Carreira

Concluir um curso de Arquitetura e Urbanismo é um processo longo, que exige muita dedicação, resultando em uma carreira gratificante. Se você considera seguir uma carreira em arquitetura, as opções são diversas nesse setor que está em constante expansão.

Para ajudar você neste momento de decisão e a planejar sua vida profissional, aqui trazemos mais informações sobre a área e uma lista de carreiras que você pode seguir com um diploma em arquitetura e urbanismo. 

Curso de Arquitetura e Urbanismo: opções de carreira

A Arquitetura é um ramo complexo e recompensador que apresenta muitas oportunidades para uma carreira de sucesso. Algumas das funções e especialidades de quem conclui o curso de Arquitetura e Urbanismo incluem planejamento urbano, design de interiores, arquitetura industrial, paisagismo, arquitetura verde e agrimensor de construção e construção.

Com tantos caminhos, é importante que os recém-formados em arquitetura entendam quais ramos considerar. Acompanhe as opções de carreira a seguir.

Planejamento urbano e regional

Os planejadores urbanos e regionais são responsáveis pelo desenvolvimento de planos e programas de uso da terra que ajudam a facilitar o desenvolvimento ordenado das comunidades enquanto acompanham o crescimento populacional. 

Embora seu foco principal se concentre no planejamento de assentamentos e comunidades, suas tarefas também podem envolver planejamento e desenvolvimento do uso da água e demais recursos, áreas rurais e agrícolas de terras e parques e também conservação de áreas ambientalmente significativas. Suas funções também  muitas vezes incluem a revitalização de instalações físicas em vilas, cidades, municípios e regiões metropolitanas. 

Arquitetura verde 

A arquitetura verde está cada vez mais em alta por seu uma filosofia focada em projetar edifícios com o menor impacto negativo possível no ambiente ao redor, usando materiais sustentáveis e fontes de energia na construção. Esse estilo arquitetônico também enfatiza a importância de criar um ambiente interno saudável para os habitantes de um edifício. 

Desde seu planejamento e implementação, uma construção sustentável deve reduzir o consumo de energia e dos recursos naturais. Para isso, são usadas algumas práticas que fazem a diferença. Assim, é dever do arquiteto: 

  • Aproveitar a luminosidade natural.
  • Analisar o ecossistema e o clima da região para reduzir os impactos ao meio ambiente.
  • Diminuir o desperdício do material de construção.
  • Reduzir o uso de água nos projetos de arquitetura.
  • Utilizar tecnologias sustentáveis.
  • Utilizar a diversidade de material ecológico presente na região do projeto.
  • Destinar adequadamente os resíduos das obras.

Isso inclui o uso de:

  • Fontes de energia renováveis.
  • Sistemas eficientes de ventilação e controle da qualidade do ar.
  • Uso de materiais sustentáveis e reciclados. 

 Paisagismo 

Projetar paisagens ao ar livre, incluindo infraestrutura, agricultura, áreas públicas e silvicultura, é fundamental para construir as redes que unem os espaços urbanos e rurais. Os arquitetos paisagistas estão envolvidos na restauração ambiental e em áreas recreativas, na gestão de águas pluviais, entre outras coisas. 

A arquitetura paisagística envolve o planejamento, o projeto e o gerenciamento, valorizando os ambientes ao priorizar o equilíbrio natural nos projetos. 

Durante o curso de Arquitetura e Urbanismo, você desenvolverá um conjunto de habilidades únicas, tornando-se capaz de trabalhar para melhorar a saúde das pessoas e do meio ambiente em todas as comunidades. Entre suas tarefas, estão o planejamento e a projeção de ruas, parques, campi, trilhas, praças, residências e outros projetos que fortalecem as comunidades. 

Arquitetura industrial 

A arquitetura industrial é um tipo de projeto arquitetônico utilizado na construção de edifícios no setor industrial. Edifícios industriais são construídos com a finalidade de processar matérias-primas de forma eficiente e segura em novos produtos. Os tipos de edifícios industriais incluem usinas de energia, destilarias, cervejarias, instalações de fabricação, edifícios de fábricas, silos de grãos e refinarias.

