Carreira, Dicas

Como o conhecimento se tornou um dos ativos mais importantes do século 21, as ações para manter as informações seguras passaram a ser cada vez mais relevantes e urgentes. E é aí que entra a Segurança da Informação. 

Em um mundo ideal, seus dados devem estar sempre mantidos em sigilo, da maneira correta e disponíveis, mas, infelizmente, isso nem sempre ocorre. Smartphones, tablets e outros dispositivos móveis são suscetíveis a ataques cibernéticos maliciosos, que podem facilitar o acesso a todo tipo de informação confidencial. 

O relatório anual do Fórum Econômico Mundial (WEF) 2022 apontou a segurança cibernética como uma das quatro áreas de risco emergente. Além disso, o Global Risks Report 2022 indicou a existência de uma falha de segurança cibernética que também está entre os 10 principais riscos que mais pioraram desde o início da pandemia da Covid-19. 

Para você entender melhor a carreira de tecnólogo em Segurança da Informação, saiba qual é o perfil desse profissional, tenha informações sobre o mercado de trabalho e as oportunidades de atuação na área. 

O que é Segurança da Informação?

É um conjunto de práticas que visam manter os dados protegidos contra acessos ou alterações não autorizadas, no momento em que estão sendo armazenados e  quando estão sendo transmitidos de um equipamento ou local físico para outro. 

A Segurança da Informação tem três pilares principais, conhecidos pela Tríade CID: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Com o tempo, porém, três itens foram incorporados a essa lista: autenticidade, conformidade e irretratabilidade (ou não repúdio). 

Veja do que se trata os três pilares tradicionais da Segurança da Informação. 

Princípios da Segurança da Informação

Confidencialidade

É o elemento da tríade que vem mais rápido à mente quando você pensa em Segurança da Informação.

Os dados são confidenciais quando somente as pessoas autorizadas a acessá-los podem realizar essa ação. Para garantir a confidencialidade, é preciso saber detectar quem está tentando acessar os dados e bloquear as tentativas de quem não tem autorização. Senhas, autenticação e criptografia são técnicas planejadas visando garantir a confidencialidade. 

Integridade

Integridade significa impedir que dados sejam alterados indevidamente, seja por malícia seja por acidente, mantendo-os em seu estado correto. Muitas técnicas que asseguram a confidencialidade também protegerão a integridade dos dados – afinal, se não  pode acessar certos dados, o hacker também não pode alterá-los – mas há outras ferramentas que ajudam a oferecer uma defesa maior da integridade.

A integridade também abrange o conceito de irretratabilidade: você deve ser capaz de provar que manteve a integridade de seus dados, especialmente em contextos legais. 

Disponibilidade 

A disponibilidade significa que as informações podem ser acessadas e alteradas por qualquer pessoa autorizada dentro de um determinado período. O ponto aqui a ser observado é que a acessibilidade da informação é limitada. O prazo dentro do qual ele pode ser acessado é diferente para cada organização. 

Na prática, muitas vezes você precisa fazer escolhas sobre quais princípios de Segurança da Informação enfatizar, o que requer a avaliação de seus dados. Se você estiver armazenando informações médicas confidenciais, por exemplo, você se concentra na confidencialidade, ao passo que uma instituição financeira pode enfatizar a integridade dos dados para garantir que as contas bancárias de seus clientes sejam creditadas ou debitadas incorretamente. 

Como funciona o curso de Tecnologia em Segurança da Informação?

O curso EAD de Tecnólogo em Segurança da Informação da PUC Minas é ideal pra você que deseja ingressar na área de TI, porque ele incorpora aspectos operacionais, gerenciais e estratégicos, propiciando a você desenvolver tanto a visão sistêmica e de negócios quanto as especificidades da área. 

Com um tempo de formação mais curto (2,5 anos), o curso é programado em cinco períodos, totalizando 2.000 horas de atividades on-line. 

Seu objetivo é formar profissionais aptos a proteger as informações inerentes aos processos de negócio, atuando de forma ética em todo o ciclo de vida da proteção de dados em todos os tipos de organização. Dessa forma, você poderá promover a garantia da aplicação dos princípios da Segurança da Informação a todos os componentes dos sistemas de informação (pessoas, dados, hardware, software e redes) e da cadeia de suprimentos organizacional. 

O curso superior da PUC Minas proporciona aos universitários sólida formação técnica, gerencial e humanista, com foco no mercado de trabalho. 

Além disso, tem uma proposta diferente de ensino-aprendizagem que funciona da seguinte maneira: o curso é composto por microfundamentos que permitem a articulação dos conteúdos por meio do desenvolvimento de projetos, que darão a você experimentação e prática. 

A cada ciclo, você vai construindo as competências de aprendizagem (conhecimento, habilidades e atitudes) e, no desenvolvimento dos eixos, desenvolverá, com o apoio de professores, projetos de forma autônoma e reflexiva. 

Perfil do técnico em Segurança da Informação 

Esse profissional apresenta características naturalmente dele, mas algumas delas podem ser aprimoradas a fim de melhorar ainda mais. Cada uma das características listadas a seguir é essencial para o sucesso no trabalho, mas não são as únicas que você precisa ter para se sair bem nessa carreira. Acompanhe: 

  • Forte habilidade de análise de dados.
  • Sólido senso de lógica.
  • Criatividade.
  • Visão para solucionar problemas.
  • Orientação ao detalhe. 

Mercado de trabalho e oportunidades de atuação na área

É um bom momento para investir na área, porque a quantidade crescente de violação de dados está levando ao aumento da demanda por profissionais da área, especialmente na área da saúde. 

Com um grande número de cursos de qualificação sendo ofertados, o mercado de trabalho procura funcionários com certificações que validam o conhecimento das melhores práticas na proteção de dados. 

Depois de obter seu diploma de curso superior, você poderá atuar em vários tipos de organização de áreas diversas, garantindo a proteção dos dados na operacionalização e na gestão dos processos de negócio. 

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (MEC, 2016), como tecnólogo em Segurança da Informação, você pode atuar nas áreas listadas a seguir. 

  • Empresas de tecnologia
  • Empresas de consultoria; de planejamento e de desenvolvimento de projetos; e assistência técnica
  • Órgãos públicos
  • Organizações não governamentais (ONGs)
  • Centros de pesquisa e institutos
  • Instituições de ensino
  • Empresas em geral (comércio, indústria e serviços)

Segurança da Informação e Cibersegurança são a mesma coisa?

Muitas pessoas têm essa dúvida, e isso é bem normal, já que as duas áreas se sobrepõem de várias maneiras. Na verdade, a Segurança Cibernética é um subconjunto da Segurança da Informação. No entanto, os dois campos não são a mesma coisa, já que cada um tem um foco, maneiras diferentes de implementação e apresenta especialidades distintas e exige diferentes habilidades. 

Enquanto a Segurança Cibernética lida com a proteção das informações no ciberespaço, a Segurança da Informação trata da proteção dos dados no ciberespaço e além dele. Ambas envolvem a proteção do ciberespaço contra hacks, que podem incluir ransomware, spyware, malware e outros tipos de softwares nocivos, que podem causar todos os tipos de estragos, porém os profissionais de cibersegurança têm um foco mais restrito. 

Você já sabe que viver na era digital tornou a vida mais fácil, mas nossas informações privadas estão mais vulneráveis do que nunca. Então o que seria do nosso mundo superconectado sem um profissional capacitado para nos ajudar a proteger nossas informações? 

Quer mais dicas como essas para sair  à frente e dar os primeiros passos para trilhar uma carreira bem-sucedida? Acompanhe o blog buscando ficar sempre por dentro de todos os nossos conteúdos!

Posts relacionados

Desafios e oportunidades na carreira de professor universitário

Desafios e oportunidades na carreira de professor universitário

A carreira de professor universitário, como a maioria das outras carreiras, tem seus prós e contras, faz a diferença na vida das pessoas e também enfrenta muitos desafios. Ensinar e fazer pesquisas...

Ver mais

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Em 2018, os estudantes passaram a ter mais opções para ingressar na PUC Minas. Além do Vestibular tradicional, foi lançado o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas, visando dar mais agilidade à avaliação...

Ver mais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Jogos Digitais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Jogos Digitais

O curso de Jogos Digitais pode ser um recurso valioso para quem deseja atuar como desenvolvedor de jogos, pois oferece aprendizado estruturado e um mergulho profundo em programação, design e gerenciamento de...

Ver mais

Carreira na área de Recursos Humanos para atuar

Carreira na área de Recursos Humanos para atuar

A área de Recursos Humanos (RH) foca na gestão do ativo mais valioso de uma organização, os funcionários, garantindo que tenham os recursos necessários para suas tarefas e promovam um ambiente de...

Ver mais