A carreira de professor universitário, como a maioria das outras carreiras, tem seus prós e contras, faz a diferença na vida das pessoas e também enfrenta muitos desafios.
Ensinar e fazer pesquisas em um contexto universitário é um dos trabalhos de maior interesse entre universitários, quer você deseje seguir uma carreira na área do ensino, quer você simplesmente procure entender quais são as perspectivas dos professores universitários.
Neste conteúdo, vamos abordar sobre as oportunidades e os principais desafios enfrentados por quem escolhe a docência no ensino superior.
O que faz o professor universitário
Professores universitários certamente trabalham para instituições de ensino superior e se especializam em várias disciplinas acadêmicas, dependendo de seu interesse profissional e do campo de especialização.
Conheça também: Pós-Graduação em Docência e Gestão do Ensino Superior
Esses profissionais desempenham algumas tarefas essenciais como parte de sua função — independentemente de seu campo —, que contribuem para o progresso acadêmico em geral, incluindo:
- Ensinar e orientar alunos.
- Avaliar o progresso do aluno.
- Preparar programas de aulas e de curso.
- Classificar materiais do aluno e oferecer feedback.
- Pesquisar tópicos dentro de sua disciplina.
- Escrever sobre suas descobertas.
- Publicar suas descobertas em periódicos e livros.
- Fazer apresentações sobre suas pesquisas em conferências.
- Manter-se atualizado sobre as tendências atuais em seu campo;
- Supervisionar iniciativas de pesquisa do aluno, como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
- Participar de reuniões do corpo docente.
- Participar de comitês administrativos.
Saiba também: Como priorizar tarefas com a Matriz de Eisenhower
Importância de entender os desafios e as oportunidades da carreira
Ter conhecimento de alguns desafios potenciais que podem afetar a carreira ajuda você a encontrar maneiras de reduzir ou excluir esses obstáculos para atingir suas metas.
A carreira de professor, como a maioria das profissões, traz recompensas únicas (é um diferencial na vida das pessoas) e desafios (concorrência e dificuldade de equilibrar ensino, pesquisa e extensão).
Conheça, a seguir, alguns desafios e oportunidades que os professores universitários lidam na carreira.
Desafios na carreira acadêmica
Necessidade de qualificação avançada
A falta de qualificação necessária para uma função, como requisitos educacionais ou habilidades, é um desafio comum que muitos profissionais podem enfrentar na vida profissional.
Faltam ações que contribuam para a qualificação profissional avançada, com escassas oportunidades de desenvolvimento, como programas de mestrado e doutorado, para que os professores se mantenham atualizados e desenvolvam sua competência, tanto as soft skills como as hard skills.
Leia também: Power skills: o que são e como desenvolvê-las
Concorrência
Um dos maiores desafios de ser um professor universitário é o grande número de acadêmicos altamente qualificados competindo pelas vagas disponíveis. É comum um professor experiente atuar como um professor substituto em uma instituição enquanto não tem a oportunidade de ser um professor permanente.
A alta demanda de professores universitários pode levar a uma insegurança no emprego. Por exemplo, pesquisadores que estão esperando conseguir uma vaga de docente, muitas vezes são levados a assumir empregos temporários com contratos que variam de meses a alguns anos.
Conheça também: Programa de Formação Docente PUC Minas
Produção de artigos e pesquisas
Os problemas específicos dos professores universitários na produção de artigos científicos e na condução de pesquisas incluem falta de apoio financeiro, carga horária pesada, falta de habilidades e conhecimentos e escassez de recursos para pesquisa.
Além disso, os professores podem ter dificuldade com o processo rigoroso de redação de propostas de pesquisa e falta de orientação na condução de pesquisas.
Esses desafios dificultam a capacidade dos professores de se envolverem em pesquisas e limitam seu crescimento e desenvolvimento profissional.
Equilíbrio entre ensino, pesquisa e extensão
Encontrar um equilíbrio entre produzir conhecimento (pesquisa), disseminá-lo (ensino) e aplicá-lo na prática (extensão) é uma tarefa desafiadora para professores universitários, principalmente atualmente, quando as demandas por inovação, aprendizado de qualidade e envolvimento com a comunidade evoluem constantemente.
Tudo isso dificulta para o profissional conciliar, por exemplo, mais de uma instituição de ensino, lecionando disciplinas em diferentes cursos, com projetos de pesquisa e extensão.
Novas metodologias de ensino e o impacto da tecnologia
Hoje em dia, as tendências educacionais influenciam continuamente os processos de aprendizagem. Exemplificando: o avanço tecnológico contínuo introduz aplicativos, sites e ferramentas tecnológicas que, quando usados de forma eficaz, melhoram significativamente o processo de aprendizagem.
Os professores muitas vezes estão sob pressão constante para se manterem familiarizados com as últimas tecnologias. Na maioria das instituições, mais orçamentos escolares são necessários, a fim de permitir a adoção de tecnologia na educação.
Veja também: 15 ferramentas de IA que o novo profissional precisa conhecer
Oportunidades na carreira acadêmica
Impacto e contribuição social
Uma carreira de ensino permite particularizar a vida de muitas pessoas, não só a dos estudantes. O professor universitário tem a satisfação de ver seus alunos descobrirem novos conhecimentos em um assunto, apaixonarem-se por ele e aprofundarem seu interesse em aprendê-lo.
Os professores têm a possibilidade de ensinar alunos do mundo todo uma grande variedade de disciplinas e perspectivas de vida enquanto também aprendem com os alunos.
O professor universitário está apto a ajudá-los a olhar para problemas práticos do mundo real por meio de várias “lentes” para se tornarem agentes de mudança, aprenderem a ser pensadores críticos e aplicarem seus conhecimentos visando causar impacto social.
Leia também: A importância do trabalho voluntário para a carreira
Crescimento e estudo contínuo
Ao longo da carreira de ensino, o professor universitário terá oportunidades de expandir seu conhecimento e melhorar suas habilidades continuamente por meio de programas de desenvolvimento profissional, como seminários e workshops, com o propósito de aprimorar suas práticas de ensino.
Devemos enfatizar que os métodos de ensino são continuamente influenciados por tecnologias emergentes e eventos históricos que se desenrolam em tempo real. Isso significa que você sempre estará aprendendo algo novo, sempre positivamente para impactar as jornadas educacionais dos seus alunos.
Leia também: Lifelong Learning e seu impacto na carreira
Flexibilidade nos horários
Trabalhar na área acadêmica dá geralmente a você acesso a uma agenda flexível.
Professores universitários normalmente criam os próprios horários — embora tenham que acomodar os horários de aula e reunião dependendo das necessidades dos alunos ou do departamento — e têm a opção de trabalhar em seu escritório no campus ou em casa.
Tal flexibilidade geralmente ajuda os professores, principalmente aqueles que se dedicam mais à pesquisa, a manter sua produtividade enquanto lidam com responsabilidades pessoais ou externas.
Além disso, podem escolher em quais projetos trabalhar e quais metodologias empregar. Poucos empregos oferecem esse nível de liberdade intelectual no ensino e na pesquisa.
Oportunidades de viajar
Um professor universitário tem muitas oportunidades de viajar. É possível encontrar empregos em muitos países e viajar também para participar de conferências ou fazer visitas de pesquisa. Se você gosta de explorar novos lugares e conhecer novas culturas, línguas e culinárias, então trabalhar como professor oferece muitas chances para você desenvolver esses interesses.
Quando você se torna um professor universitário, nasce uma oportunidade valiosa de causar impacto na vida de seus alunos e da sociedade como um todo. A interação com os alunos, com suas famílias e suas comunidades lhe dão chances ilimitadas de compartilhar suas opiniões, ideias e conhecimento com outros, fazendo uma diferença significativa em sua vida.
Outro ponto a destacar é que os professores estão sempre em demanda, criando uma necessidade contínua por seus serviços, daí a segurança no emprego.
Segundo a professora Nilza Bernardes Santiago, da PUC Minas, formar o profissional professor do ensino superior exige um investimento competente e crítico nas esferas do conhecimento, da ética e da política. Assim, investir em uma concepção orgânica de formação dos professores mediante um tratamento metodológico que vincula os campos dos saberes da docência.
Se você está pensando em seguir carreira como professor universitário, estar ciente desses fatores pode ajudá-lo a promover melhor a satisfação e o sucesso profissional. Gostou das dicas? Você encontrará mais informações sobre carreira e aprendizagem no blog da PUC Minas. Acesse nossos conteúdos!