Carreira

Nos últimos anos, com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, a ideia de conectar objetos físicos comuns com uma rede, fazendo com que eles pudessem reunir e transmitir dados, foi virando realidade em diversos segmentos com o surgimento da internet das coisas (IoT). Por isso, estudar esse tema pode ser uma ótima oportunidade para abrir portas no mercado de trabalho. 

Segundo estimativas da IoT Analytics, consultoria da área de IoT, haverá, em todo o mundo, até 2025, cerca de 27 bilhões de dispositivos conectados à internet. Até o final de 2022, a expectativa é que o número de novos dispositivos chegue a 14 bilhões — um aumento de 18%.

De acordo com o IoT Snapshot 2022, estudo da Logicalis que mostra um panorama da adoção de IoT na América Latina, cerca de 57% das empresas brasileiras já têm alguma solução de IoT e uso. Em comparação com outros países latinos, o Brasil tem o maior nível de adoção de internet das coisas, com 35%.

No post, vamos explicar o que é IoT (sigla de internet of things), seus impactos na sociedade, tendências e como é o mercado de trabalho nessa área. Vamos lá?

O que é IoT

A internet das coisas, ou IoT, refere-se ao processo de conectar objetos físicos do dia a dia à internet — de objetos domésticos comuns, como lâmpadas, até dispositivos médicos, dispositivos inteligentes e cidades inteligentes.

Adicionar sensores a objetos diferentes conectados fornece um nível de inteligência digital a dispositivos, permitindo que eles comuniquem dados em tempo real sem a necessidade de um ser humano.

A internet das coisas está modificando a estrutura do mundo, tornando-a mais responsiva e inteligente, combinando os universos físico e digital.

Exemplos de dispositivos IoT

O termo IoT é usado principalmente para dispositivos que normalmente não se espera que tenham uma conexão com a internet e que possam se comunicar com a rede sem qualquer ação humana. Por isso, geralmente, um computador não é considerado um dispositivo IoT. Até mesmo os smartphones, que possuem vários sensores, não são considerados dispositivos IoT.

Já as pulseiras fitness, também conhecidas como pulseiras inteligentes ou smartbands, os smartwatches ou outro dispositivo que possa ser vestido podem ser considerados dispositivos IoT.

 

Uma lâmpada que pode ser ligada por meio de um aplicativo de smartphone é um dispositivo IoT, assim como um motor a jato equipado com milhares de sensores coletando e transmitindo dados para garantir que tudo esteja funcionando com eficiência.

Por fim, um exemplo bem simples são os aparelhos de TV conhecidos como “smart”, em que você pode acessar canais da internet, como YouTube, ou plataformas de streaming, como Netflix e Globoplay.  

Há ainda os projetos de cidades inteligentes que estão instalando sensores em regiões inteiras para ajudar as pessoas a compreender e monitorar o meio ambiente.

Tendência: setores que mais podem se beneficiar com o desenvolvimento da IoT

À medida que a IoT continua a se desenvolver e se espalhar por vários setores da economia, muitos setores estão liderando os investimentos nessa tecnologia, como os listados a seguir:

  • agricultura;
  • energia;
  • finanças;
  • assistência médica;
  • indústria;
  • varejo;
  • hospitalidade;
  • transporte e logística.

Como a internet das coisas impacta na sociedade?

Já notamos como a internet das coisas ajuda a mudar o dia a dia para melhor. Atualmente, há, por exemplo, dispositivos e sensores habilitados para IoT que estão ajudando a reduzir a poluição do ar em algumas das maiores cidades do mundo, melhorar a agricultura, o suprimento de alimentos e até mesmo detectar e conter vírus. Veja alguns exemplos:

Barcelona

Em Barcelona, na Espanha, uma rede Wi-Fi e de informação ligada a sensores e a um software e uma plataforma de análise de dados possibilitou à cidade fornecer tecnologia de água inteligente, iluminação pública automatizada, coleta de lixo “sob demanda”, irrigação controlada remotamente para fontes e parques, rotas de ônibus digitais e parquímetros inteligentes.

Esses serviços urbanos habilitados para IoT ajudaram na redução de engarrafamentos e da poluição, bem como o uso de luz, água e energia.

Carros conectados

Os fabricantes de automóveis modernos estão utilizando dados de sensores para entender os padrões de direção e a maneira como os clientes usam os veículos. Além disso, os dados do fluxo de IoT são usados para fornecer serviços de manutenção preditiva.

Cadeia de suprimentos e logística

A Amazon é um exemplo de uso de IoT em sua cadeia de suprimentos e logística. Os dispositivos IoT incorporados às cargas melhoram a visibilidade e rastreabilidade das encomendas em tempo real.

A partir das informações coletadas, as empresas podem acabar com tudo que não é eficiente e otimizar todo o processo.

Agricultura e pecuária

Na agricultura, dispositivos podem ser usados para avaliar a saúde do solo, a umidade e o teor de nutrientes, por exemplo. A utilização de água e fertilizantes pode ser personalizada com base nesses dados coletados.

Na Califórnia, por exemplo, a seca fez com que muitos produtores procurassem maneiras de economizar água. Alguns fornecedores de tecnologia entraram em ação e começaram a ajudar esses produtores com ferramentas, como imagens de drones e sensores de solo, que medem as condições da área em tempo real. De acordo com a The Nature Conservancy, essa agricultura de precisão pode permitir que os agricultores reduzam o uso de água e fertilizantes em até 40%, sem reduzir os rendimentos.

Na indústria pecuária, os dispositivos podem ajudar a acompanhar a saúde do gado, identificando os que estão doentes ou em risco. A partir dessa ação preventiva, os doentes podem receber tratamento precoce e o restante do rebanho estará protegido.

O que você precisa saber para atuar em IoT

  • análise de dados;
  • sistemas de rede;
  • interface de usuário;
  • hardware e dispositivos;
  • sensores e atuadores;
  • inteligência artificial.

Mercado de trabalho

As oportunidades de trabalho em IoT são adequadas para pessoas que são boas em apresentar novas ideias e desejam trabalhar em um local interessante e aprender novas habilidades na área.

O profissional de IoT pode atuar como:

  • Desenvolvedor de Software em Nuvem;
  • Arquiteto de Infraestrutura IoT;
  • Administrador de Sistemas IoT;
  • Vulnerabilidade/Engenheiro Cibernético;
  • Engenheiro de Testes;
  • Analisador de Dados.

IoT é também um ótimo campo para acadêmicos que desejam ajudar a melhorar a tecnologia.

Para te ajudar a investir na carreira, a PUC Minas tem cursos relacionados à área, como Ciência de Dados, Engenharia de Produção e Ciência da Computação. Após concluir o curso, se você desejar se especializar em IoT, a universidade possui a especialização em IoT industrial. Veja alguns detalhes sobre os cursos superiores:

Ciência de Dados (modalidade presencial): a IoT não existe sem um modo inteligente de análise e ciência de dados. 

Engenharia de Produção (EAD ou presencial): o engenheiro de produção é uma peça essencial no processo de inovação promovido pela IoT. Ao se tornar um engenheiro de produção, uma das suas responsabilidades é checar as possíveis oportunidades de melhorias e otimização na linha de produção com a implantação de dispositivos IoT na operação.

Ciência da Computação (presencial): o curso aborda as tecnologias da computação, como banco de dados, inteligência artificial, processamento gráfico, redes de computadores, sistemas de informação e engenharia de software, entre outras, além de disciplinas de formação humanística.

Quer ter acesso a mais conteúdos como esse que vão te ajudar a planejar seus estudos e alavancar a sua carreira? Continue acompanhando o blog!

Posts relacionados

Economia verde: conheça o conceito e as profissões

Economia verde: conheça o conceito e as profissões

O debate sobre sustentabilidade não é necessariamente novo. Afinal, desde a ECO 92, já se levantava a necessidade de encontrar formas de aliar desenvolvimento e preservação da natureza. Nesses mais de 30...

Ver mais

Entrevista com o diretor da Escola de Negócios da PUC Minas

Entrevista com o diretor da Escola de Negócios da PUC Minas

Um novo mercado de trabalho, mais tecnológico e humanizado, precisa de líderes e gestores capazes de compreender as novas realidades e de atuar estrategicamente em todas elas. E, para isso, a formação...

Ver mais

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

O conceito de Lifelong Learning, ou aprendizagem ao longo da vida, ganha cada vez mais relevância em um mundo em constante evolução, que exige atualização contínua das nossas competências para não ficarmos...

Ver mais

PUC Aberta: por que você precisa viver essa experiência

PUC Aberta: por que você precisa viver essa experiência

O PUC Aberta é um evento de relacionamento da PUC Minas, totalmente gratuito, que ocorre anualmente, tendo como público-alvo os estudantes que desejam ingressar em uma grande universidade avaliada com nota máxima...

Ver mais