Fundamental no que tange ao progresso e à construção de melhores condições de vida para a sociedade, a Engenharia foi se modelando ao longo dos anos, estando à frente da inovação e das transformações tecnológicas, econômicas e sociais. É uma área diversa e conta com um mercado dinâmico, aquecido e cheio de oportunidades para os profissionais altamente qualificados, como os que se formam na PUC Minas.
Seis décadas de atuação, mais de 30 mil engenheiros graduados pela Universidade, cerca de 200 professores, em sua maioria mestres e doutores, sem contar os 30 colaboradores que prestam serviços ao Instituto Politécnico da PUC Minas (IPUC), aproximadamente 4.600 alunos no momento. E mais: uma estrutura de ponta, com 78 laboratórios completamente equipados com tudo o que o aluno precisa para ter uma formação de alto padrão, centenas de projetos em andamento. É tudo isso e muito mais o que você encontrará nos inúmeros cursos de bacharelado em Engenharia da PUC Minas e nos cursos tecnólogos relacionados à área.
Quer conhecer mais sobre o que espera por você e ainda entender como estudar na PUC Minas é uma ponte direta visando às melhores oportunidades de trabalho? Então, olho nesta entrevista que realizamos com a professora Rose Mary Cosso Schuttenberg, diretora do Instituto Politécnico da PUC Minas (IPUC).
1) É sabido que os cursos de Engenharia estão entre os primeiros ofertados pela Universidade, há mais de 60 anos. Como essas décadas de experiência e tradição contribuem para a formação de um profissional de alto padrão?
O IPUC completou, em junho de 2023, 60 anos de existência, o que consideramos ser motivo de grande orgulho e alegria. Atualmente, o instituto tem cerca de 4.600 alunos atendidos por mais de 200 docentes e 30 colaboradores técnicos e administrativos. Salientamos que, durante sua longa história de conquistas e de compromissos com uma formação de qualidade, o IPUC já formou mais de 30 mil engenheiros. A formação diferenciada dos profissionais graduados na instituição faz com que sejam muito reconhecidos pelo mercado, que hoje busca ativamente pelo engenheiro formado na PUC Minas.
Nesse contexto, cabe distinguir que a procura por profissionais formados e em processo de formação nas Engenharias cresceu substancialmente a partir de 2022, e muitos gestores de RH já falam em um apagão de profissionais de Engenharia nos próximos anos, assim como aconteceu em 2011. Outro ponto a se destacar, é que, em razão dessa escassez, tem sido comum notar que os processos seletivos das empresas não restringem sua busca por profissionais de uma ou outra engenharia específica, mas sim por engenheiros bem formados.
Volto a mencionar a tradição do IPUC, ao discutir que, no decorrer dessas seis décadas, vivenciamos diferentes cenários políticos, econômicos e sociais, o que nos permitiu acumular conhecimento e experiência necessários para melhor compreender o contexto da Engenharia no Brasil e no mundo e, dessa forma, proporcionar aos nossos alunos uma formação consistente, ampla e sólida. A infraestrutura laboratorial, o corpo docente intimamente ligado ao mercado de trabalho e a tradição do instituto em formar bons profissionais são fatores primordiais que garantem nossa qualidade.
Apesar da confiança que temos na solidez e na qualidade de ensino que nossas décadas de experiência em Engenharia nos proporcionaram, nunca nos sentimos acomodados. Nossa história é um trampolim que nos impulsiona para o futuro. Entendemos que é possível conciliar a tradição de uma escola sexagenária de Engenharia com as inovações em ensino, pesquisa e extensão que o mundo contemporâneo requer. Dessa forma, estamos envolvidos em um programa de modernização dos cursos do IPUC, constituído por múltiplas frentes de inovação que incluem novos processos avaliativos, flexibilização da formação curricular e emprego de metodologias ativas de ensino e aprendizagem.
2) Quais as oportunidades de prática os cursos da PUC Minas oferecem durante a graduação?
