Carreira

A PUC Minas tem como um de seus pilares o compromisso com a empregabilidade de seus estudantes, desde o início da graduação até mesmo depois de formados. Isso se traduz não apenas na alta qualidade do ensino e na estrutura de ponta, mas também em um acompanhamento propriamente dito de formação profissional e construção de carreira. 

Por meio da PUC Carreiras (Central de Serviços de Carreira da PUC Minas) e de diversas plataformas de conteúdo e pesquisa, a Universidade prepara alunas e alunos para que sua entrada no mercado de trabalho se dê de forma tranquila e estratégica. 

Entre as múltiplas frentes, temos os programas de estágio, que são estruturados para que a experiência seja de fato enriquecedora e proveitosa para você, estudante. Conversamos com a professora doutora Evanilde Martins, que é diretora da PUC Carreiras e tem muito a compartilhar sobre como funcionam os programas da Universidade. 

Quer uma dica para a vida? Confira a entrevista! 

1- Como funciona a Política de Estágio da PUC Minas? 

O estágio está previsto nas Diretrizes para a Graduação da PUC Minas e as práticas de estágio fazem parte dos currículos de todos os cursos, sendo consideradas uma importante estratégia para a formação profissional de qualidade. É por meio dos estágios que os alunos se conectam com as experiências profissionais na vida real do mundo do trabalho.

A PUC Carreiras é a responsável por assessorar os diversos órgãos da Universidade nas demandas pedagógicas, legais e administrativas que envolvem os estágios curriculares; realiza a formalização das atividades de estágio obrigatório, não obrigatório e monitoria; gerencia convênios e negocia abertura de campos de estágio em instituições públicas e privadas. 

A fim de garantir, assim, que todos os alunos da PUC Minas sigam a legislação de estágio e tenham a oportunidade de praticar tudo aquilo que aprendem em sala de aula.

2- Como a PUC Carreiras contribui para o sucesso dos estudantes nos processos seletivos para estágios e trainees?

Além de todo o trabalho de formalização dos termos de estágio, assinatura de contratos e planos de trabalho e da negociação de parcerias com instituições concedentes, a PUC Carreiras promove um importante trabalho de desenvolvimento, construindo e disponibilizando diversos conteúdos e ferramentas para ajudar no desenvolvimento de soft skills e na conexão entre os empregadores e os alunos.

A Plataforma PUC Carreiras conta com vários recursos, como o painel de vagas, que permite que os empregadores façam a publicação de suas oportunidades de estágio, trainee, emprego, freelances e outros projetos. Tudo isso pode ser filtrado pelos alunos de acordo com seu curso, localidade, áreas de interesse, valor da bolsa e benefícios, entre outras opções.

Dentro da plataforma, o aluno também pode criar o seu currículo, disponibilizá-lo aos empregadores em bancos de currículo e criar um perfil público com as informações de carreira. Também é possível realizar entrevistas simuladas em vídeo, para testar o desempenho e as habilidades de comunicação ao se preparar para um recrutamento.

A plataforma também conta com diversos textos, artigos e vídeos, com conteúdos atuais e relevantes para a formação de carreira e tendências do mercado de trabalho, como entrevistas e palestras com especialistas, empregadores e ex-alunos.

Por fim, não podemos nos esquecer da Feira de Carreiras PUC Minas, que acontece sempre no segundo semestre e reúne dezenas de empresas e milhares de alunos interessados em realizar networking, participar de palestras e se cadastrar nos processos seletivos dos nossos parceiros. A Feira é realizada há mais de 10 anos e movimenta a Universidade, aproximando marcas empregadoras e os nossos talentos.

3- Quais diferenciais da Universidade fazem com que tantas empresas sejam parceiras na oferta de oportunidades de estágios para estudantes da PUC Minas?

A PUC Minas tradicionalmente sempre teve uma boa relação com o mercado de trabalho, com ricas e duradouras parcerias em diversas áreas de atuação, o que permite que o aluno tenha uma variedade de oportunidades sendo ofertadas, seja para estágio ou para emprego. São mais de 40 mil empresas de todo o Brasil cadastradas em nossa plataforma, ofertando milhares de oportunidades todo semestre.

O trabalho da PUC Carreiras conecta esses empregadores, que valorizam os alunos da PUC Minas que, por sua vez, são reconhecidos como profissionais diferenciados, interessados e bem preparados para os desafios do trabalho.

Semestralmente, mais de 50% dos alunos de graduação estão envolvidos em alguma atividade prática, como estágio obrigatório, não obrigatório ou monitoria. A prática desde o início do curso garante um maior nível de empregabilidade após a formatura.

4- Como o aluno pode aproveitar os conteúdos e ficar sabendo de todas as oportunidades?

É muito importante que o aluno fique sempre atento, acessando a Plataforma PUC Carreiras, mantendo seus dados atualizados, e-mail e currículo, para não perder nenhuma oportunidade. Diariamente, são publicadas novas vagas de estágio e emprego, assim como os eventos e artigos que são disponibilizados todo mês.

Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn, e também temos um canal no WhatsApp. Assim, é possível ficar por dentro das novidades da PUC Carreiras e receber nossas dicas na sua rede preferida.

Participando dos eventos e acessando nossos conteúdos, o aluno aumenta sua bagagem nos diversos temas, por exemplo: competências mais exigidas pelo mercado, como se preparar para entrevistas ou como enfrentar desafios da graduação e do estágio. São diversos conteúdos extracurriculares que complementam a formação da sala de aula e enriquecem a experiência do estudante da PUC Minas.

5- Quais dicas você pode dar para quem está de olho nas oportunidades?

O aluno que quer se destacar em um processo seletivo deve se preparar, pesquisando sobre a empresa na qual vai se candidatar, para que, no momento da entrevista, não seja pego de surpresa. Um currículo adequado também é essencial, adaptando seus objetivos e destacando habilidades mais coerentes com a vaga pretendida, além, claro, de todos os contatos corretos.

Ficar de olho nas etapas e prazos dos processos seletivos também é superimportante, pois o recrutador pode entrar em contato de diferentes maneiras, seja por telefone, e-mail ou WhatsApp, e caso ele não consiga falar com o candidato após algumas tentativas, seguirá com a seleção e o aluno pode perder a vaga.

E, claro, ser sincero sempre. Com uma boa preparação e com a certeza de que aquela oportunidade é boa para você, encare o processo seletivo com tranquilidade e seriedade, sendo honesto com suas respostas, ao contar sobre suas experiências anteriores, competências e habilidades. Estando preparado, será bem mais fácil conseguir as melhores oportunidades da sua área.

Como você viu, a Universidade é sua aliada nessa maratona de construção da sua carreira e tem à sua disposição os melhores recursos para isso. E, para saber mais ainda sobre os estágios e como eles podem contribuir para sua formação profissional, confira também a série de publicações do Conexão PUC Minas

Posts relacionados

Transformando carreiras: entrevista com diretor da pós-graduação PUC Minas

Transformando carreiras: entrevista com diretor da pós-graduação PUC Minas

A pós-graduação é atualmente um aditivo básico para todas as pessoas que concluíram a faculdade e contribui bastante para o sucesso de quem já possui mais tempo de estrada. Ela confere uma...

Ver mais

Como criar um planejamento pessoal eficiente

Como criar um planejamento pessoal eficiente

Criar um planejamento pessoal pode ajudar você a se sentir mais no controle de sua vida, equilibrando a vida pessoal, acadêmica e profissional, e a traçar um caminho claro para seus objetivos....

Ver mais

Business Intelligence: como se atualizar na era de dados e se destacar no mercado

Business Intelligence: como se atualizar na era de dados e se destacar no mercado

A transformação digital tem impulsionado o uso de dados como diferencial competitivo em diversas áreas, com um número cada vez maior de empresas percebendo o potencial transformador da Business Intelligence (BI) na...

Ver mais

Como analisar a grade curricular da sua pós-graduação

Como analisar a grade curricular da sua pós-graduação

A grade curricular da pós-graduação é um fator essencial na escolha do curso, pois ela define os conteúdos e a abordagem de aprendizado oferecidos. Sendo assim, compreender como analisar a grade e...

Ver mais