A saúde mental tem sido muito abordada recentemente, sobretudo após o surgimento da pandemia de Covid-19. Com isso, o olhar coletivo voltou-se para a necessidade de cuidar também dessa parte da saúde, de conhecer, reconhecer e dar limites; de buscar soluções para questões internas e o impacto das externas no físico e mental do ser humano. Se você se interessa por entender tudo isso, por compreender o comportamento humano e seus processos mentais, a faculdade de Psicologia é uma boa opção de carreira, já pensou nisso?
Temos um mercado em transformação, mas também em expansão. De acordo com a Forbes e com LinkedIn, a Psicologia está entre as chamadas profissões do futuro. Então, nada de perder tempo, partiu conhecer a graduação ofertada pela Faculdade de Psicologia da PUC Minas, a FAPSI.
Conheça a Faculdade de Psicologia da PUC Minas
A FAPSI foi criada logo no início da universidade e acompanha desde então as transformações pelas quais o mundo vem passando, compreendendo a participação do indivíduo e dos grupos nesse processo e os impactos sobre ele. O curso é gerenciado pela Faculdade de Psicologia e conta com toda a estrutura e qualidade da PUC Minas.
Selecionamos informações para que você conheça como é nossa graduação, o que acontece por aqui e que veja como podemos contribuir para sua formação humana e profissional. Confira a seguir.
Projeto pedagógico do curso
O projeto pedagógico da graduação em Psicologia tem como pilares a excelência técnico-científica, a formação humanística, que faz parte dos valores da PUC Minas, e a boa relação com o mercado de trabalho. Esses fatores desenvolvem um profissional altamente qualificado, com um olhar humanizado e consciência de seu papel no desenvolvimento da sociedade, pronto para lidar com as mais variadas demandas desse campo de conhecimento.
A grade curricular é composta por disciplinas como: Ciências Sociais; Psicologia da Aprendizagem; Psicologia, Trabalho e Organizações; Técnicas de Exame e Avaliação Psicológica; Psicopatologia; Saúde Mental e Trabalho; Psicologia e Política; Neuropsicologia; Orientação Profissional; Empreendedorismo em Psicologia; Psicologia Hospitalar e outras.
Clínica-escola Ou o “Serviço-escola”
A prática e a experimentação durante a formação acadêmica são essenciais para complementar os estudos, familiarizar-se com o dia a dia da profissão e para abrir as portas do mercado de trabalho. A universidade oferece uma completa estrutura de atendimento gratuito à comunidade externa e à comunidade PUC Minas. Esses atendimentos são realizados por alunos e alunas que estão fazendo estágio, com a orientação e supervisão dos professores e professoras do curso.
As clínicas-escola (Serviço-escola) da PUC Minas estão localizadas nas unidades: Betim, Coração Eucarístico, Poços de Caldas e São Gabriel. E em 2022 a Praça da Liberdade também terá seu espaço Serviço-escola.
Pesquisa e iniciação científica
Para quem deseja seguir carreira na área da pesquisa ou mesmo conhecer essa possibilidade de atuação, a PUC Minas oferece diversas oportunidades e incentivos por meio de editais internos e de parcerias com importantes programas. Entre eles, PROBIC e PIBIC. Na grade curricular são oferecidos estágios de pesquisa para o início desse aprendizado.
Projetos de Extensão
Os estudantes de Psicologia têm papel essencial nos projetos de extensão, que são meios de se promover o desenvolvimento humano e social de pessoas e comunidades. A extensão universitária é uma ótima oportunidade também para praticar, colocar a mão na massa e ver no dia a dia como é o trabalho do psicólogo.
Para você entrar no clima da faculdade de Psicologia da PUC Minas, conheça os projetos vinculados ao curso:
- Arte de Cuidar: apoio psicológico a idosos residentes e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) mineiras.
- Entre-Laços e Nós: educação permanente em saúde – promoção de ações de formação ético-políticas para profissionais da saúde.
- MediAção Comunitária: práticas comunitárias, restaurativas e de mediação de conflitos – visa a desenvolver as habilidades de mediação, por meio de atendimentos à comunidade.
- Oficinas Psicossociais – fortalecendo vínculos familiares e comunitários em Brumadinho – realização de ações para fortalecimento de vínculos familiares, solução de conflitos e socialização e desenvolvimento psicossocial.
- Sonoro Despertar: intervenções socioeducativas – através do estudo e da prática da música, tem o objetivo de desenvolver e fortalecer a cidadania de crianças e adolescentes de comunidades carentes.
- Xia Zé! Estratégias de Redução de Danos com Adolescentes em Situação de Rua – assiste adolescentes e jovens em situação de rua e drogadição, com a realização de ações que permitem acesso à informação e incentivo à autonomia e cidadania.
Veja como anda o mercado de trabalho para a profissão
A Psicologia tem como objeto principal o estudo da subjetividade, das relações de grupo e instituições, do comportamento humano e os processos da mente humana. O campo vem se destacando no mercado na medida em que a sociedade reconhece, cada vez mais, a importância do autoconhecimento e desenvolvimento individual na coletividade, assim, as empresas buscam cada vez mais as Competências Socioemocionais. Assim, fatores como postura ética, o entendimento sobre a profissão, o segmento no qual você vai trabalhar, a qualidade da sua formação, a sua estratégia de inserção no mercado de trabalho, o cenário sócio-econômico, é que irão influenciar a construção da sua carreira.
A área da Psicologia se desdobra em vários campos, o que abre inúmeras possibilidades de atuação. Entre eles se destacam:
- Psicologia Clínica,
- Psicologia Organizacional,
- Psicologia Social,
- Psicologia do Esporte,
- Psicologia Educacional,
- Psicologia Ambiental,
- Psicologia do Consumo,
- Psicopedagogia,
- Psicomotricidade
- Psicologia Hospitalar.
Cada subárea dessas apresenta suas especificidades na perspectiva do mercado de trabalho. De modo geral, o bacharel em Psicologia está apto a atuar nos mais diversos setores econômicos, em organizações de pequeno, médio e grande porte, tanto públicas como privadas, em hospitais, clínicas, consultoria, pesquisa, Educação e todas as demandas relacionadas à assistência à saúde mental e emocional, além de poder criar seu próprio negócio.
Tendências
O avanço da tecnologia, as novas ferramentas de comunicação, a produção e o consumo gigantesco de informação, entre outros elementos, refletem no comportamento das pessoas, na relação entre elas e na relação do indivíduo consigo mesmo. Por isso e por múltiplas razões, a Psicologia caminha lado a lado com as transformações do mundo. O que o futuro reserva para a área? Vamos ver algumas tendências:
- Entrada da Psicologia áreas como UX (experiência do usuário),
- Consolidação dos atendimentos virtuais e online,
- Aumento da compreensão do que é a Psicologia e da importância para a saúde mental,
- Crescimento da demanda e surgimento de novas abordagens.
Soft Skills
Entre as mudanças que observamos no mercado de trabalho, está a maior valorização das habilidades interpessoais (soft skills). Em setores como a Psicologia, elas são imprescindíveis. Vejamos:
- Comunicação,
- Flexibilidade,
- Empatia,
- Resiliência,
- Capacidade analítica,
- Responsabilidade,
- Inteligência emocional.
Por fim, é preciso ter em mente que a Psicologia parte da personalidade de cada indivíduo, e das características e comportamentos que se manifestam a partir da personalidade de cada pessoa e nos impactos nos grupos considerando que tudo isso interage com o ambiente, com o contexto e com o mundo. Desse modo, é preciso também desenvolver a capacidade de leitura de cenários, de estruturas sociais, fatores políticos, econômicos e culturais, dentre outros.
Preparado? Então, saiba que a faculdade de Psicologia lhe espera. E como você pôde ver, aqui na PUC Minas os estudantes encontram tudo o que precisam para uma base sólida, fundamentada no conhecimento, na ciência e nos valores humanísticos da universidade.
Faça sua inscrição no Processo Seletivo e venha fazer parte da Faculdade de Psicologia da PUC Minas – FAPSI.