Temos convicção de que um dos aspectos essenciais para uma formação de qualidade é a oferta de atividades que aproximem os estudantes do ambiente profissional, criando formas de interação entre a instituição e o campo de atuação dos egressos. Por esse motivo, os cursos do IPUC oferecem aos alunos diversas oportunidades de associação entre teoria e prática. Isso é alcançado por meio de práticas laboratoriais, realizadas em nossos 78 modernos laboratórios, os quais são abertos para todos os alunos de graduação do IPUC; por meio de projetos práticos, empresas juniores, e ligas acadêmicas, dentre tantas outras ações específicas.
Atualmente, são quatro empresas juniores formadas no âmbito do Instituto Politécnico, as quais já realizaram mais de 250 projetos de engenharia para pequenas e médias empresas da Região Metropolitana de Belo Horizonte com a tutoria de docentes. Esses espaços alternativos de formação funcionam como um valioso laboratório em relação à aprendizagem colaborativa, a praticar funções de liderança e, principalmente, ao desenvolvimento da competência do “aprender a aprender”. Ademais, nota-se que o próprio mercado de trabalho já reconhece esse componente especial de formação, promovendo processos seletivos específicos e no formato fast-track para ex-empresários juniores.
Grupos especiais de formação, tais como o Programa Especial de Treinamento (PET/CAPES), grupos multidisciplinares para competições nacionais e internacionais, como Concreto UAI, Baja, Fórmula e Aerodesign da SAE Brasil, e Ligas Acadêmicas formadas por discentes, igualmente se apresentam como um mecanismo de contextualização profissional, além de favorecerem a construção do perfil empreendedor e pesquisador dos engenheiros da PUC Minas.
Ainda como importante oportunidade de aplicação dos conceitos desenvolvidos nos componentes curriculares teóricos, destacam-se as disciplinas denominadas Trabalho Acadêmico Integrador, que compõem o currículo de diversos cursos, e os Trabalhos de Conclusão de Curso. Trata-se de disciplinas práticas, em que os alunos, organizados em equipes, desenvolvem projetos e solucionam problemas reais e contemporâneos, muitas vezes realizados em parceria com empresas, sob a supervisão de um professor. Em seu encerramento, os projetos são defendidos perante uma banca examinadora e também apresentados na Mostra Tecnológica.
A Mostra Tecnológica do IPUC é um evento que estimula a prática ao proporcionar o intercâmbio entre os diversos agentes da comunidade universitária. Além de promover espaço para apresentação e discussão de projetos realizados pelos estudantes, a Mostra, que já teve 20 edições, conta também com a participação de empresas e outras organizações públicas e privadas, a fim de que contribuam nos debates sobre as demandas sociais, humanas e tecnológicas.
3) Para quem deseja ter uma carreira internacional, quais os diferenciais a Universidade oferece?
Há possibilidade de mobilidade acadêmica internacional para os discentes da PUC Minas em mais de 170 instituições de ensino parceiras. Cerca de 50 alunos de Engenharia usufruíram dessa oportunidade diferenciada de formação após o fim do período crítico da pandemia e regresso das aulas presenciais. Tais alunos podem validar as disciplinas cursadas nessas instituições posteriormente ao retorno como aproveitamento de estudos.
Ainda, salienta-se a oportunidade de dupla diplomação da qual os alunos de Engenharia Mecânica usufruem tendo em vista a parceria com a Schmalkalden University, na Alemanha, e com a Università di Torino, na Itália. Os alunos de ambas as instituições têm a oportunidade de estudar dois semestres na universidade estrangeira e, ao término do curso, recebem um diploma de cada uma das universidades, observadas as condições de avaliação e aprovação no programa. Aponto que as disciplinas do programa de dupla-diplomação são ministradas em inglês.
Além disso, consideramos que a distinta qualidade na formação do engenheiro graduado pelo IPUC é pressuposto que favorece uma carreira internacional. Mais de 95% dos alunos de Engenharia que cursam disciplinas a partir do 7º período estão fazendo estágio profissionalizante. Muitos desses em empresas multinacionais, que frequentemente oferecem oportunidades de atuação e crescimento no exterior.
4) A estrutura física e os laboratórios acompanham as necessidades de aprendizagem e as inovações do mercado?
