Carreira

“Engenharia” é um termo vasto que abrange várias disciplinas. Da Engenharia de Produção à Engenharia Ambiental e Sanitária, todas elas se preocupam com as estruturas e processos de construção usando os princípios da Matemática e da Física.

São os engenheiros que projetam, constroem, testam e mantêm sistemas e processos funcionando, ou seja, são peças fundamentais para manter o mundo em movimento. Por isso, se você é uma pessoa que gosta de solucionar problemas e promover melhorias no desempenho de processos, a carreira na engenharia pode ser ideal para você.

A procura por engenheiros também está cada vez maior, devido à sua formação multidisciplinar e a grande quantidade de projetos de desenvolvimento em todas as áreas da sociedade.

Devido à especialização que esse campo exige, para você se capacitar na área, é necessário fazer um curso superior. A PUC Minas oferta diversos cursos de graduação em engenharia, sendo que, na área de produção, há a modalidade presencial e a virtual, que está bastante em alta. 

A seguir, trazemos para você: as principais áreas em que você pode atuar em Engenharia de Produção, a grade curricular do curso e demais informações sobre o mercado de trabalho.

Como funciona o curso de Engenharia de Produção EAD da PUC Minas

A Engenharia de Produção, em especial, é a área responsável pelo projeto, implantação, melhoria e manutenção de sistemas produtivos integrados, envolvendo pessoas, materiais e equipamentos.

No curso de Engenharia de Produção EAD da PUC Minas, você será preparado para se tornar um profissional com uma sólida formação intelectual, terá acesso a metodologias inovadoras de ensino e, como o curso é ofertado a distância, terá a vantagem de poder organizar seu próprio horário de estudo, escolhendo quando e onde estudar.

Para você ter uma ideia de como o ensino a distância vem crescendo no Brasil, a modalidade aumentou de 19,1% em 2019 para 26,8% em 2020, segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2022. Foi a primeira vez, em todas as edições do Censo do Ensino Superior, que o número total de matrículas no EAD (2 milhões) superou o presencial (1,75 milhão).

E não é só isso! Em várias disciplinas, você obterá uma formação prática sólida realizada nos laboratórios virtuais do curso de graduação EAD, onde você terá a oportunidade de realizar trabalhos em equipe, desenvolvendo o aprendizado coletivo e colaborativo, habilidades muito valorizadas no ambiente empresarial.

Com duração de 5 anos, o curso tem como pilares de estudo: Conhecimentos Gerais, Gestão Empresarial, Base Tecnológica e Formação Específica.

Grade curricular do curso de Engenharia de Produção EAD

A grade curricular do curso é estruturada com foco no conteúdo de 10 grandes áreas da Engenharia de Produção, definidas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). São elas:

  • Engenharia de Operações e Processos da Produção;
  • Engenharia da Qualidade;
  • Logística;
  • Engenharia da Sustentabilidade;
  • Engenharia Econômica;
  • Educação em Engenharia de Produção;
  • Engenharia do Trabalho;
  • Engenharia do Produto;
  • Engenharia Organizacional;
  • Pesquisa Operacional.

Conheça a matriz curricular do curso.

Áreas de atuação do engenheiro de produção

A Engenharia de Produção é um subconjunto da Engenharia Mecânica, combinando Ciência Gerencial e Tecnologia de Manufatura. Por sua natureza interdisciplinar, é um campo que oferece várias possibilidades de carreira com diversas opções de especialização.

As empresas buscam engenheiros altamente qualificados, capazes de atuar em várias áreas funcionais, incluindo pesquisa e desenvolvimento, design, produção e serviços.  

O bacharel em Engenharia de Produção é um profissional multifuncional que pode atuar em:

  • Organizações manufatureiras, de construção e de serviços;
  • Nas instituições e empresas públicas;
  • No próprio empreendimento.

Na indústria, você poderá trabalhar em empresas:

  • Siderúrgicas;
  • De mineração;
  • Metalomecânicas;
  • Automotivas;
  • Eletrônicas;
  • De equipamentos;
  • De móveis;
  • Couro-calçadistas, etc.

 Na área de serviços, pode atuar em setores como:

  • Consultoria;
  • Logística;
  • Instituições financeiras;
  • Turismo;
  • Saúde;
  • Varejo;
  • Ensino.

Áreas da Engenharia de Produção em alta

Para se destacar na área e construir uma carreira de sucesso em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, você deve ser um engenheiro capaz de lidar com situações que exigem agilidade e flexibilidade na resolução de problemas — competências que você adquire ou desenvolve em um curso de graduação.

