As soft skills estão cada vez mais valorizadas pelas organizações em todos os setores da Economia e desenvolvê-las é super importante para ter sucesso profissional. Se você acompanha nosso blog, deve ter notado que sempre destacamos esse fato. Mas e as hard skills? Elas também são valorizadas? Também fazem a diferença? O que são exatamente as hard skills? Pode ficar tranquilo, vamos responder todas essas perguntas e mostrar por que você deve considerá-las como habilidades importantes na construção de sua carreira. E claro, como treiná-las e adquiri-las. Partiu aprender?
Hard skils X Soft skills
De modo bem direto, as hard skills são as competências técnicas e as soft skills as competências comportamentais. Na prática, significa que tudo aquilo que diz respeito ao exercício da sua profissão, que é uma atividade ou ferramenta que lhe torna tecnicamente capacitado, pode ser englobado nas hard skills. Já as soft skills, também chamadas de competências transversais, relacionam-se à sua forma de se comportar, de interagir com as pessoas e lidar com as situações. Alguns desses atributos já fazem parte da sua personalidade, sabia?
E sabe a boa notícia? Quem ainda não possui essas competências, pode aprendê-las e desenvolvê-las, assim como a qualificação técnica. Então, as hard skills são adquiridas e aprimoradas por meio da capacitação técnica e as soft skills pelo autoconhecimento, terapia, dinâmicas e desenvolvimento humano.
Veja por que desenvolver as hard skills
As hard skills são as competências que vão fazer você se tornar especialista na sua profissão, aperfeiçoar as habilidades e expandir o conhecimento. E como elas são, de certa forma, tangíveis, são também o seu cartão de visita para o mercado de trabalho. É por meio delas que os empregadores vão chegar até você, se interessar pelo seu currículo e, num primeiro momento, julgá-lo apto ou não a ocupar determinada vaga. Com o passar do tempo em sua jornada profissional, a aquisição de novas competências desse tipo também podem ajudá-lo a receber ou não uma promoção, por exemplo.
Desse modo, as competências técnicas são o que atestam que você sabe trabalhar, que tem bagagem e habilitação para resolver problemas da área, bem como apresentar soluções, traçar e executar estratégias. É também com o aprofundamento das hard skills que você se torna uma referência de qualidade no mercado.
Conheça as principais hard skills procuradas pelos empregadores
As hard skills estão ligadas ao exercício, à prática mesmo da profissão e, por isso, cada área tem suas necessidades e exigências específicas, logo, requer habilidades distintas. No entanto, há competências que são relevantes para os profissionais dos mais diversos segmentos e atividades. Listamos a seguir as principais para você.
Formação profissional
Como dissemos, as hard skills são aquelas competências técnicas, assim, o melhor caminho para desenvolvê-las é a partir de uma sólida base de conhecimento, como cursos, treinamentos, graduação, pós-graduação, entre outros. Algumas profissões não exigem um diploma, mas exigem conhecimento científico, pesquisa, estudo e um suporte conceitual. Por isso, continue estudando, aperfeiçoando seu conteúdo, aprofundando em tudo que envolve a área que você escolheu.
Idiomas
O domínio de outros idiomas é bastante valorizado pelos empregadores e abre mais oportunidades de atuação em grandes organizações e multinacionais. Sem contar que, com o avanço da tecnologia e da internet, as fronteiras entre os países deixam de existir no dia a dia de trabalho. Então, não deixe o estudo de outras línguas para depois. Só para ter ideia da importância, a capacidade de se comunicar em inglês deixou de ser uma habilidade desejada para pré-requisito para conseguir aquela vaga numa grande empresa; deixou de ser diferencial e o mercado já vem buscando, inclusive, outras línguas como o espanhol e o mandarim.
User experience
Nós estamos na chamada era da experiência, em que a conexão com o consumidor e com o público em geral tomou um caráter mais humanizado e por isso a forma como as pessoas vivenciam uma marca, a experiência que elas têm com uma empresa por meio de seus pontos de contato, funcionários e produtos é o que de fato gera valor para ela. Dessa forma, a experiência do usuário passou a ser uma competência procurada pelo mercado, que tem o sentido de criar soluções, serviços e metodologias que se baseiam na percepção de quem vai consumir. Vale para todos os públicos: clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros, imprensa, dentre outros.
Comunicação escrita
Assim como a comunicação interpessoal é imprescindível para os relacionamentos, a escrita é uma competência vital para os profissionais de todas as áreas. É importante ter clareza para escrever e-mails, relatórios, comunicados e documentos diversos no contexto corporativo. Há quem despreze essa competência, mas não seja essa pessoa! Treine bastante a organização das ideias na forma escrita. Essa habilidade poderá se tornar a diferença no dia a dia de trabalho e na disputa pela vaga que você tanto deseja.
Leitura de dados
Você sabe interpretar uma planilha corretamente, ler gráficos e extrair informações de um relatório de dados? Essa é uma competência importante e em tempos de big data, em que temos como colher os mais diversos dados e usá-los como base para planejar estratégias e ações, tornou-se indispensável.
Marketing pessoal
O marketing pessoal está relacionado à maneira estratégica de se apresentar, ressaltando suas potencialidades, competências e experiências, a fim de que seus superiores, pares ou colegas criem uma imagem positiva sobre você. Hoje em dia, boa parte dos contatos e o networking acontece por meio das redes sociais, principalmente o LinkedIn. Nossa dica é que você comece a treinar seu marketing pessoal por lá. E claro, temos aquela ajuda para você: baixe agora mesmo nosso e-book “Marketing Pessoal: como cuidar da sua imagem na internet”.
Certificações
Para se exercer determinados cargos em várias áreas é necessário ter certificações que atestam sua proficiência naquele assunto. É uma ótima forma de adquirir conhecimento comprovável e turbinar seu currículo. Campos como T.I, Marketing, Contabilidade, Gestão, dentre outras, possuem uma vasta gama de competências e aprendizados que podem ser adquiridos por meio de certificações. Ah, mas e se a grana está curta? Comece pelas opções gratuitas. Há instituições renomadas que oferecem treinamentos, cursos e certificações de maneira gratuita.
É fundamental compreender que as soft e as hard skills existem e atuam simultaneamente, de forma integrada ou complementar. Foi-se o tempo em que um funcionário com ótimo desempenho técnico bastava para as empresas, mas também não há negócio que se sustente apenas com a boa convivência. O ideal é que você busque o equilíbrio entre as competências técnicas e as comportamentais, para que seja um profissional completo, também chamado de “o profissional do futuro”, que enche os olhos do mercado e alcança grandes oportunidades.
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