Como arquiteto industrial, você vai projetar edifícios industriais que tendem a priorizar a funcionalidade e a segurança do trabalhador.

Arquitetura de restauração

Arquitetos de restauração são profissionais de arquitetura especializados na preservação e na conservação de edifícios, monumentos históricos e outros patrimônios culturais. Na função de arquiteto de restauração, você trabalhará alterando ou restaurando edifícios e monumentos para evitar sua deterioração.

Esse profissional é parte integrante de um projeto de restauração desde a concepção até a conclusão e pode trabalhar em projetos de vários tamanhos e escalas. Ele trabalha em colaboração com historiadores, arqueólogos e outros especialistas para garantir que o processo de restauração respeite a história e o significado cultural do edifício.

Gestão de obras

Na qualidade de gestor de obras, você vai coordenar e supervisionar vários projetos, incluindo a construção de estruturas públicas, residenciais, comerciais e industriais, bem como estradas e pontes.

Se você deseja buscar uma oportunidade de carreira em Gestão de Projetos de Construção, seu trabalho diário abrangerá muitas tarefas, que vão desde planejamento e coordenação até orçamento e supervisão de desenhos e projetos de construção do início ao fim.

A gestão de obras é um serviço profissional geralmente reservado a empreendimentos de grande escala, demorados e de alto orçamento, como imóveis comerciais, infraestrutura militar, instalações industriais, infraestrutura de transporte e outros empreendimentos semelhantes.

Design de interiores

Um designer de interiores é um profissional especializado em criar espaços interiores funcionais e esteticamente agradáveis. Eles são treinados para entender as necessidades e as preferências dos clientes e criar espaços que refletem seu estilo e personalidade únicos.

Nessa profissão, você  trabalhará com os clientes para desenvolver conceitos e planos de design que levam em consideração fatores como iluminação, layout espacial, cor e tipos de material. Os designers de interiores podem atuar em vários  projetos, desde residências a edifícios comerciais, e muitas vezes colaboram com arquitetos, engenheiros e outros profissionais a fim de garantir que os espaços não sejam apenas bonitos, mas também funcionais e seguros.

Os designers de interiores também têm como foco dar vida nova a edifícios industriais obsoletos, transformando-os em modernos edifícios de escritórios, showrooms, prédios de apartamentos, galerias de arte, entre outros.

Lighting designer (designer de iluminação)

A luz tem grande impacto em nossa saúde física e mental.

O lighting designer é o responsável por desenvolver e implementar projetos de iluminação e sistemas elétricos para ambientes com finalidade estética e funcional da luz, melhorando a qualidade das experiências das pessoas, a saúde, o bem-estar e a sustentabilidade não apenas do ambiente natural, mas também de espaços menores, como os ambientes de trabalho.

Esse profissional também realiza avaliação e análise do local, estabelece contato com clientes e engenheiros visando determinar especificações técnicas, faz projetos de iluminação, cria relatórios de orçamento para um projeto iniciado, acompanha metas de progresso, instala sistemas elétricos e de iluminação e garante que a instalação esteja em conformidade com a regulamentação local de energia, conforme o Código de Obras e Edificações.

Os designers de iluminação trabalham em espaços comerciais, industriais ou residenciais e devem demonstrar proficiência em software de computador, como AutoCAD e Adobe Creative Suites.

A maioria dos arquitetos qualificados passa cerca de cinco anos em um curso de Arquitetura e Urbanismo, aperfeiçoando suas habilidades de design, atendimento ao cliente, entre outras, e adquirindo conhecimento de construção, antes de se aventurarem no mundo profissional.

Curtiu saber um pouco mais sobre as áreas da Arquitetura que estão em alta e quer se destacar nessa profissão? Então veja todas as informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo na PUC Minas e largue à frente!

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais