Carreira

De acordo com a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2022, o Brasil está entre os 10 países com maior número de empreendedores. Cerca de 14 milhões de pessoas de 18 a 64 anos (9,9% da população) – de jovens empreendedores a pessoas com mais experiência de vida – estão na vanguarda de algum tipo de negócio no país. Com isso, o Brasil ocupa a 7ª posição no ranking de empreendedorismo mundial, à frente de China, Estados Unidos, Reino Unido, Japão e França.

Empreendedorismo é um termo que pode se fragmentar em vários itens, como empreendedorismo jovem, social, digital e outros mais, e a graduação deve ser considerada como forma de aprimorar as skills para alcançar o sucesso do negócio.

E o que é empreender? É buscar oportunidades, procurar áreas para prestar um serviço ou um novo produto que o público possa precisar. É também sobre tomar a iniciativa de colocar suas ideias em prática.

A seguir, apresentamos o que é um jovem empreendedor, quais habilidades ele deve ter para alcançar o sucesso e como a graduação pode ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de empreendedorismo. Vamos lá?

O que é um jovem empreendedor

Um jovem empreendedor geralmente é um recém-formado ou alguém que acabou de entrar no mercado de trabalho, geralmente por meio de startups, com a expectativa de usar novas ideias para iniciar um novo negócio – de produtos ou serviços.

Entre os vários empreendedores de sucesso, podemos citar Steve Jobs. Na década de 1970, ele percebeu que os computadores eram populares entre os consumidores que o usavam como hobby, mas inacessíveis ao consumidor médio. Ele viu ali um mercado inexplorado com enorme potencial no qual ele precisava somente criar produtos fáceis de usar. Foi o que ele fez, do computador Apple 1 ao iPhone, tornando sua empresa um dos negócios mais lucrativos do mundo.

Empreendedorismo jovem

Segundo levantamento do Monitor Global do Empreendedorismo, publicado em 2019, cerca de 8 milhões de jovens brasileiros, com faixa etária entre 18 e 24 anos, já tinham o seu próprio negócio. Esse segmento do empreendedorismo é conhecido como “empreendedorismo jovem”. 

O empreendedorismo jovem é o termo dado aos empreendimentos formais dirigidos por pessoas entre 18 e 30 anos de idade. E os jovens empreendedores vêm se destacando.

 

Como desenvolver suas habilidades de jovem empreendedor durante a graduação

Muitos jovens empreendedores desenvolvem suas habilidades de negócios antes de iniciar seu primeiro projeto, principalmente enquanto cursam uma graduação.

Na PUC Minas, os alunos têm a oportunidade de desenvolver projetos, entender e vivenciar o empreendedorismo, por meio de alguns programas, como os exemplos a seguir. 

Ideias Lab 

Na PUC Minas, os alunos são privilegiados por tornar o empreendedorismo uma realidade, por meio do Ideias Lab, hub de empreendedorismo da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg).

Com o objetivo de gerar conhecimento em empreendedorismo, fortalecendo a cultura empreendedora na PUC Minas e formar jovens capazes de gerar impacto positivo na sociedade por meio de projetos inovadores, o Ideias Lab também contribui para impulsionar a carreira do aluno e o ecossistema empreendedor de Minas Gerais.

Além disso, oferece mentorias gratuitas para preparar as pessoas que têm uma ideia de negócio e querem participar do edital do PUCTec, a aceleradora de startups da universidade.

PUCTec

O PUCTec conecta as ideias inovadoras, a universidade, as empresas e o ecossistema de inovação, investindo em sua ideia de negócio, oferecendo consultorias especializadas e investimentos financeiros. A iniciativa já beneficiou vários projetos da nossa comunidade acadêmica.

Uma vez por ano, o Programa de Indução de Negócios do PUCTec recebe inscrições de pessoas que tenham uma empresa ou uma ideia de negócio que busca solucionar um problema da sociedade. As propostas selecionadas para participar do programa receberão suporte por meio de mentorias, consultorias, bolsas, aportes financeiros e interação com os laboratórios da universidade.

Empresa Júnior

Os estudantes dos cursos de Administração, Engenharias e Ciências Econômicas da PUC Minas podem participar da PUC Consultoria Jr. – empresa de consultoria em gestão empresarial, cuja missão é oferecer oportunidades e transformar jovens em empreendedores, por meio da vivência empresarial e execução de projetos.

A PUC Consultoria Jr.,criada em 1990, foi a 1ª Empresa Júnior a atuar no mercado de Belo Horizonte, e a segunda, em Minas Gerais. 

Durante esses anos, mais de 700 alunos da Universidade participaram da Empresa Júnior e puderam desenvolver e colocar em prática suas habilidades de empreendedorismo. Eles colaboraram em projetos de mais de 300 empresários do Brasil todo de vários segmentos da economia. 

Perfil do jovem empreendedor 

Segundo um estudo do Portal Universidades Empreendedoras, publicado em 2019, 74% dos estudantes acreditam ter uma postura empreendedora. Outro dado que mostra como o empreendedorismo tende a crescer é que 6 em cada 10 estudantes entrevistados pretendem constituir uma empresa em algum momento da vida. 

Ao começar um novo negócio, há sempre a possibilidade de riscos, mesmo que você faça tudo certo. Embora não exista uma fórmula para o empreendedorismo, há algumas habilidades necessárias para se tornar um empreendedor de sucesso. Veja algumas dessas habilidades a seguir. 

8 habilidades de um empreendedor 

1. Disciplina 

A qualidade número um de um empreendedor é a autodisciplina: é fazer o que precisa ser feito, mesmo quando não está com vontade. 

A autodisciplina é a prática de fazer o que seu cérebro sabe ser uma boa escolha, mesmo que seu corpo queira resistir, ou seja, adiar seus impulsos imediatos em favor do sucesso em longo prazo. 

2. Curiosidade 

Os empreendedores sempre estão interessados em aprender mais. Eles fazem boas perguntas e procuram oportunidades para seu crescimento pessoal e profissional. 

3. Criatividade 

Muitas startups de sucesso foram impulsionadas pela criatividade, ou seja, habilidade que pode ser desenvolvida por todos. Os empreendedores sempre buscam formas criativas, muitas vezes com recursos limitados, de resolver problemas ou entregar um serviço. 

4. Vontade de experimentar coisas 

Como empreendedor, você terá que enfrentar muitos desafios e precisará estar preparado para ser criativo, pensar “fora da caixa” e usar suas experiências e habilidades para enfrentá-los.

Há ocasiões em que sua solução também poderá falhar, mas ainda assim é uma oportunidade de aprender e melhorar suas ideias. 

5. Ter sempre um plano 

Você deve ter um plano para o seu negócio e definir metas de negócios de curto e longo prazos. 

6. Correr riscos 

Os empreendedores que assumem riscos geralmente saem bem como líderes de negócios. Para fazer isso de forma segura, porém, é preciso ser claro em sua abordagem e ter um plano de backup pronto para ser executado, caso as coisas não saiam como planejado. 

7. Adaptar-se 

A maneira como fazemos negócios está em constante mudança, não faltando aos empreendedores desafios inesperados e novas oportunidades. Por isso devem agir com rapidez e eficiência. 

Essa adaptabilidade é o que torna um negócio bem-sucedido. Em vez de tentar forçar modelos que funcionaram no passado, os empreendedores devem ser flexíveis para mudar as normas e oferecer melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dos funcionários. 

8. Persistência 

Empreendedores de sucesso entendem que errar não significa que o negócio acabou. Persistir, apesar dos obstáculos, aumenta a confiança, a convicção, a criatividade e a inovação. 

Se você errar, aprenderá lições para aplicar no próximo desafio e aprenderá consigo mesmo que é mais corajoso do que pensava. 

Ser um jovem empreendedor exige treinamento, planejamento e uma execução cuidadosa do seu projeto para que você possa ver sua ideia sair do papel. Venha para a PUC Minas e comece já a dar os passos certos visando transformar sua ideia em um negócio de sucesso!

Posts relacionados

Desafios e oportunidades na carreira de professor universitário

Desafios e oportunidades na carreira de professor universitário

A carreira de professor universitário, como a maioria das outras carreiras, tem seus prós e contras, faz a diferença na vida das pessoas e também enfrenta muitos desafios. Ensinar e fazer pesquisas...

Ver mais

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Em 2018, os estudantes passaram a ter mais opções para ingressar na PUC Minas. Além do Vestibular tradicional, foi lançado o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas, visando dar mais agilidade à avaliação...

Ver mais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Jogos Digitais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Jogos Digitais

O curso de Jogos Digitais pode ser um recurso valioso para quem deseja atuar como desenvolvedor de jogos, pois oferece aprendizado estruturado e um mergulho profundo em programação, design e gerenciamento de...

Ver mais

Carreira na área de Recursos Humanos para atuar

Carreira na área de Recursos Humanos para atuar

A área de Recursos Humanos (RH) foca na gestão do ativo mais valioso de uma organização, os funcionários, garantindo que tenham os recursos necessários para suas tarefas e promovam um ambiente de...

Ver mais