Carreira

Carreiras em desenvolvimento sustentável continuam em crescimento, para atender às exigências de uma sociedade cada vez mais crítica, que cobra por responsabilidade social e ambiental, preocupando-se em colaborar para uma civilização mais ecológica. Em razão disso, a demanda por profissionais capazes de pesquisar, implementar e atestar práticas sustentáveis vem aumentando. 

A indústria sustentável combina engenharia civil, ciência ambiental e ciência social para educar as pessoas e gerar soluções inovadoras para os problemas atuais de forma a preservar o meio ambiente. Se você gosta de ciência e está interessado em impactar positivamente o bem-estar do mundo, seguir uma carreira focada em desenvolvimento sustentável pode ser o ideal para você. 

O que é desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável é definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades”.

O desenvolvimento sustentável tem 3 pilares principais:

  1. Crescimento econômico — construir uma economia forte e competitiva, sustentável e resiliente. O sucesso econômico é um processo diferenciado que atinge todas as partes da sociedade. Isso inclui garantir que terras e recursos suficientes estejam disponíveis para o crescimento, além de políticas governamentais eficazes para apoiar a inovação e mitigar os riscos econômicos.

  2. Proteção Ambiental — contribuir para proteger e melhorar nosso ambiente natural. Isso inclui ajudar a melhorar a biodiversidade, usar os recursos naturais com consciência, minimizar o desperdício e a poluição e adaptar-se às mudanças climáticas e abrandá-las.

  3. Inclusão Social — apoio a comunidades fortes, vibrantes e saudáveis. Inclui fornecer uma oferta de moradia para atender às necessidades das gerações presentes e futuras e manter uma alta qualidade de desenvolvimento que reflita as necessidades da comunidade e apoie sua saúde, bem-estar social e cultural.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Muitos dos desafios que a humanidade enfrenta, como a mudança climática e a escassez de água, somente podem ser resolvidos a nível global e promovendo o desenvolvimento sustentável. 

Em 2015, as Nações Unidas e seus 193 países-membros, incluindo o Brasil, adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — um plano de 15 anos que aborda 17 questões globais, incluindo a redução da pobreza e da fome, acabando com a discriminação e prevenindo consequências em longo prazo das alterações climáticas. Os objetivos e metas para estimular a ação para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos estão definidos em “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. 

Esses objetivos comuns demandam o envolvimento ativo de pessoas, empresas, administrações e países ao redor do mundo. 

Entre os 17 ODS estão: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; e assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

8 carreiras para quem tem interesse em sustentabilidade

 1. Planejador urbano

Os planejadores urbanos geralmente ajudam empresas e organizações a desenvolver planos para o uso da terra. Comunidades, sistemas viários, parques e o layout geral de uma cidade muitas vezes podem ser prioridades nos projetos de um planejador urbano. Além disso, esses profissionais desenvolvem programas ou planos para acomodar populações crescentes com o mínimo de impacto no meio ambiente. 

2. Biólogo

Os biólogos estão envolvidos em ações de proteção, gerenciamento e monitoramento dos recursos existentes na Terra, incluindo analisar solo, água e ar para poluição química; encontrar maneiras de limpar a poluição; e identificar, registrar e monitorar as plantas e animais que compartilham a terra que usamos.

3. Engenheiro Ambiental

Os engenheiros ambientais usam os princípios da engenharia combinados com o conhecimento do meio ambiente — como composição do solo e processos biológicos e ecológicos — para criar soluções para questões ambientais. Eles podem estar envolvidos em projetos ou planos para melhorar a saúde pública, eliminar resíduos e reciclagem, bem como planos para controlar ou minimizar a poluição do ar e da água. Não é incomum que engenheiros ambientais trabalhem em agências privadas, públicas ou governamentais e organizações ambientais.

4. Engenheiro de sustentabilidade

Um engenheiro de sustentabilidade projeta e implementa projetos de energia renovável, avaliando locais, revisando informações financeiras e elaborando planos.

5. Engenheiro de qualidade do ar

Os engenheiros de qualidade do ar são responsáveis pela análise da poluição do ar em uma determinada área, implementando processos de monitoramento, análises químicas e estatísticas e modelagem computacional tridimensional. Em alguns casos, esses profissionais podem projetar ou alterar equipamentos de controle de poluição e, geralmente, concentram seus esforços nas grandes cidades ou nos arredores e medem e analisam o impacto de certas práticas nos ambientes locais.

6. Gestor de energia

Os gestores de energia trabalham para garantir o uso eficiente dos recursos financeiros e ambientais. Eles colaboram com funcionários dos setores público e privado para desenvolver novos planos municipais e contratos governamentais. Além disso, são responsáveis ​​pela criação de equipamentos e infraestrutura energeticamente eficientes para reduzir o consumo de energia.

7. Arquiteto paisagista

Os arquitetos paisagistas combinam estruturas feitas pelo homem com o meio ambiente, criando espaços sustentáveis, ao ar livre, para humanos e animais. Eles geralmente estudam a geografia natural de áreas rurais e cidades para construir sistemas de infraestrutura sustentáveis.

8. Técnico em conservação do solo

Um técnico de conservação do solo apoia a conservação do solo para alcançar o uso sustentável da terra. Algumas de suas responsabilidades incluem levantamento, coleta de dados do solo para estudo, desenvolvimento de um plano eficiente para torná-lo sustentável e supervisão do trabalho realizado para garantir que tudo corra conforme o planejado. Eles costumam trabalhar no campo e no laboratório para realizar suas tarefas diárias. A maioria dos técnicos de conservação do solo podem implementar novos métodos para melhorar a saúde do solo em qualquer clima.

Como é o consumo de produtos sustentáveis no Brasil

No Brasil, o consumo de produtos que impactam positivamente o meio ambiente vem crescendo cada vez mais no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo e-commerce Mercado Livre entre abril de 2021 e março de 2022, o número de compradores de itens que estimulam hábitos, estilos de vida e comportamentos sustentáveis, ou que oferecem benefícios ambientais e sociais, cresceu 32%. 

Na América Latina, a categoria de bebidas e alimentos com impacto positivo teve alta de 235%, sendo a terceira mais vendida.

Cursos de nível superior para quem deseja seguir carreira em desenvolvimento sustentável

A PUC Minas possui cursos de graduação, tecnólogo e de pós-graduação presenciais e a distância para você se preparar para seguir carreiras ligadas à sustentabilidade. Veja alguns:

As práticas de desenvolvimento sustentável ajudam os países e as organizações a crescer de forma a se adaptarem aos desafios impostos pelas mudanças do clima. Isso ajuda a proteger os recursos naturais importantes para as atuais e futuras gerações.

O primeiro passo para construir uma carreira em desenvolvimento sustentável é ingressar em uma faculdade devidamente reconhecida pelo MEC. Agora que você conhece os cursos que a PUC Minas oferece para quem deseja seguir carreira nessa área, escolha o curso que mais se encaixa em seus objetivos e invista em seu futuro profissional!

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais