Carreira

Imagine ser capaz de obter um diagnóstico mais rápido de uma condição de acordo com a sua situação e receber tratamentos personalizados com base no que seria mais eficaz para você. É isso que acontece na medicina personalizada.

Essa abordagem da medicina está tendo um impacto rápido na forma como os medicamentos são descobertos e desenvolvidos e em como os pacientes são diagnosticados e tratados segundo seus perfis.

A seguir, vamos explicar o conceito de medicina personalizada e falar da importância da prática para o dia a dia da medicina.

O que é medicina personalizada?

A medicina personalizada, ou medicina de precisão, é a adaptação do tratamento médico de acordo com o perfil genético, características ambientais e estilo de vida de cada paciente para orientar as decisões tomadas com relação à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de doenças.

Ao conhecer o perfil genético de um paciente, o médico pode selecionar o medicamento ou terapia adequados e administrá-los usando a dose ou tratamento médico adequado. A medicina de precisão está avançando por meio de dados do Projeto Genoma Humano.

Medicina personalizada x medicina tradicional

A principal diferença entre a medicina personalizada e a tradicional é a forma como a medicina personalizada é adaptada à saúde e às necessidades do paciente. 

Já a medicina tradicional é comumente usada por pessoas de todas as idades e estilos de vida, com médicos usando terapias variadas e ferramentas de diagnóstico para tratar problemas comuns enfrentados pelos pacientes.

Histórico e evolução da medicina personalizada

O conceito de medicina personalizada materializou-se na década de 1990, na sequência dos avanços na tecnologia de sequenciamento de DNA. Desses avanços surgiram esforços como o Projeto Genoma Humano, no qual sequências de mais de 3 bilhões de pares de bases do genoma humano foram elucidadas e disponibilizadas a pesquisadores de todo o mundo.

Da mesma forma, o Projeto Internacional HapMap, que identificou variações genéticas que contribuem para doenças humanas, forneceu aos investigadores as informações necessárias para associar variantes genéticas a doenças e distúrbios específicos.

Os grandes desenvolvimentos na farmacogenética e na farmacogenômica (estudo de como a composição genética de um indivíduo afeta a forma como ele responde aos medicamentos) ajudaram no progresso da compreensão dos fatores moleculares subjacentes à influência da constituição genética individual nas doenças e na terapêutica.

Usando dados derivados da farmacogenética e da farmacogenômica, os pesquisadores conseguiram desenvolver testes mais objetivos e precisos para o diagnóstico de doenças e para prever como os pacientes responderiam aos agentes terapêuticos.

O surgimento da medicina personalizada foi ainda facilitado pelos desenvolvimentos na área da Tecnologia da Informação em saúde, que implica o processamento e armazenamento eletrônico de dados dos pacientes, e na aceitação clínica da medicina de precisão, particularmente através da investigação translacional e clínica.

Os avanços nessas áreas — especialmente a implementação de registros de saúde eletrônicos (EHR), que armazenam dados sobre o histórico dos pacientes, medicamentos, resultados de testes e dados demográficos — foram fundamentais para a integração de dados derivados de investigação genética e genômica e de ambientes clínicos.

Como funciona

A medicina de precisão funciona por meio da integração de tecnologias e diversas disciplinas. Veja como isso acontece:

Coleta de dados do paciente

À medida que a tecnologia avança, os cientistas são capazes de analisar uma série de dados sobre o nosso corpo, incluindo dados genéticos. Ao combinar dados genéticos, clínicos, de medicamentos e de estilo de vida, é possível encontrar fatores comuns e causas de variação, mudando a forma como as doenças são pensadas e tratadas.

Análise de dados

Nesta etapa, acontece a análise do perfil genético do paciente. Nele são encontradas informações sobre alterações em genes específicos, expressão genética ou cromossomos em células ou tecidos de uma pessoa.

Desenvolvimento de planos de tratamento personalizados

Os sistemas de dados integrados servem como a espinha dorsal do atendimento personalizado moderno. Esses sistemas fornecem uma visão abrangente dos pacientes, facilitando diagnósticos mais precisos, prevendo possíveis riscos à saúde e elaborando planos de tratamento personalizados.

Um exemplo de tratamento personalizado é o realizado com crianças com leucemia. Elas podem fazer o teste do gene TPMT para ajudar os médicos a escolherem a dosagem certa do medicamento para prevenir efeitos colaterais tóxicos.

A medicina personalizada também está sendo usada para ajudar a saber quais exames e tratamentos são melhores em certos tipos de câncer. Os médicos podem usá-la para auxiliar a:

  • Identificar pessoas que possam estar em alto risco de câncer e ajudá-las a reduzir seu risco;
  • Encontrar precocemente certos tipos de câncer;
  • Diagnosticar corretamente um tipo específico de câncer;
  • Escolher quais são as melhores opções de tratamento do câncer;
  • Avaliar quão bem um tratamento está funcionando.

Monitoramento e ajuste contínuo

A coleta contínua de dados feita por plataformas baseadas em inteligência artificial permite o monitoramento em tempo real do progresso do paciente e ajustes automáticos nos planos de tratamento, ajudando a manter a eficácia da intervenção ao longo do tempo.

Oportunidades de carreira na medicina personalizada

Pesquisadores e cientistas

Cientistas e pesquisadores planejam e conduzem experimentos e compartilham seus resultados. Eles também podem usar sua pesquisa para desenvolver novos medicamentos, tratamentos ou outros produtos médicos, ou melhorar os existentes.

Geneticistas e conselheiros genéticos

Esses profissionais são especializados em medicina que envolve a interação entre genes e saúde e trabalham na interpretação de dados genéticos e aconselhamento de pacientes. Eles avaliam, diagnosticam, gerenciam, tratam e aconselham pacientes de todas as idades com doenças genéticas e hereditárias.

Profissionais de TI e analistas de dados

Na medicina de precisão, eles desenvolvem e mantêm plataformas de análise de dados de saúde.

Médicos e clínicos

Aplicam princípios de medicina personalizada no diagnóstico e tratamento de pacientes. Eles podem usar o histórico familiar ou eventos e resultados médicos anteriores do paciente para tomar decisões sobre o tratamento.

Enfermeiros e profissionais de saúde

Implementam e monitoram planos de tratamento personalizados. Os enfermeiros desempenham um papel fundamental, prestando cuidados multidisciplinares personalizados aos pacientes. 

Habilidades necessárias para atuar na medicina personalizada

Formação acadêmica

Os interessados em atuar na área devem fazer cursos de graduação e pós-graduação relevantes, como os ofertados pela PUC Minas. Entre eles, estão: Genética, Biotecnologia, Bioinformática, Medicina, Diagnóstico Molecular de Doenças Genéticas e outros.

Leia também: Conheça os diferenciais do curso de Medicina da PUC Minas

Habilidades técnicas

O profissional deve ter conhecimento em análise de dados, bioinformática e uma compreensão profunda dos princípios genéticos. Além disso, deve saber usar tecnologias de saúde e ferramentas de IA, e ter a capacidade de traduzir esse conhecimento em soluções médicas práticas.

Acesse também: Leitura Dinâmica: 3 técnicas para desenvolver essa habilidade

Habilidades interpessoais

O profissional que trabalha com medicina de precisão deve ter uma comunicação clara e eficaz para explicar conceitos complexos a pacientes e colegas. Ter a capacidade de trabalhar em equipe e em colaboração interdisciplinar são habilidades essenciais para esse profissional.

Certificações e treinamentos

Muitas instituições oferecem programas de treinamento e certificação em medicina personalizada. Esses programas podem fornecer as habilidades e conhecimentos necessários para trabalhar nesta área.

O aprendizado ao longo da vida e a atualização constante são de extrema importância para todos os profissionais, independentemente da área de atuação, e podem fazer diferença na hora de concorrer a uma oportunidade de trabalho.

Para se manter atualizados, os profissionais podem ingressar em cursos de atualização de curta duração que, inclusive, emitem certificados de participação, que podem ser adicionados ao seu currículo.

Em um cenário de rápida evolução dos cuidados de saúde, a medicina personalizada surgiu como uma abordagem inovadora que adapta tratamentos médicos a pacientes individuais. Aproveitando o poder da tecnologia avançada e dos conhecimentos genéticos, essa abordagem está transformando a maneira como se entende e se trata as doenças.

Quer mais sobre dicas sobre carreira, vida acadêmica e educação? Acesse nossos conteúdos no blog!

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais