Carreira

Viver o dia a dia da profissão, entrar em contato com profissionais mais experientes e compreender a dinâmica de uma empresa. Esses são os principais objetivos de um estágio. Trata-se de uma formação complementar à graduação, que possibilita ao universitário o aprendizado cotidiano de temas compartilhados na sala de aula. Da teoria à prática.

Mesmo que o programa não seja obrigatório dentro da grade curricular, a importância do estágio para a formação acadêmica se faz evidente na preparação dos estudantes para o mercado formal de trabalho. Uma pesquisa realizada pela consultoria Companhia de Estágio aponta que 56% dos universitários brasileiros se sentem preparados para assumir uma vaga de emprego.

Neste post, você vai entender a real importância do estágio para a sua formação e por que levar essa oportunidade de aprendizado a sério.

Por que é importante estagiar?

Um lugar para ganhar e compartilhar conhecimento, compreender a dinâmica de um sistema empresarial e ampliar a visão sobre a profissão escolhida. Um espaço para viver a rotina de trabalho e aplicar na prática os conceitos e as estratégias aprendidos em sala de aula.

O que realmente funciona? Quais são os desafios do mercado? Quais são as habilidades mais exigidas? E as tendências e oportunidades para quem está prestes a se formar? As respostas para essas e outras questões vão ganhando forma à medida que o universitário se aprofunda no estágio.

Criar network

Além de empoderar as pessoas para aprender com o outro, estagiar possibilita fazer conexões com profissionais da área. O estágio serve como vitrine para o universitário se expor diante do mercado de trabalho e vice-versa.

Conhecer a prática da área de trabalho

Por isso, nesse contato, o estudante pode (e deve) investigar o nicho de atuação escolhido — características da rotina do trabalho, principais atividades, remuneração e carga horária, por exemplo. É sabido que muitas empresas contratam profissionais egressos do próprio programa de estágio ou aqueles com experiência prévia de estágio na área pretendida.

Fortalecer a formação acadêmica

O estágio possibilita ao estudante um aprendizado complementar ao da faculdade, e ambos são fundamentais para a carreira profissional. O fortalecimento da formação acadêmica evidencia a importância do estágio, local onde o estudante coloca em prática os conhecimentos técnicos e aprimora as habilidades comportamentais na lida com outros profissionais mais experientes do mercado.

Como funciona um estágio

Todo estudante regularmente matriculado em cursos de instituições de ensino está apto a realizar um estágio relacionado à área em formação. Nesse espaço, ele desempenha atividades da área tal qual um profissional, sempre sob a supervisão de um responsável.

Há dois tipos de estágio:

  • Obrigatório: é o estágio que consta na grade curricular do curso como parte obrigatória para a aprovação do estudante e a obtenção do diploma. Carga horária e programa são definidos no projeto do curso.
  • Não obrigatório: uma atividade opcional, feita no horário oposto ao turno de aulas da graduação, como parte complementar à formação do profissional. A carga horária destinada ao estágio é acrescida à carga regular e obrigatória do curso.

No caso do estágio não obrigatório, a relação é firmada por meio de um Termo de Compromisso de Estágio entre o estudante contratado e a empresa contratante, com anuência obrigatória da instituição de ensino. Essa modalidade de trabalho não se configura como emprego, pode ser remunerada ou não e conta com recesso remunerado e auxílio-transporte.

Durante o período de estágio, o estudante também deve ter o acompanhamento de um professor-orientador da instituição de ensino onde está matriculado, bem como o de um supervisor da empresa contratante. O objetivo é assegurar ao universitário que o cenário do estágio garante o pleno desenvolvimento das atividades de aprendizagem — justamente a proposta do trabalho.

Como facilitar a busca por estágio

As empresas estão mais exigentes com os candidatos para as vagas de estágio. A pesquisa feita pela consultoria Companhia de Estágios aponta que 52,3% dos estudantes entrevistados não veem diferença no nível de competitividade na seleção para as vagas celetistas e para estágios. Então, é preciso se preparar visando conquistar uma boa oportunidade. Veja agora algumas dicas para facilitar o sucesso de sua busca.

Dedique-se a conquistar boas notas

Um histórico de graduação impecável é um ótimo aliado para quem deseja conquistar uma vaga de estágio. O estudante que demonstra bom desempenho acadêmico dá sinais positivos de comprometimento, responsabilidade e conhecimento para as empresas contratantes, destacando-se entre os inúmeros candidatos.

Valorize suas experiências

É provável que a recente vida acadêmica ainda não tenha rendido experiências profissionais robustas e extensas. Mas o olhar que você lança sobre as atividades que já desempenhou faz toda a diferença para concorrer a uma vaga. Afinal, experiência não diz respeito somente ao número de lugares por onde passou.

Entenda: em vez de destacar e compartilhar somente sua passagem em determinado cargo ou função, destaque o impacto que você gerou ao fazer parte de um time ou ao realizar qualquer atividade.

Escolha a universidade de acordo com as oportunidades de estágio

Leve em conta o banco de oportunidades de estágios que a instituição de ensino oferece. Conseguir uma boa vaga é determinante para a sua formação acadêmica, já que o programa é uma complementação do conhecimento aprendido em sala de aula, além de ser vitrine para o mercado de trabalho.

Algumas universidades, como a PUC Minas, oferecem um espaço destinado exclusivamente à divulgação de oportunidades de estágio e monitoria para os estudantes. Veja só!

Como funciona o estágio na PUC

O Sistema de Gestão do Estágio da PUC Minas é uma ponte entre os estudantes e as melhores oportunidades de estágio do mercado. As empresas interessadas em contratar cadastram as informações sobre a vaga; a partir daí,  a instituição de ensino analisa criteriosamente a proposta, antes de disponibilizá-la ao discente. Uma vez liberada, a oferta é divulgada, e os alunos ficam aptos a se candidatar. Depois, a empresa visualiza o currículo dos candidatos e elege aqueles que serão convocados e contratados.

Uma das vantagens é que, por meio de um único sistema, os estudantes e as empresas se comunicam com facilidade e eficiência. Além disso, o Sistema de Gestão do Estágio da PUC Minas facilita a intermediação e o acompanhamento da instituição de ensino no cumprimento da legislação específica dos estágios, o que confere mais segurança ao corpo discente.

E, aí, você se interessou em estudar em uma instituição que não só apoia como facilita o ingresso do estudante no mercado de trabalho? Então, acompanhe o calendário de processo seletivo da PUC Minas!

Posts relacionados

Validação internacional: atue como médico brasileiro no exterior

Validação internacional: atue como médico brasileiro no exterior

Realizar o sonho de atuar como médico no exterior é uma possibilidade real para brasileiros que buscam expandir seu horizonte profissional. Para isso, entender como funciona a validação internacional do diploma de...

Ver mais

Neurociência e educação: entenda como o cérebro aprende melhor

Neurociência e educação: entenda como o cérebro aprende melhor

O interesse por entender como o cérebro aprende tem crescido muito nos últimos anos, impulsionando uma conexão cada vez mais forte entre as áreas da Saúde e da Educação.  Nesse cenário, a...

Ver mais

Economia Criativa: o que é e como inovar e gerar renda com criatividade

Economia Criativa: o que é e como inovar e gerar renda com criatividade

A economia criativa tem ganhado cada vez mais relevância no cenário global, impulsionando inovação, geração de empregos e transformação social. Esse modelo econômico se baseia no talento, na criatividade e na valorização...

Ver mais

Accountability e Governança Pública: transparência e eficiência

Accountability e Governança Pública: transparência e eficiência

Certamente você já se deparou com os termos Governança Pública e Accountability, não é mesmo?  Embora não sejam conceitos novos, foi na última década que ganharam maior relevância e popularidade no Brasil....

Ver mais