Carreira

Conheça o mercado de Biomedicina

A Biomedicina tem sido uma das profissões da área da Saúde que mais crescem e que estão em alta atualmente. O setor, que já apresentava ótimas projeções, tornou-se ainda mais requisitado durante a pandemia da Covid-19, quando se destacou a indispensável atuação do biomédico no combate à doença. 

Somados a isso, há outros fatores como aumento da expectativa de vida e maior preocupação individual e coletiva com o bem-estar e a promoção da saúde, que impulsionam ainda mais a empregabilidade e a expansão da Biomedicina.

Quer saber mais sobre as características e oportunidades desse mercado? Continue a leitura, pois vamos lhe contar tudo! 

Entenda o papel da Biomedicina na área da Saúde 

O biomédico é o responsável por estudar doenças e microrganismos ligados a elas, para que, com base no entendimento dessa relação, sejam criados os recursos como vacinas e medicamentos. 

Estamos falando, portanto, de uma profissão fundamental para a compreensão das doenças, bem como para a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a cura. Logo, de alta relevância e participação ao lado de outros segmentos da Saúde. 

Precisamos também abordar aqui o quanto a tecnologia e a inovação estão movimentando todas as profissões dessa área. Nesses atributos, a Biomedicina entrega tudo; afinal, é um campo  muito ligado em pesquisas, experimentações e buscas por novas soluções, inclusive em paralelo com especialidades afins como a Farmácia e a Medicina

Fique por dentro do mercado de trabalho para o biomédico

Empregabilidade e oportunidades em alta, demanda crescente e novos campos sendo explorados e mais profissionais se formando: essas são algumas das características do mercado de trabalho de Biomedicina. 

Partiu saber mais sobre essa profissão que promete? Confira as informações a seguir. 

Habilitações da Biomedicina

 O CFBM (Conselho Federal de Biomedicina) reconhece 31 habilitações possíveis para o bacharel. Para atuar em cada um desses campos, é necessário habilitar-se. Como fazer para ter essa habilitação? 

Há três possibilidades: 

  1. Pós-graduação na área escolhida. A modalidade de especialização já garante a licença. 
  2. Prova de títulos: direcionada a profissionais que trabalham em determinado ramo da Biomedicina e já têm conhecimento, de modo que, se aprovado, o biomédico é considerado apto àquela habilitação. 
  3. Ter realizado no mínimo 500 horas de estágio obrigatório supervisionado na área escolhida. 

Ressaltamos que, ao finalizar a graduação, o bacharel terá uma formação generalista, o que o permite trabalhar com análises clínicas. Para todas as outras possibilidades, é preciso obter habilitação correspondente. 

Principais áreas de atuação do biomédico

As áreas de atuação estão sim relacionadas às habilitações, porém dizem respeito a cargos, funções e atividades econômicas que o profissional pode atuar. 

Sendo assim, o biomédico pode:

  • Trabalhar na iniciativa privada, nos órgãos públicos e nas organizações e iniciativas do Terceiro Setor. 
  • Atuar em equipes multiprofissionais nas mais variadas unidades de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios e outros. 
  • Realizar pesquisas diversas, inclusive no campo acadêmico. 
  • Atuar no Ensino Superior como docente. 
  • Gerenciar processos relacionados à sua habilitação. 
  • Participar da elaboração de políticas públicas na área da Saúde. 
  • Atuar como consultor e assessor em múltiplos projetos e processos que envolvem a Biomedicina. 

Você encontra aqui a descrição detalhada das atividades que o biomédico pode exercer em cada habilitação, de acordo com o CFBM. 

Requisitos para seguir carreira em Biomedicina 

Com o propósito de se tornar um biomédico, há algumas exigências legais que você deve cumprir antes de exercer a profissão. A habilitação é válida também para trabalhar em um dos ramos da Biomedicina (exceto em análises clínicas). Veja as exigências quais são: 

  • Formação superior no grau bacharelado em Biomedicina.
  • Estágio de no mínimo 500 horas em qualquer área da Biomedicina.
  • Registro profissional no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM).

O que o mercado espera do profissional

É relevante estar a par também das expectativas das organizações e o que elas buscam no biomédico. Abaixo selecionamos alguns dos atributos mais procurados. 

  • Profissionais com excelência também na formação humanística, a fim de impulsionar a humanização da saúde como um todo. 
  • Pluralidade de conhecimentos que vão além da Biomedicina, como gestão, liderança e outros. 
  • Domínio de inglês e, se possível, de outros idiomas, visto que há grandes oportunidades para quem quer ter uma carreira internacional.
  • Interesse em continuar aprendendo e em se desenvolver cada vez mais.  
  • Soft skills como: capacidade de trabalho em equipe, proatividade, boa comunicação, empatia, raciocínio analítico e criatividade, entre outras. 

Confira dicas para quem vai fazer faculdade de Biomedicina 

Agora, temos dicas práticas e que fazem toda a diferença nos primeiros passos e ao longo da construção da sua carreira no campo das Ciências Biomédicas. Para começar, recomendamos que você dê “play” nelas desde o início da graduação.

  • Conheça todos os segmentos da Biomedicina. 
  • Aproveite as oportunidades de praticar os conhecimentos adquiridos.
  • Aproveite os projetos, as iniciativas e os cursos livres que a universidade oferece
  • Fique por dentro das legislações e dos códigos da profissão. 
  • Corra atrás das habilidades e competências que você ainda não tem. 
  • Faça networking para ter uma boa rede de contatos profissionais. 
  • Fique sempre em dia com o que ocorre no mercado de Biomedicina. 
  • Busque sempre mais conhecimento. Uma boa opção para isso é investir em uma segunda graduação, escolhendo cursos complementares à Biomedicina. 

Ressaltando, a Biomedicina é uma profissão dinâmica, que vem adquirindo cada vez mais importância na área da Saúde. Dessa forma, a expectativa é que continue crescendo nos próximos anos e, consequentemente, tenha boas ofertas de trabalho. Esse é também um setor com alta competitividade. Se você quer ocupar os melhores postos e aproveitar bem as oportunidades que vão surgir, é preciso estar muito bem preparado tanto técnica quanto humanisticamente. 

Essa jornada começa com a escolha de uma instituição capaz de lhe entregar uma formação consistente, ética e alinhada ao mercado de trabalho. A PUC Minas conta com esses vários outros atributos, que provam ser essa a melhor escolha para você. 

Conheça o curso de Biomedicina da PUC Minas e venha para uma universidade de verdade, reconhecida aqui no Brasil e em muitos países. Faça sua inscrição e se prepare para ir além!

Posts relacionados

Validação internacional: atue como médico brasileiro no exterior

Validação internacional: atue como médico brasileiro no exterior

Realizar o sonho de atuar como médico no exterior é uma possibilidade real para brasileiros que buscam expandir seu horizonte profissional. Para isso, entender como funciona a validação internacional do diploma de...

Ver mais

Neurociência e educação: entenda como o cérebro aprende melhor

Neurociência e educação: entenda como o cérebro aprende melhor

O interesse por entender como o cérebro aprende tem crescido muito nos últimos anos, impulsionando uma conexão cada vez mais forte entre as áreas da Saúde e da Educação.  Nesse cenário, a...

Ver mais

Economia Criativa: o que é e como inovar e gerar renda com criatividade

Economia Criativa: o que é e como inovar e gerar renda com criatividade

A economia criativa tem ganhado cada vez mais relevância no cenário global, impulsionando inovação, geração de empregos e transformação social. Esse modelo econômico se baseia no talento, na criatividade e na valorização...

Ver mais

Accountability e Governança Pública: transparência e eficiência

Accountability e Governança Pública: transparência e eficiência

Certamente você já se deparou com os termos Governança Pública e Accountability, não é mesmo?  Embora não sejam conceitos novos, foi na última década que ganharam maior relevância e popularidade no Brasil....

Ver mais