A comunicação tem importância enorme no sucesso profissional e em todas as fases da construção de uma carreira. Não é por acaso que atualmente as organizações preferem contratar pessoas que possuem essa competência, mesmo que ainda não dominem as habilidades técnicas necessárias.
Dentro do guarda-chuva da comunicação está a oratória, que vai garantir que você consiga expressar suas ideias, negociar, persuadir, propor soluções e se fazer entender. Por isso, trouxemos uma entrevista valiosa com a especialista em oratória Maria Fernanda Peroni.
Ela, que atua nos campos do treinamento e do desenvolvimento da oratória e do autoconhecimento, compartilhou ótimas dicas para você que está iniciando sua jornada. Confira!
1) Conte-nos brevemente sobre sua trajetória profissional e como começou a trabalhar com o ensino da oratória.
Eu sou curitibana, atualmente morando em São Paulo, e venho da área jurídica. Trabalhei por 7 anos no Tribunal de Justiça e Promotoria do Juizado Especial Criminal do Paraná, assim como em alguns escritórios de advocacia. Sou muito grata à carreira jurídica, mas, em 2019, senti uma vontade muito grande de mudar, fazer algo diferente, que unisse minhas habilidades àquilo que eu tanto amava estudar: autoconhecimento.
Foi quando eu comecei a dar aulas de oratória em uma escola de negócios e, desde então, nunca mais parei. Deixei a carreira jurídica em 2020 e me dediquei integralmente à área de treinamento e desenvolvimento de pessoas e empresas — especialmente as soft skills de comunicação, oratória, inteligência emocional e autoconhecimento. Hoje em dia, tenho minha empresa de mentorias e treinamentos, e também atuo como host de eventos.
2) O que é exatamente ter uma boa oratória?
Ter uma boa oratória é transmitir confiança e credibilidade, não só com as palavras, mas também com a linguagem não verbal, que inclui corpo e voz. Sabe quando você ouve alguém e não questiona suas ideias? Ou quando você poderia ficar ouvindo por horas e horas o que aquela pessoa tem a dizer, sem achar monótono ou cansativo? Ou então quando você se sente impelido a comprar algo de alguém que te vendeu um produto ou serviço?
Essa é a pessoa que tem uma boa oratória. E a boa notícia é que todos nós podemos ser excelentes oradores, porque comunicação é uma habilidade, e não um dom. Com autoconhecimento, técnica e treino, é possível.
3) Qual o melhor momento para começar a desenvolver a oratória?
Seria ótimo se fôssemos incentivados desde crianças a não termos medo da exposição. Muitos pais, cuidadores e professores, por falta de conhecimento e de inteligência emocional, acabam minando a espontaneidade das crianças, desencorajando-as no desenvolvimento de uma comunicação autêntica.
Então, trazendo essa habilidade para a realidade em que vivemos, acredito que os calouros de faculdades já devem começar a desenvolver a oratória, especialmente se quiserem se destacar nas apresentações de trabalho e no TCC ao final do curso. Se esse desenvolvimento acontece já na universidade, fica muito mais fácil para uma entrevista de estágio/emprego e você já se destaca dos demais candidatos, que normalmente têm muita vergonha e não conseguem se expressar com confiança.
4) Por que é importante dominar essa skill, considerando o mercado de trabalho atual e o do futuro?
A comunicação é o meio pelo qual expomos nossas ideias, falamos sobre projetos, inovamos e criamos relacionamentos. Saber fazer tudo isso de forma assertiva, eficaz e empática é muito importante, pois falhas e ruídos na comunicação são responsáveis por 60% dos problemas corporativos. Sendo assim, profissionais que demonstram dominar essa habilidade passam na frente de qualquer outro candidato. Inclusive, em uma pesquisa feita pela Revista Você RH de fevereiro de 2023, grandes empresas disseram preferir contratar um ótimo comunicador do que um ótimo profissional técnico. Segundo elas, um conhecimento técnico específico pode ser aprendido rapidamente e não interfere tanto no desenvolvimento da empresa quanto a falta de uma boa comunicação.
Não posso deixar de mencionar também que, atualmente, diversas empresas pedem para que candidatos a vagas enviem um videocurrículo, em que precisam falar sobre sua formação e experiência profissional. Portanto, aprender a falar em público deve ser uma prioridade para quem quer se destacar no mercado de trabalho.
5) Quais dicas você pode dar para estudantes que desejam aprender e aprimorar a oratória?
Separei 5 dicas principais que podem ser aplicadas pelos estudantes. A primeira delas é: confie em você! Pessoas que têm autoconfiança e autoestima elevadas têm mais facilidade com a oratória, pois acreditam no seu potencial e não permitem que o julgamento dos outros os impeça de se expor.
A segunda dica: treine sempre seus discursos na frente do espelho. Parece algo simples, e é mesmo, mas o treino é tão importante quanto o conteúdo. Fazendo esse exercício, você não só assimila melhor o que precisa ser dito, como também observa a linguagem corporal. E a terceira dica está relacionada com a anterior: preste atenção ao seu corpo, porque ele também fala. Deixe sempre sua postura ereta, ombros para trás e evite ficar sério demais o tempo todo. Imagine que você está falando com um amigo seu, relaxe o corpo e mostre que você está tranquilo.
A quarta dica é: evite olhar para baixo enquanto fala. Quando fazemos isso, demonstramos insegurança e nervosismo. Então olhe nos olhos do seu ouvinte, mantendo o queixo sempre na linha horizontal. E, por fim, a quinta e última dica é: exponha-se sempre que for possível. Nós nunca ficaremos bons em algo que fazemos poucas vezes. É como correr uma maratona. Se quisermos ter bons resultados, precisamos treinar com frequência. Então, sempre que puder, fale, pergunte, prontifique-se, seja proativo. Assim, você cria novas conexões neurais e um repertório cerebral de que falar em público não é tão assustador assim.
Agora que você aprendeu com quem sabe e ainda recebeu vários insights para colocar em prática, é hora de dar os primeiros passos e mandar bem na oratória. E sabe o que você já pode começar agora mesmo? O curso Oratória e comunicação: como passar sua mensagem de forma clara, segura e persuasiva, disponível na loja de cursos da PUC Minas, criado pelos professores da Universidade e com aquela qualidade que você já conhece.
E, se você deseja se aprofundar mais no assunto, veja mais 8 dicas de oratória para impressionar aqui no blog Conexão PUC Minas.