Desde a sua gênese, o IPUC valoriza a formação técnica profissional e a importância do “saber do fazer” no ensino de Engenharia. Como consequência, a infraestrutura tecnológica de seus laboratórios é notoriamente reconhecida pela comunidade acadêmica e pelo mercado de trabalho. Ao todo, são 78 modernos laboratórios utilizados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Aqui cabe mencionar que parte desses espaços de aprendizagem foi projetada e é operada em conjunto com empresas, contribuindo assim para maior integração dos cursos com o mercado de trabalho.
Contamos com estrutura vasta, envolvendo equipamentos de elevada complexidade tecnológica, nas mais diversas áreas. Citam-se como alguns dos laboratórios de destaque o Centro de Simulação de Dinâmica Veicular e o Microscópio Eletrônico de Varredura, os quais atendem os 10 cursos de Engenharia da PUC e auxiliam discentes e docentes na construção do conhecimento e na atuação profissional.
Merece ênfase também o Grupo de Estudos em Energia (GREEN), que tem a missão de promover a inovação e o desenvolvimento na área de Energias Renováveis. As instalações do GREEN PUC Minas são empregadas no ensino de graduação e pós-graduação; em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação (PD&I), e na prestação de serviços e soluções externas, participando do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).
Ademais, para continuar na vanguarda das inovações tecnológicas, a Universidade tem investido na criação de laboratórios que contemplam as novas tecnologias de manufatura digital e em espaços ambientados para maior imersão no contexto da inovação. Os laboratórios já montados são constantemente reformados e modernizados, e novos laboratórios são implantados. Por exemplo: o Laboratório de Operações Unitárias II e o Centro de Pesquisas em Motores, Emissões e Combustíveis (CPMEC), inaugurados nos últimos anos, e também o novo Laboratório de Qualidade de Energia que atenderá desde a graduação até pesquisas avançadas na área de energia.
5) Quais as principais competências (técnicas e comportamentais) todo engenheiro precisa ter? Como a PUC Minas auxilia no desenvolvimento dessas competências?
Primeiramente, discutimos o futuro da Engenharia, que está intimamente relacionado com as transformações tecnológicas. Vive-se, hoje, em uma era digital, com renovados desafios para os engenheiros que estão diante de novos modelos de negócio e de formas de produção, principalmente com os avanços da robótica e da Inteligência Artificial (IA). A Indústria 4.0, ou a “Quarta Revolução Industrial”, já é uma realidade no Brasil. As empresas estão se adaptando a essa nova fase, automatizando cada vez mais seus processos por meio de dispositivos inteligentes. Além disso, vê-se a busca por qualidade nos produtos e serviços aliada à redução de custos, outro aspecto em que a tecnologia se apresenta como alternativa para garantir rapidez e eficiência nas etapas de trabalho. Salienta-se que, no entanto, não é possível avançar tecnologicamente sem garantir sustentabilidade ambiental e eficiência energética. Para o gerenciamento de todas essas questões, exigem-se engenheiros altamente capacitados.
Assim, destacamos algumas tecnologias, conhecimentos e habilidades que apresentam alta procura neste momento no Brasil e no mundo:
- a) domínio sobre ferramentas e métodos de otimização e automação de processos industriais, para reduzir custos e facilitar o trabalho;
- b) conhecimento sobre logística e tecnologias associadas ao E-commerce;
- c) capacidade de planejar e gerenciar grandes bases de dados (Big Data) de projetos e fluxos de informações para tomadas de decisão;
- d) elaboração, implementação e operação de projetos de geração e distribuição de novas formas de energia;
- e) incorporação de tecnologias da Indústria 4.0 em projetos de novos produtos, processos e serviços.
Certamente, é inquestionável a importância da excelência técnica do profissional de engenharia em quaisquer de suas atribuições. Apesar disso, os desafios relacionados ao mundo contemporâneo são de difícil superação se o profissional não tiver também bem desenvolvidas habilidades comportamentais. Assim, de forma complementar, temos visto demanda por profissionais que apresentam criatividade, proatividade, empatia, oratória, ownership, inteligência emocional, resiliência, capacidade de trabalho em equipe, capacidade de aprendizagem independente e autônoma, senso crítico e assertividade.
Oferecemos aos nossos alunos diversificadas possibilidades para construírem esses diferenciais técnicos e comportamentais por meio dos nossos laboratórios de ponta, componentes curriculares específicos, projetos práticos, grupos e projetos de pesquisa e extensão, monitorias em disciplinas e práticas de laboratório, eventos, como Mostra Tecnológica e Congresso do Instituto Politécnico (CIPUC), empresas juniores e tantas outras atividades citadas anteriormente. Comprova-se a efetividade dessas ações pela avaliação do ranking universitário da Folha (RUF), que frequentemente elege nossos cursos de Engenharia como uns dos de maior empregabilidade no país.
6) E, se o aluno pretende atuar no empreendedorismo, tendo o próprio negócio no campo da Engenharia, o curso de graduação da PUC Minas o prepara para isso também?
O empreendedorismo tecnológico também é um pilar institucional dos projetos pedagógicos de curso do IPUC. Participando de empresas juniores e de grupos de pesquisa, bem como desenvolvendo soluções de problemas mediante projetos práticos, o aluno tem oportunidade de desenvolver seu perfil empreendedor. Salienta-se que tal perfil está intimamente conectado às soft skills, habilidades comportamentais cujo desenvolvimento e importância foram citados no item anterior. Trata-se de competências de desenvolvimento prioritário na formação do engenheiro pelo IPUC.
Ainda, discentes e docentes dos cursos de Engenharia têm sido estimulados a incorporar tecnologias e conhecimentos gerados nos diversos grupos de pesquisa e extensão em novos produtos e também a criar com eles novos negócios. Destacamos que a criação de empresas de base tecnológica de engenharia tem sido fomentada em parceria com o Programa PUCTec, uma iniciativa da PUC Minas que, desde 2018, desempenha o papel de um hub na Universidade, gerando inovação e favorecendo a formação de novos negócios induzidos para o ecossistema de empresas.
7) Como é a relação entre a PUC Minas e as organizações no setor de Engenharia? Há parcerias que aproximam o aluno do mercado de trabalho?
O desenvolvimento do IPUC sempre foi sustentado pela aproximação com o mercado e pela realização de parcerias com empresas importantes do setor. Essas parcerias acontecem em diversas frentes: projetos de pesquisa desenvolvidos em conjunto pela Universidade e as empresas; projeto e construção de laboratórios compartilhados; convênios para realização de estágios, visitas técnicas, mentorias em trabalhos acadêmicos e participação em eventos. Por exemplo, em 2022, 1.500 alunos foram beneficiados por visitas técnicas propostas pelos cursos. E mais: dentre as dezenas de empresas parceiras no diversos projetos institucionais, destacam-se nomes de peso como Stellantis, Petrobras, Huawei, Embraer, Vale, Magnesita, Accenture, Cemig, Azul e Inter.
Os alunos também têm oportunidade de se relacionarem com diferentes organizações por meio da Extensão Universitária. Na PUC Minas, as atividades de Extensão Universitária foram recentemente vinculadas às unidades curriculares das matrizes, garantindo que todo estudante de Engenharia, ao longo de sua formação, vivencie pelo menos um projeto extensionista em empresas e organizações da sociedade. Cabe ressaltar que, em média, cada curso desenvolve dois Projetos de Extensão na sua matriz curricular e que a realização desses quase sempre envolve o uso de metodologias e ferramentas de Aprendizagem Baseada em Problemas.
Mais que números e cálculos, a Engenharia se desdobra em múltiplos campos e requer profissionais com alta qualificação técnica e humana, prontos para propor soluções estratégicas e inovadoras, nas tantas áreas de atuação com as quais está relacionada. Muito bacana, não é mesmo?
Você que escolheu um dos cursos de Engenharia viu só como a PUC Minas é a decisão certa para construir junto com você uma carreira brilhante? Então, não perca tempo e inscreva-se agora mesmo em um dos Processos Seletivos da PUC Minas.
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