Se você procura uma área que seja criativa, que atue na saúde, no lazer, no esporte e no bem-estar físico e mental das pessoas, é preciso conhecer mais a Educação Física. Na última década e principalmente depois do surgimento da Covid-19, percebe-se um crescimento expressivo do setor, sustentado por maior conscientização e busca por qualidade de vida, entre outros fatores.
Sendo assim, que tal entender o que de fato faz o profissional de Educação Física, sua atuação, formação e mercado? Neste artigo, trouxemos todas essas informações pra você. Vale muito a pena conferir!
Entenda a formação em Educação Física
Para ser um educador físico, você precisa se graduar na área, seja na licenciatura, seja no bacharelado, seja nos dois graus. E, para trabalhar como tal, é obrigatório ter o registro no CREF (Conselho Regional de Educação Física).
Voltando à formação acadêmica, você pode se tornar profissional de Educação Física por meio do Bacharelado, que vai lhe preparar para atuar nos campos do esporte e do lazer de modo global. Já se você quer trabalhar como professor de crianças e jovens em idade escolar, o indicado é a Licenciatura.
Na grade curricular, normalmente a diferença entre os graus está nas disciplinas ligadas à pedagogia e ao ensino e também à construção da carreira. Isso faz com que o estudante possa ter uma segunda graduação em curto período de tempo, apenas completando a outra grade.
E na PUC Minas?
A universidade oferta o curso de Educação Física, tanto a licenciatura quanto o bacharelado, e ambos contam com uma estrutura completa, para que os alunos aprendam a prática com o que há de melhor no mercado. Além de laboratórios e acesso às bibliotecas da instituição, os filhos da PUC contam com Complexo Esportivo (linkarmos com o post que vai tratar disso) de ponta, onde os alunos aprendem todas as modalidades esportivas do curso, desenvolvem projetos, pesquisas, trabalhos de extensão e têm aulas práticas. Esse espaço, conhecido também como “clube da PUC”, pode ser frequentado pelos alunos de outros cursos.
Junto a isso e a tantos outros motivos para estudar na PUC Minas, você poderá aprender com um time de professores composto de mestres e doutores que, mais do que qualidade técnica e científica, possuem e ensinam valores humanísticos sociais, que fazem parte da formação na universidade e estão alinhados com o que o mercado de trabalho está em busca.
Possibilidades de atuação para o profissional de Educação Física
Antes de ficar por dentro das razões para escolher esse curso superior, é bacana você saber que a Educação Física é muito diversa, e o profissional encontra vários campos de atuação. Isso permite até que ele trabalhe em mais de uma área ao mesmo tempo. Listamos as mais relevantes para você já ter uma ideia do tamanho do mercado que lhe espera:
- Educação Física para o Ensino Básico (no caso de Licenciatura)
- Carreira acadêmica
- Academias
- Equipes esportivas
- Clubes e federações
- Fisiologia
- Ginástica laboral e qualidade de vida em empresas
- ILPIs
- Saúde pública
Vantagens de seguir carreira em Educação Física
Vamos agora conversar sobre os principais motivos e as vantagens de se tornar um profissional da Educação Física. Selecionamos os que mais se destacam, confira!
Mercado em expansão
Desde 2009, a preocupação com a saúde e a busca por melhor qualidade de vida entraram em crescimento no Brasil, levando a aumento da prática de atividades físicas. De lá até 2021, saltamos de 30,3% para 36,7% de pessoas em movimento, de acordo com o Ministério da Saúde.
Outro fator determinante para essa expansão do mercado de Educação Física foi a pandemia; não nos esquecendo das sequelas deixadas por ela, na saúde física e mental das pessoas. Bem se sabe o quanto a prática esportiva favorece a saúde e a reabilitação do organismo. E isso tem feito a procura por profissionais da área crescer bastante no pós-pandemia. Ademais, com o controle da Covid-19 as pessoas estão retomando exercícios coletivos, ao ar livre e em centros esportivos.
Boas oportunidades de empregabilidade
Em consequência a um mercado em franco crescimento, aumentam-se também os níveis de empregabilidade, sobretudo para os profissionais qualificados. Em todos os ramos da Educação Física, o profissional encontra boas oportunidades de trabalho, com remuneração atraente. Dependendo do campo, até acima da média.
Durante a pandemia, notou-se o avanço de mais um formato de carreira, que são os atendimentos virtuais. Com a necessidade de distanciamento social, estende-se da mesma forma a parcela de pessoas que passaram a preferir treinos em casa, que se encaixam bem em uma rotina com muitas responsabilidades.
Possibilidades diversas de carreira
Muito mais que academias e escolas, a profissão tem grande dinamismo, permitindo ao profissional circular entre as diversas possibilidades de atuação e moldar sua carreira conforme desejar. E garante também que você possa experimentar vários formatos de carreira, como explicamos anteriormente.
Atuação regulamentada
Muito embora vemos o número de influencers e coachs que falam sobre atividade física e esportes crescer, vale ressaltar que, para ser um profissional de Educação Física, é preciso ter uma formação na área e ser habilitado pelo CREF. Caso contrário, considera-se exercício irregular da profissão.
Além de garantir a qualidade do atendimento a alunos e atletas, essa obrigatoriedade traz fortalecimento dessa classe profissional, garante direitos, fiscaliza as condições de trabalho e, de certa maneira, dificulta a concorrência de pessoas não preparadas adequadamente para atuar no setor.
Impacto humano e social
O esporte e as práticas físicas são importantes fomentadores da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas. E, mais que isso, trabalham na autoestima, na autoconfiança, abrem mais possibilidades para grupos muitas vezes marginalizados, como os idosos. Isso sem contar nos inúmeros projetos de esporte que exercem um papel de peso nos projetos sociais e de promoção da cidadania.
Na PUC Minas, por meio da PROEX, você poderá participar de várias atividades e de projetos com esse viés ao longo do curso.
Dicas para começar sua jornada como profissional de Educação Física
Você que está de olho no curso de Educação Física e quer dar os primeiros passos com bastante estratégia e planejamento, pode começar a fazer isso já no início da faculdade. E estamos falando de medidas simples, como estas:
- Inspirar-se em profissionais que são referência no campo ao qual você quer se dedicar.
- Começar desde cedo a cuidar do gerenciamento da sua carreira.
- Buscar conhecer mais informações sobre negócios ainda na faculdade, se você pensa em empreender.
- Usar suas redes sociais para mostrar seu conhecimento, formação e já começar a profissionalizar seu conteúdo.
Por fim, é relevante você saber que, assim como em outras profissões e atividades, na Educação Física também é imprescindível desenvolver as chamadas soft skills, ou seja, habilidades comportamentais, como comunicação, empatia, criatividade, flexibilidade e autonomia, entre outras. Recomendamos fortemente que você já comece a identificar aquelas que precisa aprender ou aperfeiçoar e dedique-se a isso desde o início do curso.
E então, você se identificou com a área? Com essas informações, você vai poder tomar uma decisão mais segura e embasada. Para aproveitar todas as oportunidades que o setor apresenta, você precisa de uma boa base de conhecimentos e formação. Portanto, venha se tornar um profissional de Educação Física na PUC Minas. Veja as formas de ingresso e faça essa escolha!