A Odontologia é uma profissão múltipla, repleta de possibilidades e oportunidades de carreira. Assim como os demais campos da área da saúde, ela também vem sendo impactada pelas transformações tecnológicas e sociais, que ampliam a cada dia o potencial dos diagnósticos, dos tratamentos e da atuação profissional como um todo.
Além de uma excelente base técnico-científica e conhecimento prático, o mercado exige dos dentistas uma formação humana também de alto padrão, envolvendo um olhar coletivista, responsabilidade socioambiental e tantas outras soft skills.
Você, que escolheu a Odontologia como profissão ou está prestes a tomar essa decisão, precisa conferir a entrevista que fizemos com a professora Gisele Bonfante. Ela é coordenadora do curso ofertado na PUC Minas Lourdes, membro do colegiado na unidade Coração Eucarístico, uma profissional reconhecida no mercado e filha da PUC.
Vamos à entrevista!
1) Com o avanço da tecnologia, inclusive na saúde, como fica a área de Odontologia? Quais desafios e oportunidades o profissional encontra neste cenário?
O avanço da tecnologia nos trouxe várias oportunidades, como a Odontologia digital, materiais odontológicos mais resistentes com maior naturalidade e equipamentos que trazem maior conforto e precisão aos tratamentos odontológicos. Com isso, a eficiência do trabalho técnico aumenta e podemos personalizar ainda mais nossos projetos terapêuticos, à medida que ganhamos tempo para nos aproximar e identificar o que o paciente deseja.
2) Quais são as principais soft skills que os dentistas devem ter? Como desenvolvê-las?
Os principais domínios para um profissional de excelência envolvem autonomia, capacidade de liderança e de aprendizagem ao longo da vida, comunicação, responsabilidade social e profissionalismo. Essas habilidades são exigidas e aprimoradas ao longo de toda a vida acadêmica e profissional, à medida que a expertise técnica é construída no relacionamento com pares, docentes, pacientes e funcionários.
3) É sabido que a PUC Minas forma profissionais de excelência na Odontologia e que se destacam no mercado de trabalho. Quais recursos da Universidade tornam isso possível?
Ao longo de sua trajetória acadêmica na PUC Minas, nosso aluno tem a oportunidade de articular, de forma sensível e coerente, teoria e prática, construindo conhecimento teórico consistente e desenvolvendo expertise técnica. Sendo, assim, capaz de movimentar isso ao longo de toda a sua vida profissional (lifelong learning).
Isso é possível porque nosso aluno é o centro do processo de aprendizagem nos diversos espaços de ensino, tais como: clínicas odontológicas — atendimento à pacientes desde o 3º período; estágios — trajetória de estágio de dois a dois anos e meio do curso; e diversas atividades de extensão e pesquisa desde o primeiro período. Para tanto, conta com uma moderna e inovadora infraestrutura, uma maioria de docentes doutores (que, para além de pesquisa, estão vinculados ao mercado de trabalho) e uma trajetória de estágio articulada às demandas da população. Tudo isso faz diferença no mundo do trabalho.
O aluno tem uma experiência de aprendizagem ao longo do nosso curso que lhe propicia segurança, autonomia, comunicação humana e assertiva, ética e responsabilidade social (marcas da PUC Minas).
4) Como a Clínica de Odontologia da PUC Minas contribui para a construção da carreira dos estudantes?
As clínicas odontológicas possuem moderna infraestrutura com box de atendimentos individualizados, central de acolhimento e recepção de pacientes, central de esterilização com controle digital, utilização de scrubs fornecidos pela instituição, e um professor a cada 10 alunos (5 duplas), além da diversidade de materiais odontológicos.
São 7 clínicas odontológicas, com capacidade de 12 a 22 atendimentos simultâneos cada uma, modernamente equipadas. Nas clínicas odontológicas da PUC Minas, são atendidos aproximadamente 300 pacientes por dia, incluindo pacientes de diversos municípios. Nossos atendimentos em Estomatologia são referência estadual.
5) O que esperar do mercado de trabalho do futuro para a Odontologia?
Um mercado muito exigente, com tantas inovações e maior oferta de vagas. Tivemos muitas faculdades abertas, logo, o que fará diferença será a qualidade destes profissionais quando se formam. Temos certeza de que formamos os melhores.
6) Quais dicas você dá para quem deseja seguir carreira em Odontologia?
A Odontologia é uma carreira com múltiplas possibilidades e áreas e tem como base cuidar de pessoas — sorriso, mastigação, fala e convívio social —, contribuindo para sua qualidade de vida. Segundo as normas do Conselho Federal de Odontologia (CFO), os registros de especialidades odontológicas podem ser feitos em 23 áreas. São elas:
- Acupuntura;
- Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais;
- Dentística;
- Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial;
- Endodontia;
- Estomatologia;
- Harmonização Orofacial;
- Homeopatia;
- Implantodontia;
- Odontogeriatria;
- Odontologia do Esporte;
- Odontologia do Trabalho;
- Odontologia Legal;
- Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais;
- Odontopediatria;
- Ortodontia;
- Ortopedia Funcional dos Maxilares;
- Patologia Oral e Maxilofacial;
- Periodontia;
- Prótese Bucomaxilofacial;
- Prótese Dentária;
- Radiologia Odontológica e Imaginologia;
- Saúde Coletiva.
Se você tem interesse por esta carreira, conheça onde vai estudar, como o curso é ofertado, como acontecerá sua formação, e quais oportunidades o curso e a instituição lhe oferecem — como são as instalações, quem é a coordenação do curso e seus professores.
Bacana demais as informações e as dicas compartilhadas pela professora Gisele, não é mesmo? Aproveite que agora você já conhece mais sobre o curso de Odontologia da PUC Minas e faça já sua inscrição em um dos nossos processos seletivos.
E, para saber mais ainda sobre a graduação, a infraestrutura, mercado e outros aspectos da profissão, veja por que fazer Odontologia na PUC Minas.