Carreira

Será que o trabalho precisa ser sempre desgastante ou ser apenas uma fonte de renda? E a satisfação em realizar algo profissionalmente, existe ou é meme? Dá para ser profissional fazendo o que se gosta? Esses e outros questionamentos surgirão ao longo da construção da sua carreira, sobretudo se você quer encontrar o emprego dos sonhos — dos seus sonhos. 

Aqui na PUC Minas, nós acreditamos que é, sim, possível alcançar um trabalho que o realize como pessoa humana, que tenha uma remuneração justa e que contribua para o desenvolvimento da sociedade. Por isso, hoje vamos conversar sobre emprego dos sonhos e como consegui-lo. Acompanhe! 

Antes de tudo, entenda o que é valor para você

Encontrar o emprego dos sonhos parte de você, do que você gosta, almeja e sonha. Isso porque cada pessoa tem uma concepção do que é sucesso, felicidade e realização profissional. Para algumas pessoas, pode ser um salário alto ou status de gerência. Para outras, pode ser mais tempo livre e qualidade de vida, gerar impacto social e tantas diferentes possibilidades. Dessa forma, o primeiro passo é entender o que importa para você. Compartilhamos abaixo três dicas para mapear tudo isso. Confira! 

Dedique-se ao autoconhecimento

Parece até repetitivo tocar no assunto do autoconhecimento, mas isso é porque tudo começa em você, na sua essência. E quanto mais você se entende, mais acertadas e coerentes serão as suas escolhas e tomadas de decisão em todos os campos da vida. 

Você precisa, então, fazer uma análise de si mesmo e mapear o máximo de atributos possíveis da sua identidade. Para isso, há testes, dinâmicas, ferramentas e, claro, a ajuda profissional, como a psicoterapia. 

A PUC Minas desenvolveu um teste de orientação profissional, que você pode fazer gratuitamente. Aproveite! 

Avalie suas forças e fraquezas

O segundo passo é a boa e velha lista. Faça uma lista profunda do que você tem de bom, das suas habilidades, daquelas coisas nas quais você manda bem mesmo. Depois, faça uma lista dos pontos sensíveis, do que você ainda não tem e do que precisa melhorar. 

Isso vai ajudá-lo a entender seu perfil profissional e a fazer um paralelo com as possibilidades da profissão, as características das áreas de atuação e as atribuições de uma vaga de emprego, por exemplo. 

Tenha em mente o que você espera do trabalho

Você já ouviu aquela frase que diz que, quando não se sabe para onde vai, qualquer lugar serve? Pois é, só que qualquer lugar não é o emprego dos sonhos. Além disso, conduzir a construção de uma carreira de sucesso (pela sua ótica) vai ser muito mais difícil. 

Assim, vamos para mais listas! Coloque no papel, ou no app, ou na planilha, o que você gostaria de fazer em uma empresa, qual ambiente de trabalho lhe agrada mais, a remuneração que deseja, entre outros elementos. E pense também no que você não faria de jeito nenhum, que não tem nada a ver com sua identidade e que você considera inconcebível. 

 

Pode ter certeza de que, na hora de ler a descrição de uma vaga de trabalho, ter isso nítido vai valer a pena. 

Emprego dos sonhos anda junto da qualificação profissional

Quanto mais qualificado você estiver, mais poderá correr atrás do que realmente deseja na sua profissão. E estamos falando tanto da parte técnica, dos estudos e conhecimento, quanto das habilidades e competências socioemocionais. Para alcançar esses objetivos, se liga nas dicas a seguir. 

Continue estudando

Para ser um profissional qualificado, você deve aprofundar seus conhecimentos e buscar aprender cada vez mais a respeito da sua profissão. O caminho é seguir estudando, explorar novos campos e possibilidades. 

Depois de se formar na faculdade, há diversas opções de pós-graduação, como especialização, MBA, mestrado e doutorado, que abrem portas para que você amplie sua base técnico-científica e se prepare para assumir mais responsabilidades e funções mais complexas. E há, ainda, os cursos de curta duração, que proporcionam habilidades específicas e podem ser realizados a qualquer momento. 

Acompanhe as tendências do mercado

A inovação está presente em todas as atividades econômicas e em todos os setores. As transformações estão cada vez mais dinâmicas, e o que era impensável ontem é uma realidade amanhã. 

Portanto, é fundamental ficar antenado em tudo que acontece na sua área, como também em campos que influenciam todo o mercado, como a sociedade, a política, a ciência e outros. Em suma, acompanhe as tendências, seja curioso e informado. 

Turbine suas habilidades e competências

Afora o conhecimento acadêmico, você pode “rechear” mais o seu currículo. Por exemplo, com novos idiomas, o que pode lhe garantir a oportunidade de um intercâmbio, aquela vaga em uma multinacional e até trabalhar fora do Brasil, já pensou? 

Também é possível viver novas experiências em trabalhos voluntários e projetos de extensão, tirar certificações que são necessárias para sua área, publicar um artigo, integrar grupos de pesquisa e participar de eventos importantes, entre outras atividades.

Busque oportunidades alinhadas com seus objetivos 

Candidatar-se a uma vaga de emprego, aceitar um trabalho ou projeto na ansiedade por atuar na área, sem entender ao certo a proposta, ou pegar só porque foi o primeiro que apareceu, pode não ser uma boa ideia. Vamos mostrar como encontrar os trabalhos que dão match com você. 

Pesquise e pesquise

A ideia aqui é aproximar-se de empresas que sejam coerentes com você e, em um primeiro momento, isso acontece pela pesquisa. A internet está aí para ajudar. Entre no site das empresas, veja as ações delas, acompanhe notícias a respeito e siga-as nas redes sociais. 

Outro ponto da pesquisa é entender a fundo a proposta de trabalho, ler com atenção toda a descrição da vaga. Chegou ao processo seletivo? Fique tranquilo, pois você poderá fazer perguntas na entrevista de emprego, o que inclusive conta a seu favor, pois demonstra interesse. 

Cuide de sua marca pessoal

Da mesma maneira que você está procurando um emprego dos sonhos, as organizações também estão em busca de um funcionário de alto nível. Você pode ser encontrado pelos recrutadores por meio da apresentação de suas skills, sua reputação, o famoso networking (que falaremos a seguir), entre outros meios. 

Só que isso não acontece por acaso e você vai precisar criar uma marca pessoal, que comunique seus atributos e qualificações técnicas e comportamentais. Conversamos com a especialista no tema Fabiana Lopes e vale a pena demais você conferir esta entrevista

E o LinkedIn? Ah! Esse pode ser um grande aliado, uma ponte entre você e esse trabalho com o qual você tanto sonha. É indispensável ter um perfil estratégico na rede. Por isso, sugerimos a leitura do Guia Prático: como ser notado no LinkedIn, que você acessa gratuitamente no Conexão PUC Minas. 

Faça networking

Os relacionamentos profissionais são relevantes em múltiplos momentos da carreira, entre eles, a busca pelo emprego dos sonhos. Dessa forma, é interessante começar a montar sua rede de contatos ainda na graduação. Estamos falando de colegas da sua turma e das outras, professores, profissionais que vão à universidade palestrar, pessoas do seu estágio, antigos gestores, caso você já tenha trabalhado antes, sim, profissionais que são referência para você. Aproveite as redes sociais para se aproximar desses grandes nomes e, quem sabe, vender seu peixe, não é mesmo? 

Extrapole a sala de aula, vá a eventos, converse com estudantes de cursos relacionados ao seu, enfim, apresente-se (bem) ao mundo. 

Viu só como ter um emprego que faça você feliz e o realize em várias esferas é algo a seu alcance? E a boa notícia é que quem tem as rédeas na mão é você. É oportuno ressaltar que o emprego dos sonhos não é sinônimo de emprego perfeito. É preciso entender que você terá desafios, precisará lidar com pessoas e pontos de vista distintos, entre lideranças e colegas. Provavelmente aparecerão erros e problemas no caminho. Mas todos esses aspectos são normais, acontecem e é necessário lidar com eles com maturidade e equilíbrio, certo? 

Quer uma ajuda para se preparar desde o começo da faculdade? Faça gratuitamente o curso Empregabilidade, criado pela PUC Minas em parceria com a Sólides. 

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais