Carreira

Você já deve ter perguntado para seus avós ou pais como eles escolheram o curso que fizeram. Provavelmente, a resposta não foi muito complicada: há alguns anos, as opções eram um pouco mais simples. Pessoas que optaram por carreiras tradicionais tinham um caminho claro, e advogados, administradores, arquitetos, médicos, etc. sabiam muito bem o que escolher na hora de prestar vestibular.

A empregabilidade não era uma preocupação. Hoje, o mercado se transformou. Exige-se muito mais do que conhecimento técnico, e o caminho de carreira nem sempre é linear. Como, então, prever a empregabilidade da graduação que você pretende escolher? Será que a universidade ajuda nisso? Ou por que você deveria se preocupar com isso?

Se essas dúvidas estão pautando a sua opção de curso e instituição, viemos ajudá-lo. Leia este post para saber o que considerar e a importância de entender as possibilidades de entrada no mercado de trabalho antes mesmo de se inscrever.

Por que você deve se preocupar com a empregabilidade antes mesmo de escolher o seu curso.

Avalie a demanda do curso que deseja fazer – mas tenha cuidado

Um levantamento da rede social LinkedIn, publicada no portal da Exame, trouxe os três cargos mais procurados por recrutadores em 2018. Foram eles: engenheiro de DevOps, executivo de contas corporativas e engenheiro front-end.

Como você pode ver, os três giram em torno da área de tecnologia. Assim, o ideal seria fazer um curso de TI, ou pensar, mais tarde, em uma pós que ensine a trabalhar com dados. Mas vamos supor que você não goste muito de lidar com computadores. Essa seria a melhor opção?

Pense sempre primeiro naquilo que pode trazer mais paixão para sua vida profissional. Se você gosta muito de ler, pode ser um indicativo para optar por Letras, Jornalismo, Direito, entre outros cursos. Se nesse ponto você tem dúvidas, sugerimos nosso teste vocacional. Faça aqui.

Agora, para de fato ser contratado no mercado de trabalho, inserir-se em uma área com muita demanda é apenas um fator. Existem vários outros pontos que ajudam nessa inserção, por exemplo, possuir habilidades interpessoais, ter realizado trabalhos voluntários e ser fluente em mais de uma língua.

Dessa forma, você pode desenvolver essas características em qualquer graduação. Precisa, no entanto, contar com boas experiências de aprendizado: professores capacitados, estrutura para experimentar, chance de realizar estágio, oportunidade de fazer intercâmbio, etc.

Aqui, uma escolha pode fazer toda a diferença: a universidade.

A diferença que a universidade faz no seu currículo

Imagine como é o trabalho de um recrutador. Todos os dias, dezenas de currículos chegam, cada um com seus pontos fortes e fracos. É bem possível que o profissional faça uma triagem inicial e analise previamente apenas as características principais.

Segundo a Exame, um dos pontos que saltam aos olhos é a formação acadêmica. Será que o candidato se formou em uma universidade de renome? A área em questão é bem colocada? Pode-se confiar em sua capacidade técnica a partir do diploma?

Para saber mais sobre o nível de empregabilidade de cada instituição, você pode consultar vários índices, como a nota no Enade. Se o curso conquistou uma boa posição, é provável que a capacidade técnica seja positiva.

Além disso, há o RUF (Ranking Universitário da Folha). Mais específico, ele pontua cursos e universidades de acordo com sua entrada no mercado de trabalho. Para isso, consulta os próprios empregadores e mede sua abertura em contratar pessoas de determinadas instituições. Nesse ranking, a PUC Minas se encontra em sexto lugar entre todas as universidades do país.

Isso pode ser percebido no próprio LinkedIn. Veja a formação acadêmica dos funcionários de algumas das maiores e mais inovadoras empresas do Brasil (clique para visualizar a imagem):

Como você pode ver, cursar a PUC Minas é um passo importante para uma carreira de sucesso. Ter um diploma de peso à mão faz diferença no mercado de trabalho. Por isso, é importante e necessário olhar para o potencial de empregabilidade da instituição de ensino que irá escolher.

Percebemos que falar de empregabilidade não é uma tarefa fácil nesses tempos de crise, mas os egressos da PUC Minas Virtual estão se destacando cada vez mais no mercado de trabalho. Os aluno da PUC Minas possuem um alto nível de empregabilidade nas suas respectivas áreas de atuação.

Veja abaixo o nível de empregabilidade de cada unidade da PUC Minas:

empregabilidade

Se você quer saber mais sobre nossos processos seletivos, não deixe de acessar o site. Você pode optar pelo vestibular tradicional ou pelo processo seletivo contínuo ou ainda submetendo a nota do ENEM ou uma redação para seleção. Saiba mais aqui. Há também as opções de obtenção de novo título/transferência.

E não deixe de conferir o nosso e-book Intercâmbio na PUC Minas: saiba como ganhar o mundo. São mais de 160 universidades parceiras em 20 países diferentes. #vempraPUCMinas

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais