Carreira

Diante de um turbilhão de mudanças, novas carreiras surgindo, outras que existirão nos próximos anos e ainda não foram inventadas, mercado e sociedade cada vez mais conectados e exigentes, fica a pergunta: qual é o futuro da área de Comunicação Social? 

Conversamos com a professora Adelina Martins, diretora da FCA (Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas), a respeito de tendências, mercado de trabalho, tecnologia, formação e dicas para você que está começando sua jornada profissional. 

Recomendamos fortemente a leitura desta entrevista que é puro ouro para estudantes e profissionais que estão chegando ao mercado de trabalho. Confira!

1) Na sua visão, quais as principais transformações que estão por vir na área de Comunicação como um todo? O que esperar do mercado de trabalho do futuro?

A área da Comunicação precisa sempre acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, sejam culturais, sejam ambientais, sejam tecnológicas. Acredito que a Inteligência Artificial esteja cada vez mais presente na área da Comunicação, o que implica o uso ético e estratégico das informações obtidas, com curadoria dos conteúdos e maior capacidade crítica dos profissionais da área. Creio que as organizações/empresas/marcas demandarão cada vez mais o desenvolvimento de estratégias e ações de comunicação voltadas à sustentabilidade, à diversidade e à inclusão. 

Penso que teremos um uso cada vez maior de múltiplos canais de comunicação e novos formatos e plataformas. Com isso, será preciso buscar outras formas de produzir e compartilhar informações e conteúdos. Acredito que a interatividade e a experiência serão ainda mais valorizadas pelas pessoas e, desse modo, a comunicação precisará atuar cada vez mais de maneira dialógica e participativa. Enfim, o mercado de trabalho da Comunicação vem se reconfigurando e atualizando a cada dia, com novas áreas de atuação, novos formatos de trabalho, novas tecnologias, e, com isso, novos tipos de demandas surgem a todo instante.

2) De que modo o crescimento de pautas como a diversidade e de agendas como a ESG estão impactando e continuarão a impactar na atuação dos profissionais da Comunicação?

A Comunicação é uma área extremamente dinâmica e precisa estar antenada às transformações que vêm ocorrendo  de forma mais acelerada na sociedade. Os profissionais de Comunicação têm de acompanhar esse movimento, por exemplo, com a aplicação da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Seja atuando nos veículos e nas mídias de comunicação, seja produzindo notícias e conteúdos que despertem para a importância dos ODS, seja no contexto das organizações de todos os tipos, disseminando os valores institucionais, seja na produção de roteiros para filmes que abordam essas temáticas, seja ainda produzindo campanhas publicitárias que conscientizem as pessoas para a importância de fazerem sua parte. Portanto, o papel da Comunicação é fundamental nesse processo.

3) Por falar em mudanças, sabe-se que, nos próximos anos, serão demandadas profissões que ainda não existem. Com essas transformações tão rápidas, como os estudantes e os profissionais da área de Comunicação podem se preparar para se manterem competitivos no mercado?

Acredito que os estudantes precisam desenvolver um pensamento crítico e propositivo para poderem atuar de acordo com as novas demandas e pautas que surgem diariamente. Eles devem ler muito; ter domínio dos conteúdos teóricos e técnicos ensinados na Universidade; acompanhar as novidades da área de Comunicação e os acontecimentos ao redor do mundo; se possível fazer intercâmbio; aprender outros idiomas; conhecer outras culturas; fazer estágios em diversos tipos de organização, atuando em áreas diferentes no campo da Comunicação, e participar do desenvolvimento de projetos que gerem impacto positivo na sociedade.  

Já em relação aos profissionais da área, penso que há necessidade de desenvolver novas competências como a resiliência e a inovação para se adaptarem aos novos cenários que virão. Além disso, dominar as novas ferramentas, as plataformas e os canais de comunicação e saber usá-los de forma estratégica. Precisam promover estratégias e ações de comunicação relacionadas à ESG, aplicando-as de forma ética e responsável no contexto das organizações. E, sem dúvidas, acompanhar as tendências que as pesquisas da área apontam.

4) Para quem tem interesse em uma das profissões da área ou está iniciando a faculdade, quais as principais soft skills nas quais já ficar de olho?

Para os profissionais de Comunicação, várias soft skills são importantes e devem ser desenvolvidas, como a empatia para promover uma comunicação interpessoal mais relacional e próxima; a escuta ativa, dando voz ao interlocutor a fim de  que ele se expresse e seja compreendido; a mediação de conflitos para atuar em situações de tensionamento; a resiliência e adaptabilidade com o intuito de se adaptar às mudanças.

5) Como a PUC Minas prepara os estudantes para o mercado de trabalho do futuro? Quais os diferenciais da Universidade para isso?

A PUC Minas é uma universidade completa, foi reconhecida pelo MEC com nota máxima e oferece muitas possibilidades aos seus alunos. Alguns dos seus diferenciais são:

  • PUC Carreiras, que disponibiliza uma plataforma com ofertas de vagas de estágio e emprego, até mesmo depois que o aluno se forma.
  • Intercâmbio estudantil, em que seus alunos podem estudar em instituições parceiras em diversos lugares do mundo.
  • Vários projetos, programas e ações de extensão com efetiva conexão com a sociedade, propiciando ao aluno uma formação cidadã e humanista, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano.
  •  Projetos Pedagógicos de Curso inovadores, assegurando uma formação crítica e humanística e de efetiva qualificação técnico-profissional.
  •  Moderna estrutura laboratorial, com os melhores recursos e equipamentos disponíveis no mercado, o que permite uma aplicabilidade prática dos conteúdos ensinados.
  •  Corpo docente qualificado e atualizado, proporcionando trocas, experiências e um aprendizado efetivo aos estudantes.

6) Quais dicas você dá para quem está iniciando a graduação em um dos cursos da área de Comunicação?

Estude muito, leia de tudo, especialmente bons livros e busque o conhecimento em todas as suas formas. Participe de projetos de Iniciação Científica que abrem suas perspectivas de pesquisa e possibilidades de atuação profissional. Aproveite os professores que estão sempre disponíveis para ajudar e orientar os alunos. Participe de ações e projetos extensionistas que contribuam para a transformação social. 

Aproveite a estrutura física da Universidade, como a biblioteca, que tem milhares de títulos físicos e online; os espaços de convivência que permitem networking com professores e colegas; os laboratórios e centros de experimentação com acompanhamento de professores. Enfim, tire proveito de tudo o que a Faculdade de Comunicação e Artes e a PUC Minas têm para oferecer.

Com as informações e as dicas que a professora Adelina compartilhou, é possível ter um panorama do que vem pela frente e já se preparar para este mercado superdinâmico que as profissões da Comunicação encontram. E você pode começar a fazer a diferença agora mesmo, aproveitando toda a estrutura, a tradição e a excelência da PUC Minas. 

Ainda não escolheu qual curso tem mais a ver com você? Veja mais informações sobre a Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais