As dúvidas na hora de escolher qual graduação fazer são supernormais. Afinal, essa é uma tomada de decisão muito importante e que vai movimentar os próximos anos da sua vida. Quando se trata de áreas afins, é comum confundirem-se as características e as formas de atuação, como ocorre com Biomedicina e Farmácia, que são as profissões de que falaremos hoje.
E faremos isso para lhe ajudar a entender o que é cada uma dessas áreas, como o profissional atua, quais aspectos levar em conta na escolha do curso, entre outras variáveis, e, assim, permitir-lhe optar pela que tem mais coerência com seu perfil e com seus planos. Vamos lá!
Entenda o que é Biomedicina e o que é Farmácia
Temos aqui dois campos que pertencem à área da Saúde e que de fato apresentam algumas funções que podem ser exercidas por ambos os profissionais. Entretanto, são duas perspectivas diferentes, com base em conhecimento e atuação distinta. Ou seja, não faz sentido nenhum dizer que as duas profissões são a mesma coisa.
Vamos explicar o que é e quais os atributos desses dois braços da Saúde. Assim, vai ficar mais fácil identificar qual dos caminhos corresponde ao que você planeja. Veja a seguir.
Por dentro da Biomedicina
A Biomedicina é o campo da Saúde relativamente novo e que dialoga com todas as demais profissões da área. Por ser muito diversa, conta com dezenas de possibilidades de atuação, como veremos. Mas antes, pense aí, você sabe mesmo o que é Biomedicina?
Pois bem, esse é setor da Saúde que estuda a fundo as doenças, suas manifestações, causas, sintomas, contaminação, microorganismos envolvidos, entre outros, com o intuito de gerar dados e soluções para o trabalho de outros profissionais, como médicos e médicos- veterinários. Os biomédicos atuam muito nos bastidores dos estudos, dos tratamentos e dos procedimentos de saúde, ou seja, em praticamente todas as atividades de saúde, há a contribuição da Biomedicina, seja na prevenção, seja no diagnóstico, seja no tratamento.
E o mercado de trabalho? Embora ainda não seja de conhecimento geral como Odontologia e Fisioterapia, a profissão vem ganhando mais relevância dentro da Saúde, principalmente por contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho de outras áreas.
O Conselho Regional de Biomedicina (CFBM) listou mais de 30 possibilidades de atuação para os biomédicos, tais como:
- Análises clínicas
- Análises ambientais
- Genética
- Imagenologia
- Estética
- Biologia molecular e outras
Durante a pandemia, foi expressiva a expansão do setor, o aumento da empregabilidade e a valorização do profissional. Portanto, é se preparar para aproveitar as oportunidades.
Por dentro da Farmácia
Quando se fala em Farmácia, logo se faz associação com a produção e o estudo de medicamentos. Não está errado, mas farmacêuticos tem um leque enorme de opções para atuar. Algumas delas são até exclusivas para esses profissionais. As áreas que têm maior destaque são:
- Farmácia clínica
- Alimentação
- Perícia criminal
- Cosmetologia
- Estética
- Vigilância farmacológica, entre tantas outras, como define o Conselho Federal de Farmácia (CFF)
Além de suas interseções com a Biomedicina, a Farmácia está muito relacionada à Química e conversa com todas as demais profissões da área da Saúde.
Esse é um setor com boa empregabilidade e remuneração atrativa, e, assim como os biomédicos, os farmacêuticos viram as oportunidades de trabalho crescerem bastante na pandemia.
Conheça os cursos de graduação em Biomedicina e em Farmácia da PUC Minas
A universidade oferta as duas graduações em formato presencial, sendo Farmácia na PUC Coração Eucarístico e Biomedicina nas unidades Betim, Contagem, Poços de Caldas e Praça da Liberdade. Abaixo você saberá mais sobre ambas.
Curso de Farmácia
Farmácia está entre os novos cursos da PUC Minas, lançados neste ano. A grade foi desenvolvida considerando a versatilidade da profissão, a qualidade técnico-científica amparada pela educação humanística e as demandas mercadológicas. Desse modo, entre as disciplinas, você estudará todas as faces da Química, a saúde pública, os métodos de pesquisa, a ética, a Sociologia, a Biotecnologia e outras. O curso tem 10 períodos e faz exigência de estágio.
Como é um setor cada dia mais dinâmico e inovador, a tendência é continuar crescendo e se transformando. Na PUC Minas, você encontra infraestrutura, professores e oportunidades para entrar com tudo no mercado de trabalho do futuro.
Veja mais informações sobre o curso de Farmácia da PUC Minas.
Curso de Biomedicina
Assim como em Farmácia, o curso de Biomedicina tem como base a visão humanística, que é um valor da universidade, o conhecimento técnico-científico de alto nível de qualidade, grupo de professores formados por mestres e doutores e aquela estrutura de ponta, que permite ao estudante praticar o que ele aprende na sala de aula, desenvolver projetos e realizar pesquisas diversas.
Para abranger uma área tão plural, a grade curricular trabalha campos como: Genética, Bioengenharia, Saúde, Farmacologia, Microbiologia Clínica, além das disciplinas de formação da pessoa humana, como Ética e Cultura Religiosa. A duração do curso é de 8 períodos e também tem estágio obrigatório.
Confira mais informações sobre o curso de Biomedicina da PUC Minas.
As duas profissões se encontram em muitos pontos, mas são bem diferentes em seus fundamentos, na formação acadêmica e no trabalho propriamente dito, mesmo que algumas situações possam exercer as mesmas atividades. Isso é mais uma evidência de que são sim áreas próximas, mas carecem de pessoas com perfis profissionais e características pessoais distintas. Isso torna tanto a Biomedicina quanto a Farmácia segmentos ainda mais múltiplos e interessantes para você que já se identifica com a área da Saúde.
Com essas dicas, independentemente da sua escolha, você poderá contar com uma universidade de verdade. Agora, você já está pronto para o próximo passo. Então, #vemprapuc!