Conhecido por ser um dos campos mais tradicionais, como será que o Direito está se configurando frente às profundas transformações tecnológicas e sociais e ao mercado de trabalho do futuro?
Novos segmentos, novas perspectivas e ainda mais possibilidades de carreira estão surgindo. Do mesmo modo, a forma de se trabalhar no dia a dia, nas atividades cotidianas da área, também está passando por mudanças.
E quem vai te ajudar a entender todo esse cenário é a diretora da Faculdade Mineira de Direito, professora Wilba Bernardes. Vale muito a pena conferir a entrevista.
1. Temos acompanhado profundas transformações tecnologicas, sociais e mercadologicas, entre
outras. Como a area do Direito vem recebendo essas mudancas?
A alteração de paradigmas é sempre um momento desafiador e instigante e, nesse sentido, uma possibilidade de refletirmos e repensarmos nossa forma de atuar. Com o Direito não é diferente. As mudanças têm sido acompanhadas mediante um processo gradual, requerendo, pontualmente, algumas adaptações. Isso envolve, necessariamente, uma maior aproximação com as áreas de tecnologias da informação e o fomento a uma visão inter e transdisciplinar do conhecimento.
2. Quais as principais contribuições da tecnologia para as carreiras ligadas ao Direito?
As contribuições estão presentes na possibilidade de reduzir o trabalho do profissional em funções repetitivas e mecânicas, abrindo espaços para ampliar a compreensão do Direito e a atuação estratégica dos profissionais jurídicos que não devem desprezar a necessidade de fundamentação, com acuidade, ou seja, de fácil compreensão, das decisões que envolvem os casos concretos e suas especificidades. As novas tecnologias podem contribuir com a área, promovendo soluções mais rápidas e céleres, quando nos deparamos com o fenômeno da judicialização excessiva. Assim, em demandas que não envolvam análise fática, teríamos um retorno mais eficiente à sociedade.
3. Quais áreas têm surgido frente a esse cenário de transformações?
O Direito sempre foi uma área com uma variedade de possibilidades de atuação, como Advocacia, Ministério Público, Defensoria Pública, Magistratura, Diplomacia etc. Tais áreas, clássicas, continuam a requerer um profissional que atue de forma sensível e humana e permanecem neste cenário de transformações. O que se alteram são as habilidades que serão requeridas dos novos profissionais. Mas áreas como o Direito Digital, o Direito Ambiental, Direito Energético, Trading, Biodireito, Direito Médico, Compliance e Arbitragem merecem destaque recentemente. Também estão sendo utilizadas técnicas, como visual law e legal design, que, no domínio da linguagem e da comunicação, estão tornando a escrita jurídica menos hermética e conceitos legais mais acessíveis, claros e compreensíveis.
4. Sabe-se que boa parte das profissões que estarão presentes na próxima década ainda não existem. De que maneiras o profissional do Direito pode planejar e construir uma carreira contando com esse cenário superdinâmico?
Qualificando-se de forma a exercer seu saber criativa e criticamente; aprimorando habilidades que envolvam desenvolver sua capacidade de argumentação jurídica de modo não violento; trabalhando em equipes cooperativamente e promovendo o uso de meios consensuais de solução de conflitos. Não devemos nos esquecer de que estamos em um mundo globalizado e um profissional do futuro deve dominar outros idiomas e saber integrar-se ao pluralismo cultural.
5. Como a PUC Minas prepara os estudantes de Direito para o mercado de trabalho do futuro? Quais os diferenciais da Universidade?
A PUC Minas é uma Universidade que se preocupa em tornar o conhecimento transformador, de forma a mudar a realidade social e a promover a dignidade da pessoa humana. O perfil humanista perfilhado em todas as suas normativas internas forja a identidade do profissional que aqui se forma. Essa concepção inerente ao processo de aprendizagem faz a diferença no mercado de trabalho, pois nosso discente é estimulado a questionar, a argumentar, a buscar soluções inovadoras e a promover a pacificação social, visando a uma melhor sociedade para todos.
6. Quais dicas a senhora da a quem está iniciando a graduação em Direito?
Que entenda a Universidade como um universo plural e potencialize, a partir de sua aptidão e do Projeto Pedagógico do Curso, competências e habilidades que promovam o debate de ideias, a alteridade e uma formação crítica. Desta forma, a partir de uma atitude autônoma e proativa, pretenda propor soluções e resoluções de problemas que, retornando à sociedade, contribuam para o seu desenvolvimento.
Como você pode ver, com o suporte de uma Universidade de respaldo como a PUC Minas e o seu protagonismo em sua própria formação, você terá a preparação necessária para enfrentar os desafios do futuro do Direito e de qualquer contexto que se desenhe — construindo, assim, uma carreira sólida, competitiva e que seja a sua cara.
Se você quer seguir nessa área, aqui é o seu lugar. Conheça tudo sobre o curso de Direito da PUC Minas.