Confira as áreas que mais têm buscado engenheiros de produção:

Engenharia Econômica

É a aplicação de princípios econômicos e cálculos em projetos de engenharia. É importante para todos os campos da engenharia porque, mesmo que um projeto de engenharia seja tecnicamente sólido, ele vai falhar se não for economicamente viável.

Nessa área, você será responsável pela análise do resultado financeiro e pelas orientações sobre o que fazer.

A análise da engenharia econômica é frequentemente aplicada a projetos de engenharia, a fim de escolher o projeto ideal, considerando a viabilidade técnica e econômica.

Pesquisa Operacional

A Pesquisa Operacional (PO) soluciona problemas que podem envolver tomada de decisões simples ou complexas relacionadas à produção. Os problemas são divididos em componentes básicos e resolvidos em etapas estabelecidas por análise matemática.

Para a tomada de decisões, o campo da PO fornece uma abordagem melhor do que ferramentas comuns de software e análise de dados.

Atuando nessa área, você poderá auxiliar as empresas a obter grupos de dados mais completos, ponderar as opções disponíveis, prever todos os resultados possíveis e fazer estimativas do risco.

Engenharia da Sustentabilidade

A Engenharia da Sustentabilidade é a prática de projetar produtos e processos que impulsionam a eficiência de materiais e energia para minimizar seu impacto ambiental, reduzindo custos e melhorando os resultados.

Hoje, consumidores e investidores estão cada vez mais interessados na questão ambiental. Por isso, os fabricantes estão adotando iniciativas de sustentabilidade em suas estratégias de desenvolvimento de produtos.

Com a necessidade das organizações se adequarem aos processos sustentáveis, a procura por engenheiros de produção poderá ter um grande aumento.

Gestão de Produto

A Gestão de Produto é o trabalho de acompanhamento de todos os processos de um produto específico em uma empresa, desde seu lançamento até sua retirada do mercado.

Nessa área, seu papel é equilibrar a necessidade de agregar valor à empresa (geralmente lucro) com o que os clientes desejam e o que for possível técnica e operacionalmente.

Isso significa que você deverá criar uma estratégia de produto, pensar no que construir (desenvolvimento de produto) e descobrir como comercializar e vendê-lo (marketing de produto).

Engenharia Organizacional

O foco da Engenharia Organizacional é aumentar a eficiência, eficácia, comunicação e coordenação em grupos de todos os tipos, como equipes, comitês e departamentos, em qualquer tipo de organização e em todas as áreas.

Na área de Engenharia Organizacional, você será responsável por elaborar planejamentos estratégicos, avaliar desempenhos e gerenciar projetos.

Engenharia de Qualidade

O engenheiro de qualidade trabalha para garantir a qualidade geral dos produtos fabricados, testando processos, monitorando padrões de qualidade, criando documentos, elaborando testes de qualidade e definindo os critérios que um resultado de teste deve atender.

Neste cargo, você irá monitorar a qualidade de um processo e desempenhar um papel fundamental na correção de problemas quando eles surgirem.

Pós-graduação em Engenharia de Produção EAD

Além do curso de graduação, a PUC Minas oferece a pós-graduação em Engenharia de Produção EAD, destinada a profissionais com graduação em Engenharia, Administração e áreas afins. Se você é graduado em uma dessas áreas e deseja se preparar para atuar no desenvolvimento dos sistemas produtivos das organizações, conheça todos os detalhes sobre a pós.

Para você, que quer conhecer melhor outras carreiras, dicas de área de atuação e como está o mercado de trabalho, continue acompanhando o blog!

Posts relacionados

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

O conceito de Lifelong Learning, ou aprendizagem ao longo da vida, ganha cada vez mais relevância em um mundo em constante evolução, que exige atualização contínua das nossas competências para não ficarmos...

Ver mais

PUC Aberta: por que você precisa viver essa experiência

PUC Aberta: por que você precisa viver essa experiência

O PUC Aberta é um evento de relacionamento da PUC Minas, totalmente gratuito, que ocorre anualmente, tendo como público-alvo os estudantes que desejam ingressar em uma grande universidade avaliada com nota máxima...

Ver mais

Qual é o futuro do Direito? A diretora da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas explica!

Qual é o futuro do Direito? A diretora da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas explica!

Conhecido por ser um dos campos mais tradicionais, como será que o Direito está se configurando frente às profundas transformações tecnológicas e sociais e ao mercado de trabalho do futuro?  Novos segmentos,...

Ver mais

Conheça as principais áreas da Odontologia

Conheça as principais áreas da Odontologia

Ao decidir seguir a profissão de dentista, é preciso conhecer as principais áreas da Odontologia para entender qual delas tem mais a ver com você e com seus interesses.  Os dentistas ajudam...

Ver mais