Carreira

Fazer uma graduação em Enfermagem ou um curso técnico costuma ser uma dúvida de muitas pessoas que têm interesse em trabalhar na área da saúde. Também é a sua?

Antes de decidir qual dos cursos fazer, você deve considerar seus objetivos profissionais e as características da faculdade ou do curso técnico. Além disso, você deve analisar se o que você espera para a sua área de formação corresponde ao que o curso oferece.

E, ainda mais importante, é preciso pensar não somente no curto prazo, mas também em seu futuro profissional. Apesar de um curso técnico ter a vantagem de ser mais rápido, o peso que uma graduação tem em seu currículo será bem mais significativo e vai destacar seu currículo entre os dos concorrentes para uma vaga de emprego, por exemplo.

Então, a seguir, vamos falar sobre as diferenças entre graduação e curso técnico em Enfermagem, as funções do enfermeiro e do técnico em enfermagem e quais habilidades são necessárias para seguir na carreira. Vamos nessa!

Graduação x curso técnico em Enfermagem: qual a diferença?

Nem todas as pessoas que desejam seguir carreira na área de saúde podem se comprometer com um curso de graduação de 5 anos, em média, que é o requisito mínimo para ser um enfermeiro registrado no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

Curso técnico de Enfermagem

Os requisitos educacionais para técnicos de enfermagem variam entre os estados, mas geralmente são menos rigorosos do que os estabelecidos para enfermeiros.

Para se tornar um técnico, você precisa concluir o curso de técnico em enfermagem, geralmente com duração de cerca de 2 anos, em uma instituição de ensino credenciada pelo MEC, com registro ativo nos órgãos competentes, onde terá aulas teóricas e práticas. Para receber o diploma de técnico de enfermagem, é necessário fazer um estágio obrigatório de aproximadamente 6 meses em hospitais ou clínicas, para praticar e vivenciar tudo que você estudou durante o curso.

Além disso, todo técnico em enfermagem deve ter um registro ativo no Conselho de Enfermagem do estado onde atua ou reside.

Curso superior em Enfermagem

O enfermeiro é um profissional com nível superior, que obtém seu diploma após concluir um curso com duração aproximada de 5 anos, e que pode se especializar para atuar em diversas áreas, como obstetrícia, atuando em hospitais e unidades básicas de saúde, e até mesmo em atendimento domiciliar.

Um curso de graduação é uma formação de nível superior que capacita profissionais bacharéis, tecnólogos e licenciados em várias áreas do conhecimento. Para ingressar em uma instituição de ensino superior, é preciso ter concluído o ensino médio e se inscrever no processo seletivo de uma instituição de ensino superior, onde você poderá ingressar, por exemplo, usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

Para obter um diploma de nível superior, as faculdades determinam cargas horárias que devem ser cumpridas pelos alunos. Há horários específicos para as disciplinas obrigatórias, para as optativas, para as atividades de extensão e períodos exclusivos para realização dos estágios obrigatórios supervisionados.

Entre as disciplinas obrigatórias constantes na grade curricular de nível superior está o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), avaliação exigida nos últimos períodos de uma graduação e que varia conforme o formato, sendo a monografia o mais comum.

Curso de Enfermagem da PUC Minas

E como funciona um curso de graduação em Enfermagem? O curso de Enfermagem da PUC Minas, por exemplo, é oferecido em 10 períodos, no turno da manhã. A cada período, o graduando cursa disciplinas obrigatórias e optativas, na unidade Coração Eucarístico ou nos campus de Betim e Poços de Caldas, com grades curriculares elaboradas de forma a atender às especificidades e necessidades de saúde de cada região.

Durante o curso, o aluno terá disciplinas como Anatomia Humana Sistêmica, Bioquímica, Fisiologia, Patologia Geral, Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica, Imunologia, Interpretação de Exames para Enfermagem e Enfermagem em Saúde Coletiva e Genética.

Os 9º e 10º períodos são reservados para os estágios obrigatórios na Atenção Primária, Secundária e Terciária, para acompanhamento e estágio de campo, além da entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O curso possui parcerias com instituições para que seus alunos possam realizar os estágios obrigatórios e não obrigatórios, além de promover eventos científicos.

Diferenças entre as funções do técnico de enfermagem e do enfermeiro

Técnico de enfermagem

Os técnicos de enfermagem trabalham sob a orientação de um médico ou enfermeiro e auxiliam os pacientes em suas necessidades diárias. Técnicos de enfermagem auxiliam médicos, enfermeiros e outros profissionais médicos em um ambiente clínico.

