A PUC Minas tem como um de seus pilares o compromisso com a empregabilidade de seus estudantes, desde o início da graduação até mesmo depois de formados. Isso se traduz não apenas na alta qualidade do ensino e na estrutura de ponta, mas também em um acompanhamento propriamente dito de formação profissional e construção de carreira.
Por meio da PUC Carreiras (Central de Serviços de Carreira da PUC Minas) e de diversas plataformas de conteúdo e pesquisa, a Universidade prepara alunas e alunos para que sua entrada no mercado de trabalho se dê de forma tranquila e estratégica.
Entre as múltiplas frentes, temos os programas de estágio, que são estruturados para que a experiência seja de fato enriquecedora e proveitosa para você, estudante. Conversamos com a professora doutora Evanilde Martins, que é diretora da PUC Carreiras e tem muito a compartilhar sobre como funcionam os programas da Universidade.
Quer uma dica para a vida? Confira a entrevista!
1- Como funciona a Política de Estágio da PUC Minas?
O estágio está previsto nas Diretrizes para a Graduação da PUC Minas e as práticas de estágio fazem parte dos currículos de todos os cursos, sendo consideradas uma importante estratégia para a formação profissional de qualidade. É por meio dos estágios que os alunos se conectam com as experiências profissionais na vida real do mundo do trabalho.
A PUC Carreiras é a responsável por assessorar os diversos órgãos da Universidade nas demandas pedagógicas, legais e administrativas que envolvem os estágios curriculares; realiza a formalização das atividades de estágio obrigatório, não obrigatório e monitoria; gerencia convênios e negocia abertura de campos de estágio em instituições públicas e privadas.
A fim de garantir, assim, que todos os alunos da PUC Minas sigam a legislação de estágio e tenham a oportunidade de praticar tudo aquilo que aprendem em sala de aula.
2- Como a PUC Carreiras contribui para o sucesso dos estudantes nos processos seletivos para estágios e trainees?
Além de todo o trabalho de formalização dos termos de estágio, assinatura de contratos e planos de trabalho e da negociação de parcerias com instituições concedentes, a PUC Carreiras promove um importante trabalho de desenvolvimento, construindo e disponibilizando diversos conteúdos e ferramentas para ajudar no desenvolvimento de soft skills e na conexão entre os empregadores e os alunos.
A Plataforma PUC Carreiras conta com vários recursos, como o painel de vagas, que permite que os empregadores façam a publicação de suas oportunidades de estágio, trainee, emprego, freelances e outros projetos. Tudo isso pode ser filtrado pelos alunos de acordo com seu curso, localidade, áreas de interesse, valor da bolsa e benefícios, entre outras opções.
Dentro da plataforma, o aluno também pode criar o seu currículo, disponibilizá-lo aos empregadores em bancos de currículo e criar um perfil público com as informações de carreira. Também é possível realizar entrevistas simuladas em vídeo, para testar o desempenho e as habilidades de comunicação ao se preparar para um recrutamento.
A plataforma também conta com diversos textos, artigos e vídeos, com conteúdos atuais e relevantes para a formação de carreira e tendências do mercado de trabalho, como entrevistas e palestras com especialistas, empregadores e ex-alunos.
Por fim, não podemos nos esquecer da Feira de Carreiras PUC Minas, que acontece sempre no segundo semestre e reúne dezenas de empresas e milhares de alunos interessados em realizar networking, participar de palestras e se cadastrar nos processos seletivos dos nossos parceiros. A Feira é realizada há mais de 10 anos e movimenta a Universidade, aproximando marcas empregadoras e os nossos talentos.
3- Quais diferenciais da Universidade fazem com que tantas empresas sejam parceiras na oferta de oportunidades de estágios para estudantes da PUC Minas?
A PUC Minas tradicionalmente sempre teve uma boa relação com o mercado de trabalho, com ricas e duradouras parcerias em diversas áreas de atuação, o que permite que o aluno tenha uma variedade de oportunidades sendo ofertadas, seja para estágio ou para emprego. São mais de 40 mil empresas de todo o Brasil cadastradas em nossa plataforma, ofertando milhares de oportunidades todo semestre.
O trabalho da PUC Carreiras conecta esses empregadores, que valorizam os alunos da PUC Minas que, por sua vez, são reconhecidos como profissionais diferenciados, interessados e bem preparados para os desafios do trabalho.
Semestralmente, mais de 50% dos alunos de graduação estão envolvidos em alguma atividade prática, como estágio obrigatório, não obrigatório ou monitoria. A prática desde o início do curso garante um maior nível de empregabilidade após a formatura.
4- Como o aluno pode aproveitar os conteúdos e ficar sabendo de todas as oportunidades?
É muito importante que o aluno fique sempre atento, acessando a Plataforma PUC Carreiras, mantendo seus dados atualizados, e-mail e currículo, para não perder nenhuma oportunidade. Diariamente, são publicadas novas vagas de estágio e emprego, assim como os eventos e artigos que são disponibilizados todo mês.
Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn, e também temos um canal no WhatsApp. Assim, é possível ficar por dentro das novidades da PUC Carreiras e receber nossas dicas na sua rede preferida.
Participando dos eventos e acessando nossos conteúdos, o aluno aumenta sua bagagem nos diversos temas, por exemplo: competências mais exigidas pelo mercado, como se preparar para entrevistas ou como enfrentar desafios da graduação e do estágio. São diversos conteúdos extracurriculares que complementam a formação da sala de aula e enriquecem a experiência do estudante da PUC Minas.
5- Quais dicas você pode dar para quem está de olho nas oportunidades?
O aluno que quer se destacar em um processo seletivo deve se preparar, pesquisando sobre a empresa na qual vai se candidatar, para que, no momento da entrevista, não seja pego de surpresa. Um currículo adequado também é essencial, adaptando seus objetivos e destacando habilidades mais coerentes com a vaga pretendida, além, claro, de todos os contatos corretos.
Ficar de olho nas etapas e prazos dos processos seletivos também é superimportante, pois o recrutador pode entrar em contato de diferentes maneiras, seja por telefone, e-mail ou WhatsApp, e caso ele não consiga falar com o candidato após algumas tentativas, seguirá com a seleção e o aluno pode perder a vaga.
E, claro, ser sincero sempre. Com uma boa preparação e com a certeza de que aquela oportunidade é boa para você, encare o processo seletivo com tranquilidade e seriedade, sendo honesto com suas respostas, ao contar sobre suas experiências anteriores, competências e habilidades. Estando preparado, será bem mais fácil conseguir as melhores oportunidades da sua área.
Como você viu, a Universidade é sua aliada nessa maratona de construção da sua carreira e tem à sua disposição os melhores recursos para isso. E, para saber mais ainda sobre os estágios e como eles podem contribuir para sua formação profissional, confira também a série de publicações do Conexão PUC Minas.