Carreira

A mentoria para a carreira é um relacionamento estabelecido para fins de aprendizado e desenvolvimento pessoal ou profissional de um indivíduo e, dependendo do tipo, pode ocorrer em muitas organizações, como empresas, escolas e universidades, ou em reuniões esporádicas, para dar suporte e facilitar o crescimento do mentorado. 

A seguir, você vai descobrir a definição de mentoria, entender a sua relevância no desenvolvimento profissional e ver como a mentoria de carreira pode influenciar positivamente a trajetória dos profissionais. 

O que é mentoria? 

Mentoria é qualquer forma de aprendizado social em que alguém com mais experiência (um mentor) ajuda a guiar o aprendizado e o crescimento de alguém com menos experiência (um mentorado). Na mentoria de carreira, um indivíduo com experiência, estabilidade e uma posição de nível sênior dentro do campo de interesse, por exemplo, atua como mentor.

Um mentor pode compartilhar com um mentorado informações sobre sua própria trajetória de carreira, bem como fornecer orientação, motivação, apoio emocional e servir como modelo de comportamento em determinada função. Um mentor pode ajudar a explorar carreiras, definir metas, desenvolver contatos e identificar recursos. 

O relacionamento mentor-mentorado é uma via de mão dupla. Os mentores devem estar abertos a aprender com seu mentorado tanto quanto o mentorado está — já que podem oferecer uma nova perspectiva sobre as experiências do mentor. 

Mentoria formal e informal 

A mentoria formal é o tipo mais tradicional. É realizada no nível institucional, com objetivos bem definidos, um programa definido, reuniões programadas, ações precisas e antecipadas, avaliações formativas, entre outros pontos. 

É a escolha mais comum para mentoria no local de trabalho, e envolve encontros frequentes por um período especificado. Um programa formal é bem estruturado e organizado e se alinha às metas e objetivos de uma organização. 

Já a mentoria informal é realizada por meio de reuniões esporádicas e voluntárias, atividades de treinamento, sem planejamento ou avaliação. O bate-papo pode acontecer durante reuniões não planejadas, encontros com colegas mais experientes e conversas diárias. 

As estruturas informais do programa de mentoria podem ajudar significativamente no desenvolvimento pessoal e profissional do mentorado, que pode obter habilidades valiosas, desenvolver autoconsciência e confiança, ampliar suas redes, obter coaching individualizado, encontrar inspiração e iniciar uma jornada de aprendizado ao longo da vida

Resumindo, a mentoria formal é um relacionamento altamente estruturado entre mentor e mentorado, enquanto a mentoria informal é um relacionamento não estruturado e que se desenvolve naturalmente. 

Tipos de mentoria 

Entre os vários tipos de monitoria, podemos citar: mentoria individual, em grupo e on-line. 

Individual 

O modelo de mentoria individual é o modelo mais comum entre os tipos de mentoria. Ele combina um mentor com um mentorado, fornece suporte individual e permite que ambos construam um relacionamento pessoal. 

Em grupo 

A mentoria em grupo geralmente consiste em um grupo de vários indivíduos sendo mentorados por um mentor, geralmente com a proporção de um mentor para cada dois a três mentorados. 

Esse modelo de mentoria consiste, por exemplo, em um grupo de funcionários juniores/colegas e um mentor. Todos se reúnem e ajudam uns aos outros a aprender e desenvolver suas habilidades e conhecimentos. É mais estruturado do que a mentoria individual porque é preciso agendar um espaço para acomodar todos os presentes. 

On-line 

A mentoria on-line é ideal nos casos em que o mentor e o mentorado não trabalham no mesmo local ou estão trabalhando remotamente. A comunicação é realizada por videoconferência, telefone, e-mail ou redes sociais. É semelhante à mentoria individual, exceto pela comunicação face a face, e é tão eficaz quanto ela. 

Benefícios da mentoria para o mentorado 

A capacidade da mentoria de construir conexão enquanto impulsiona o crescimento de habilidades e a transferência de conhecimento é uma das razões pelas quais organizações investem nesse processo de aprendizagem. 

Para destacar a crescente popularidade de programas de mentoria nas empresas e instituições educacionais, podemos citar, por exemplo, a Coca-Cola, que usa programas de mentoria para integrar melhor os funcionários à organização e à equipe; e a Amazon, que a utiliza para desenvolver novos gerentes. 

Na PUC Minas, a mentoria é realizada por meio do PUC Carreiras, centro de serviços que apoia estudantes e egressos no desenvolvimento de competências e habilidades para o mercado de trabalho. O setor atende todas as demandas de estágios, empregos e empreendedorismo dos estudantes da PUC Minas e do mercado.

Desenvolvimento de habilidades 

A mentoria é uma ferramenta poderosa para desenvolver tanto soft quanto hard skills. Mentores fornecem orientação, suporte e insights valiosos com base em suas próprias experiências. 

De acordo com um estudo da American Society for Training and Development, funcionários que são mentorados têm uma chance maior de serem promovidos e atingir seus objetivos de carreira em comparação com aqueles que não têm mentoria para a carreira. 

Mentorias podem cultivar habilidades de liderança, como escuta, empatia e a capacidade de dar e receber feedback. Os mentorados desenvolvem-nas usando-as nos relacionamentos. Essas habilidades interpessoais são essenciais para o sucesso na carreira. 

Um estudo sobre relacionamentos de mentoria entre pares na Universidade do Arizona descobriu que programas formais de mentoria levaram ao desenvolvimento das seguintes habilidades interpessoais em alunos: 

  • Autoconsciência;
  • Adaptabilidade;
  • Trabalho em equipe;
  • Colaboração;
  • Comunicação verbal. 

Leia também: Quais são as soft skills que o mercado de trabalho exige? 

Acesso a redes de contatos 

O mentor pode ajudar a abrir portas para que os mentorados possam construir relacionamentos profissionais e obter acesso a conhecimento e oportunidades. 

A mentoria facilita o networking ao fornecer acesso às conexões profissionais do seu mentor, que podem apresentá-lo a eventos do setor, conferências e contatos influentes da área. Eles oferecem insights e conselhos valiosos, endossando os mentorados para sua rede. 

Crescimento pessoal e profissional 

A mentoria para a carreira também contribui para aumentar a autoconfiança e autoconsciência do mentorado. Os mentores fornecem feedback construtivo, apoiam os mentorados na superação de desafios e os ajudam a reconhecer seu potencial. 

Esse processo promove a autoconfiança e encoraja os mentorados a explorar novas oportunidades, assumir riscos e atingir seus objetivos profissionais. 

Orientação e aconselhamento 

Um dos benefícios da mentoria para a carreira dos mentorados é a capacidade de definir e atingir metas profissionais. Você pode obter orientação, suporte e insights valiosos e receber ajuda para esclarecer suas aspirações e desenvolver um roteiro para atingir seus objetivos, seja escolher a pós-graduação ideal para você, ser promovido, realizar transição de carreira, entre outros. 

Como mentorado, você ganha conhecimento, habilidades e redes de contato que os impulsionam em direção às metas de carreira desejadas. 

Como tirar o máximo proveito da mentoria 

Estabelecer objetivos claros 

O mentorado deve definir metas para a mentoria. Para isso, pode contar com a ajuda do mentor e juntos definirem metas usando o processo SMART. “SMART” é uma sigla que remete a metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. 

O que o mentorado e o mentor esperam obter do relacionamento pode ser diferente, principalmente se estiverem em estágios distintos de suas carreiras. Porém, a definição de metas permite que eles estabeleçam expectativas e definam os termos do relacionamento. Ter metas SMART dá um propósito à mentoria. 

Comunicação eficiente 

A comunicação clara e concisa permite que os mentores entendam, de forma mais eficaz, as principais metas e objetivos de seus mentorados. Estes devem ser abertos, honestos e estar dispostos a confiar nos conselhos do seu mentor. 

Receber e aplicar feedback 

O mentorado deve estar aberto a receber feedback e disposto a conversar sobre isso e trabalhar para implementar as sugestões recebidas do mentor. 

Mostrar proatividade 

Proatividade e iniciativa são características essenciais para um mentorado. Ser proativo significa não esperar por instruções, antecipando necessidades e agindo sem ser solicitado. Um mentorado proativo não apenas reage a situações — ele busca ativamente oportunidades de crescimento e melhoria. 

Tomar a iniciativa envolve dar um passo à frente para enfrentar desafios, contribuir com ideias e impulsionar o progresso. Um mentorado que incorpora essas qualidades demonstra prontidão para assumir a responsabilidade por sua jornada de desenvolvimento e contribuir significativamente com a atividade de mentoria.

Programas de mentoria para a carreira trazem muitos benefícios aos mentorados, mentores e ambiente de trabalho, no curto, médio e longo prazos.

Quer mais dicas que poderão ajudá-lo em sua carreira e em seu desenvolvimento profissional e pessoal? Acesse o blog da PUC MINAS e fique por dentro de nossos conteúdos!

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais