O campo das Ciências Sociais oferece insights profundos sobre a dinâmica que molda nosso mundo. Ele abre um portal para a compreensão das complexidades das sociedades, culturas e comportamentos humanos e permite oportunidades únicas de contribuir significativamente para a melhoria do nosso mundo.
As Ciências Sociais abrangem uma gama diversificada de disciplinas, incluindo Sociologia, Antropologia, Psicologia, Economia, Ciência Política e muito mais, cada uma oferecendo uma lente diferente através da qual é possível explorar e abordar importantes questões sociais. Também ajudam as pessoas a entender a si mesmas, os relacionamentos com os outros e com o mundo.
Veja, a seguir, como as tecnologias estão impactando as Ciências Sociais e gerando novas oportunidades de trabalho para cientistas sociais.
Impacto das tecnologias na área de Ciências Sociais
A inteligência artificial (IA) está revolucionando as pesquisas em Ciências Sociais, transformando a maneira como os pesquisadores coletam, analisam e interpretam dados. Essa tecnologia está acelerando o ritmo da descoberta e também expandindo os horizontes do que é possível na compreensão do comportamento humano, da cultura e da sociedade.
No contexto da pesquisa em Ciências Sociais, a capacidade da IA de processar grandes quantidades de dados com velocidade e precisão abriu caminho para novas metodologias de pesquisa.
As pesquisas e entrevistas tradicionais passaram a não sofrer limitações como viés de amostra e respostas subjetivas. A análise de dados orientada por IA pode aproveitar o big data, explorando uma ampla gama de fontes, incluindo mídias sociais, fóruns online e até mesmo dados de sensores, para obter insights sobre o comportamento humano em uma escala sem precedentes.
Além disso, algoritmos de aprendizado de máquina estão aprimorando a modelagem preditiva em pesquisas de Ciências Sociais. Pesquisadores podem usar IA para criar modelos preditivos que preveem resultados com base em dados históricos e tendências atuais.
Essas ferramentas digitais estão criando novas oportunidades de trabalho e exigindo novas habilidades.
Leia também: Pós-graduação em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
Novas profissões dentro da área de Ciências Sociais
Os cientistas sociais geralmente encontram mais oportunidades de trabalho em universidades, escolas e centros de pesquisas. Esses profissionais também encontram oportunidades em concursos públicos.
Os insights que os cientistas sociais fornecem mudam a vida das pessoas. Por exemplo, várias organizações dos setores público e privado estão usando esses insights para enfrentar uma ampla gama de problemas que incluem pobreza global, segurança nacional, desenvolvimento infantil e segurança de bairros.
Em todo o mundo, as descobertas das Ciências Sociais estão ajudando empreendedores, socorristas e muitos outros campos a fornecer serviços essenciais com maior precisão e eficiência.
Além disso, as empresas têm cada vez mais dados — números, texto, imagens e vídeo. Profissionais que podem desenvolver insights a partir de todos esses dados já estão em alta demanda.
Uma dessas novas profissões é a de UX researcher (pesquisador em experiência do cliente), sobre a qual daremos detalhes a seguir.
UX researcher
No mercado privado, por exemplo, os cientistas sociais podem atuar como UX researchers, aplicando sua experiência em projetos guiados por dados para conectar produtos e serviços digitais a públicos variados e usuários finais de uma organização.
Esses profissionais são pensadores empáticos, organizados e críticos que podem realizar tarefas como:
- Desenvolvimento e implementação de pesquisas quantitativas;
- Elaboração de planos de pesquisa com objetivos claros;
- Extração de insights sobre comportamentos de usuários de ferramentas de instrumentação da web.
UX designer
O UX designer defende a centralidade no usuário, ecoando o princípio de sua formação em Ciências Sociais, preenchendo o espaço entre objetivos e necessidades do usuário, e reformulando as metas de negócios em questões de pesquisa.
Cientistas sociais são contadores de histórias habilidosos que constroem narrativas que dão vida a experiências humanas. No UX design, essa habilidade se traduz na criação de histórias de usuários que impulsionam decisões de design impactantes, promovendo conexões emocionais entre usuários, produtos e, às vezes, até mesmo equipes de design.
Cientistas sociais são profissionais versáteis que empregam uma ampla gama de métodos de pesquisa para desbloquear novas perspectivas essenciais para o campo do UX design.
Growth hacker
O growth hacker é basicamente um profissional de marketing que usa habilidades quantitativas para ajudar organizações a obter clientes para seus produtos. O trabalho é uma combinação de marketing e codificação. A maioria dos growth hackers são especialistas em gerar insights por meio do estudo de dados sobre o comportamento do consumidor.
Além disso, os cientistas sociais podem fornecer conhecimento especializado, pesquisa e análise em apoio à determinada força de trabalho, fortalecendo os caminhos de carreira, orientando a obtenção de habilidades e melhorando a comunicação das capacidades dos trabalhadores.
Acesse também: Power skills: o que são e como desenvolvê-las
Estudos em Ciências Sociais
Para desenvolver novas habilidades e se preparar para as novas oportunidades de trabalho que estão surgindo, é preciso desenvolver o aprendizado contínuo. Uma das maneiras de atualizar-se é ingressando em cursos de graduação e pós-graduação.
A PUC Minas tem em seu catálogo os cursos de Bacharelado em Ciências Sociais e Licenciatura em Ciências Sociais. Para quem deseja se especializar na área, o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais oferta as seguintes disciplinas isoladas:
- Socioantropologia Urbana;
- Sociologia e Política da Extrema Direita Contemporânea;
- Crime Organizado na Sociedade Brasileira: ameaça ao estado democrático de direito;
- Gênero, Diversidades e Interseccionalidades;
- Método Qualitativo nas Ciências Sociais;
- Metodologia Quantitativa das Ciências Sociais;
- Mobilidade Espacial e Gentrificação em Portugal.
Leia também: Lifelong Learning e seu impacto na carreira
Principais habilidades que serão valorizadas no futuro
Cientistas sociais possuem algumas habilidades importantes relevantes para os negócios. Isso inclui trabalhar com dados, produzir insights, apresentar descobertas e argumentar seu caso.
Esses tipos de habilidades serão ainda mais importantes no futuro, conforme a tecnologia vai impactando o trabalho, automatizando elementos rotineiros dos empregos, reconfigurando ou substituindo novas funções.
Os estudos em Ciências Sociais oferecem ferramentas analíticas para entender as mudanças e prever as futuras tendências no mercado de trabalho.
Leia também: Empregabilidade: aumentando suas chances de ser contratado
Com as novas tecnologias, como a inteligência artificial e os algoritmos de máquina, aumenta a necessidade de funcionários que possam exercer o julgamento, o raciocínio, o pensamento crítico e tenham habilidades de resolução de problemas complexos.
Em um mundo em rápida mudança caracterizado pela globalização e avanços tecnológicos, a abordagem centrada no ser humano das Ciências Sociais contribui significativamente para o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade, fornecendo insights sobre sistemas econômicos, pesquisa de consumidores e gestão de recursos.
Esse conhecimento é fundamental para elaborar estratégias de desenvolvimento sustentável, enfrentar desafios ambientais e garantir uma distribuição justa de recursos.
Uma carreira em Ciências Sociais busca alavancar conhecimento para criar mudanças positivas e melhorar o bem-estar de indivíduos e comunidades. Esses profissionais possuem habilidades sociais essenciais para a força de trabalho futura, alinhando-se às competências essenciais alimentadas pela educação em Ciências Sociais.
Aqui no blog da PUC Minas, você pode encontrar várias dicas sobre profissões, estudos e vida acadêmica. Para saber mais, acesse nossos conteúdos!