Os técnicos de enfermagem também podem realizar trabalhos administrativos, como processar registros médicos e atender chamadas telefônicas.

O técnico dá suporte ao enfermeiro durante o atendimento ao paciente. Geralmente, como técnico, você exercerá serviços de média e alta complexidade, em unidades de pronto atendimento e hospitais, mas também prestará atendimento em unidades básicas de saúde e em domicílio. Algumas de suas atividades básicas são:

  • Fazer curativos;
  • Dar banho em pacientes;
  • Preparar pacientes para exames diagnósticos;
  • Alimentar os pacientes;
  • Coletar material para exames laboratoriais (por exemplo, para realização de punção de veias periféricas — como coleta de sangue em veias de membros superiores);
  • Fazer preparo pré e pós-operatório;
  • Realizar cuidados de enfermagem, sob supervisão, incluindo a administração de medicamentos, entre outros;
  • Executar tarefas relacionadas a intervenções cirúrgicas médico-dentárias e realizar outros trabalhos de apoio;
  • Monitorar dados vitais do paciente, entre outras funções.

As funções do técnico vão depender de sua alocação, sendo mais complexas em serviços de alta complexidade, como em unidades de terapia intensiva e menos elaboradas em serviços de atenção primária, como centros de saúde.

Enfermeiro

Em um hospital, como enfermeiro, você poderá atuar como um gerente que supervisiona o trabalho de técnicos e auxiliares ou realizando procedimentos específicos e exclusivos da profissão. O enfermeiro também realiza triagens para classificar os pacientes que devem ser priorizados no atendimento médico em uma unidade de saúde lotada.

No atendimento à gestante, esse profissional faz o pré-natal, orienta na amamentação e pode até realizar partos de baixo risco. Na assistência domiciliar, auxilia na orientação de procedimentos com certo grau de complexidade, como na diálise peritoneal realizada na residência do paciente, bem como em outros cuidados em geral.

O enfermeiro tem atribuições bem diversas, dependendo do tipo de serviço onde o profissional está alocado e da sua área de especialização.

Habilidades necessárias para ingressar na graduação ou curso técnico de Enfermagem

Ao iniciar os estudos em enfermagem, você será desafiado a aprender novas habilidades e precisará estudar para as provas. Algumas pessoas podem desistir no meio do caminho, mas, se você se vê trabalhando na área de enfermagem daqui a 10 ou 20 anos e pensar nisso te traz satisfação, você está na profissão certa. 

Entre as habilidades necessárias, também estão:

  • Capacidade de tomar decisões;
  • Facilidade para trabalhar em equipe; 
  • Organização;
  • Comprometimento com a saúde;
  • Empatia;
  • Comunicação eficaz;
  • Conforto ao trabalhar com pacientes;
  • Capacidade de lidar com situações de alto estresse;
  • Dedicação e foco;
  • Habilidades de comunicação interpessoal.

E então, faculdade ou curso técnico? Com nossas dicas sobre as diferenças entre os dois tipos de curso, você viu que eles possuem objetivos e oportunidades diferentes. Analise bem essa importante decisão profissional e escolha o curso que corresponde ao que você deseja para seu futuro!

Posts relacionados

Desafios e oportunidades na carreira de professor universitário

Desafios e oportunidades na carreira de professor universitário

A carreira de professor universitário, como a maioria das outras carreiras, tem seus prós e contras, faz a diferença na vida das pessoas e também enfrenta muitos desafios. Ensinar e fazer pesquisas...

Ver mais

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Em 2018, os estudantes passaram a ter mais opções para ingressar na PUC Minas. Além do Vestibular tradicional, foi lançado o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas, visando dar mais agilidade à avaliação...

Ver mais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Jogos Digitais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Jogos Digitais

O curso de Jogos Digitais pode ser um recurso valioso para quem deseja atuar como desenvolvedor de jogos, pois oferece aprendizado estruturado e um mergulho profundo em programação, design e gerenciamento de...

Ver mais

Carreira na área de Recursos Humanos para atuar

Carreira na área de Recursos Humanos para atuar

A área de Recursos Humanos (RH) foca na gestão do ativo mais valioso de uma organização, os funcionários, garantindo que tenham os recursos necessários para suas tarefas e promovam um ambiente de...

Ver mais