de Recursos Humanos ou os profissionais da área interessados em adquirir novas habilidades e competências  precisam incorporar a análise e a tecnologia em suas atividades. Ao desenvolver competências em análise de RH, por exemplo, elas podem alavancar dados para tomar decisões informadas, identificar tendências e prever futuras necessidades de talentos. 

Podemos mencionar as seguintes tendências na área de RH para o futuro: demanda por analistas de Recrutamento com especialização em IA Generativa, designer de Aprendizagem com especialização em IA Generativa para permitir personalização e produtividade em escala e líder de Trabalho Remoto, a fim de criar experiências excepcionais para funcionários remotos. 

Além disso, há o uso da Inteligência Artificial na aquisição de talentos. 

Buscando seguir uma carreira na área de Recursos Humanos, você pode, por exemplo, inscrever-se em um curso de graduação, desenvolver suas habilidades de comunicação, fazer um estágio voltado a desenvolver suas competências, envolver-se com trabalho voluntário relacionado a RH e aumentar sua rede de contatos. 

Gostou dessas dicas? Se você está pensando em fazer uma graduação ou está interessado em se desenvolver profissionalmente, acesse nossos conteúdos no blog da PUC Minas e veja muito mais dicas que vão ajudar você nos estudos e na carreira!

 

Posts relacionados

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Em 2018, os estudantes passaram a ter mais opções para ingressar na PUC Minas. Além do Vestibular tradicional, foi lançado o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas, visando dar mais agilidade à avaliação...

Ver mais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Jogos Digitais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Jogos Digitais

O curso de Jogos Digitais pode ser um recurso valioso para quem deseja atuar como desenvolvedor de jogos, pois oferece aprendizado estruturado e um mergulho profundo em programação, design e gerenciamento de...

Ver mais

Curso de Fisioterapia: conheça as principais tendências

Curso de Fisioterapia: conheça as principais tendências

O curso de Fisioterapia prepara profissionais que ajudarão as pessoas a melhorar sua saúde física e bem-estar, realizando cuidados preventivos com a saúde, que são cada vez mais importantes.  No curso, os...

Ver mais

O que é fundamentação teórica e como fazer a sua

O que é fundamentação teórica e como fazer a sua

A fundamentação teórica é uma das principais — e mais desafiadoras — partes dos trabalhos acadêmicos, seja um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tese ou artigo científico. Também chamada de referencial...

Ver mais