A Inteligência Emocional desempenha um grande papel na realização profissional das pessoas, agregando valor às suas equipes e organizações.
Ao reconhecer nossas emoções e sentimentos, podemos adequá-los a situações diferentes. Isso gera empatia no trabalho e automotivação, já que também somos capazes de identificar as competências socioemocionais.
Para entender melhor o conceito, vamos definir o que é Inteligência Emocional, quais são seus elementos e como desenvolvê-la no ambiente de trabalho.
O que é Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional, também conhecida como Quociente Emocional ou IE, é a capacidade de entender, usar e gerenciar seus sentimentos com o objetivo de reduzir o estresse, comunicar-se efetivamente com os outros, superar desafios e criar empatia.
O termo “Inteligência Emocional” foi usado, pela primeira vez, pelos psicólogos Peter Salovey e John D. Mayer, em 1990. Cinco anos depois, o psicólogo e jornalista científico norte-americano Daniel Goleman popularizou o conceito em seu livro “Inteligência Emocional”.
Elementos da IE
Daniel Goleman, especialista em Inteligência Emocional, identificou as principais habilidades pessoais e interpessoais envolvidas na Inteligência Emocional – e por que o EQ (Quociente Emocional, em português) é tão importante quanto o QI quando se trata de sucesso.
Em seu livro “Emotional Intelligence: Why It Can Matter More Than IQ” (Inteligência Emocional: por que pode importar mais do que o IQ, em português), lista os seguintes elementos:
- Autoconsciência
- Autorregulação
- Motivação
- Empatia
- Habilidades sociais
- Gestão de relacionamento
- Autogerenciamento
Importância da Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional é importante porque pode ajudá-lo a construir relacionamentos mais fortes, alcançar o sucesso na vida acadêmica, no trabalho, na carreira e atingir objetivos pessoais. Além disso, pode ajudar você a se conectar com seus sentimentos, agir de acordo com suas intenções e tomar decisões inteligentes sobre seus objetivos pessoais.
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Importância da Inteligência Emocional no ambiente de trabalho
Possuir qualquer uma das habilidades de IE pode ter um impacto positivo em sua carreira profissional em qualquer nível, seja você uma pessoa que tem boa comunicação, seja você um funcionário mais produtivo, seja você um líder mais competente.
Deve-se enfatizar que, com o crescimento da globalização em muitos negócios, a Inteligência Emocional desempenha um papel ainda mais significativo no trabalho: equipes multiculturais devem aprender a se entenderem efetivamente, a expressar seus pensamentos e opiniões e a se adaptarem às diferenças uns dos outros.
Da mesma forma, os funcionários também precisam ter interação cada vez mais complexa com clientes, colegas e associados de todo o mundo. Por isso, ser capaz emocionalmente de ter empatia, envolver e trabalhar com pessoas de outros grupos sociais aumentará o desempenho e a eficácia dos negócios nessas situações que envolvem pessoas de culturas variadas.
Hoje em dia, a IE é mais importante do que antes porque o ambiente de trabalho mudou muito, com as atividades sendo realizadas, na maioria das vezes, em equipes.
As empresas experientes estão percebendo que reconhecer as emoções de seus funcionários pode gerar ambientes mais saudáveis. Isso significa que as pessoas têm uma chance maior de estar cientes das próprias emoções e das emoções dos outros e agir de acordo.
E nessa era digital, em que as mudanças acontecem rapidamente, é um diferencial manter funcionários que possuem maior Inteligência Emocional e são mais adaptáveis às mudanças.
Outro ponto de destaque é que líderes com maior Inteligência Emocional tendem a ter funcionários mais felizes que permanecem mais tempo no quadro da empresa, reduzindo os custos de turnover, e se esforçam mais, aumentando a produtividade.
Benefícios coletivos e individuais da IE
Constrói uma comunicação eficaz
Provavelmente você já trabalhou com pessoas com baixa Inteligência Emocional, que não reconhecem o impacto que suas ações têm sobre os outros ou não tentam entender o problema sob outros pontos de vista.
Por outro lado, funcionários com alta Inteligência Emocional são comunicadores mais eficazes, que geralmente identificam sua reação emocional a uma situação negativa, responsabilizam-se por seu papel nela, pensam sobre isso de outros pontos de vista e elaboram uma resposta medida para comunicar o que aconteceu – não apenas o que sentem.
Essas habilidades de comunicação são essenciais para interações bem-sucedidas com clientes, colegas de trabalho e parceiros de negócios.
Melhora o ambiente de trabalho
A Inteligência Emocional dos líderes e membros de uma equipe afeta muitos aspectos de um ambiente de trabalho. Por exemplo, se você tem alta IE, é mais otimista e empático, o que ajuda a ter menos atritos no local de trabalho.
O resultado é um local de trabalho mais positivo, compassivo, inclusivo e harmonioso, o que pode ser uma grande vantagem para o recrutamento e a retenção de funcionários.
Incentiva a flexibilidade
No atual cenário, em que novas tecnologias são introduzidas regularmente, há várias mudanças nas melhores práticas de negócios e nas organizações. Assim, funcionários que conseguem gerenciar suas emoções de maneira eficaz são capazes de se adaptarem mais rapidamente a essas circunstâncias em mudança.
As habilidades comportamentais mais valorizadas pelos líderes de grandes empresas da América Latina são trabalho em equipe (47,5%), Inteligência Emocional (33,8%) e comunicação assertiva (28,8%), segundo levantamento do PageGroup.
Já no Brasil, a IE é a habilidade comportamental mais valorizada, com 42,9%, seguida pelo trabalho em equipe (38,4%) e pela comunicação assertiva (31,1%).
Reduz o estresse e a ansiedade
Um pouco de estresse relacionado ao trabalho é inevitável. No entanto, pesquisas indicam que pessoas com maior Inteligência Emocional experimentam menos estresse em ambientes de trabalho, manifestam autocontrole emocional e resiliência, permitindo-lhes enfrentar e superar obstáculos com confiança.
Dicas para desenvolver Inteligência Emocional
Enquanto algumas pessoas nascem com IE, outras podem pensar nisso como um conjunto de habilidades que precisam ser adquiridas. Com a prática, é possível desenvolvê-las ou fortalecê-las.
Como você pode fazer isso no ambiente de trabalho? Confira as dicas a seguir.
Autoconsciência
Estabeleça um horário ou dia para escrever em seu diário. Isso pode ajudar a refletir sobre como você se comportou na interação com os colegas de trabalho e também a anotar as coisas que o incomodaram. De vez em quando, você pode reler o que escreveu e “estudar” você mesmo.
Autorregulação
A prática regular de exercícios de respiração profunda pode ajudar, principalmente durante conflitos. Você pode aprender a reformular os desafios como oportunidades disfarçadas e os “fracassos” como experiências de aprendizado. Tente praticar a aceitação de todas as emoções que surgirem e verbalize o que está sentindo.
Motivação interna
Redescubra o que mais te interessa no seu trabalho (além do financeiro), crie um plano para trabalhar dentro desses interesses com mais frequência e defina metas que estimulem você e estejam relacionadas às suas áreas de interesse. Pense em reservar um tempo e comemorar cada conquista.
Seja autocrítico durante o seu dia de trabalho e transforme a crítica pessoal em encorajamento e otimismo.
Empatia
Para criar empatia, tente prestar atenção nas pessoas ao seu redor e tente captar a “energia” do seu ambiente. Você também deve conversar com novas pessoas ou se voluntariar para uma causa importante.
Tente atender às necessidades emocionais dos outros antes de pedir que satisfaçam as suas.
Habilidades sociais
Procure se colocar em novas situações. Ao fazer isso, fique atento à sua linguagem corporal e mantenha contato visual com seus colegas. Praticar a escuta ativa durante as conversas e fazer mais perguntas para entender os outros melhor também pode ser benéfico.
Outra maneira de desenvolver suas habilidades sociais é conhecer as reações, a personalidade e as preferências de cada um de seus colegas de trabalho, a fim de abordar e interagir de uma maneira diferente com cada pessoa.
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