A tecnologia está em constante mudança, evoluindo em um ritmo acelerado, permitindo transformações e progressos mais rápidos e mostrando que podemos esperar todos os tipos de novas iniciativas nos próximos anos, que continuarão a mudar a forma como vivemos.
Isso significa que o profissional de tecnologia deverá se manter atualizado, mantendo os olhos no futuro para saber quais habilidades precisará desenvolver para garantir um bom emprego na área e construir uma carreira bem-sucedida.
Para você que deseja ingressar no ramo da tecnologia, trazemos dicas de uma profissional experiente na área, que te ajudarão a entender como está a área de tecnologia e quais têm sido seus impactos no ambiente profissional. Conversamos sobre o assunto com a Erika Faria, especialista em Gestão de Projetos e Finanças, e recomendamos que você leia a entrevista completa.
Erika é sócia e COO da Arkmeds, empresa de tecnologia especializada em gestão de ativos e manutenção, que usa tecnologias como Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, Realidade Virtual, entre outras. A empresa atua há mais de 7 anos no mercado e é referência em Gestão de Ativos na área de Engenharia Clínica.
Além da formação em Administração de Empresas pela PUC Minas, Erika é especialista em Gestão de Projetos e Finanças e atua há mais de 12 anos nessas áreas.
Então confira como foi o nosso bate-papo com a Erika!
Como foi a experiência de estudar na PUC?
Maravilhosa! Desde que saí do ensino médio, já tinha o sonho de estudar na PUC. Como comecei minha graduação cursando Ciências Biológicas na PUC de Betim, fiquei encantada com a estrutura curricular e física da unidade de lá. Desisti do curso de Biologia e fui cursar Administração. Foi quando me apaixonei de fato pela carreira que queria seguir. Meus professores eram maravilhosos, a estrutura curricular era ótima, os funcionários eram fofos — em tudo que você precisasse, podia contar com eles — e fiz várias amigas que estão presentes na minha vida até hoje.
Como foi o início da sua carreira?
Meu início de carreira foi uma experimentação. Comecei fazendo estágio em uma empresa que me deixou conhecer de fato todos os setores e como funcionava o dia a dia de uma empresa. Meu início foi como estagiária do setor comercial e depois fui para o setor administrativo já sendo contratada. Fiquei no administrativo até me formar e, logo depois, comecei uma pós em Gestão de Projetos.
Aproveitei que havia abertura para mudança de setor na empresa e implantei um escritório de projetos junto ao setor de P&D.
Acredito que, quando se está no início da carreira, é a hora que você tem de fazer experimentações em funções e cargos diversos, pois, quanto mais atividades diferentes você puder experimentar, melhor é. Em minha opinião, isso te dará uma bagagem para você — de fato — escolher uma função/profissão que você ama.
Quais desafios você enfrentou em sua carreira e quais enfrenta atualmente?
Foram vários. Resumindo em dois grandes grupos, seriam: obstáculos pessoais e ambientais.
Alguns exemplos são: lidar com diferentes perfis profissionais, cultura; aprender a resolver problemas; gerenciar conflitos; transformar metas em resultados; me manter motivada mesmo no caos etc.
O que enfrento até hoje, por ser muito “mão na massa”, é a minha dificuldade de deixar de lado o tático e operacional e ser mais estratégica.
Diante desses desafios, como você conseguiu enxergar possíveis caminhos para construir uma carreira sólida?
Com bastante estudo e me cercando de pessoas que me agregaram muito conhecimento. Para todos os meus desafios encontrados, eu sempre estudava várias formas de resolvê-los e sempre conversava com pessoas que podiam me ajudar de alguma forma. Dessa maneira, fui conseguindo superá-los e aprendendo com cada uma das situações que vivi, o que foi me tornando uma profissional melhor.
Quais são as tendências na área de tecnologia?
Com a transformação digital, a área de tecnologia das empresas tornou-se uma atividade-chave para o desenvolvimento de qualquer negócio. Acredito que as tendências de 2022 que estarão presentes em 2023 são: cibersegurança, inteligência artificial, web 3.0, metaverso, tecnologia mais sustentável, realidade virtual e realidade aumentada.
Como estão as oportunidades na área?
O mercado de tecnologia está aquecido e tende a continuar crescendo. Desde sempre, a área de tecnologia é uma das mais férteis em novas profissões e, com novas tecnologias chegando, como metaverso, avanço da web 3.0, 5G, entre outras, tende a aumentar mais. No entanto, não é somente as áreas de tecnologia que estão boas. Com a predominância do universo digital, as empresas também passaram a dar mais importância para a experiência do cliente (CX) e do usuário (UX).
Como a tecnologia tem impactado o ambiente profissional ao longo dos anos?
Em grandes transformações. Desde a Revolução Industrial, quando as máquinas substituíram atividades que eram realizadas por trabalhadores, fazendo com que esses trabalhadores se especializassem em novas áreas, a tecnologia vem auxiliando no avanço das empresas, seja ela implementada na transformação de um setor inteiro ou uma simples modificação em um aparato tecnológico, tendo como objetivo auxiliar e facilitar nosso cotidiano.
Com os avanços tecnológicos, surgem novas soluções para um mercado mais produtivo e lucrativo, resultando no surgimento de novas profissões.
A tecnologia vem se tornando indispensável no nosso ambiente pessoal, social e profissional.
Como é trabalhar na Arkmeds?
É maravilhoso, mas sou suspeita para falar, como sócia e COO. Tentamos trazer e dar aos nossos colaboradores o sentimento de pertencimento e segunda casa. Aqui, somos uma família em que todos se preocupam com os outros e com o bem-estar de cada um. Sabemos que o crescimento da Arkmeds se dá pelo esforço e trabalho de cada um e que é um crescimento mútuo, pois a Arkmeds cresce e eles crescem também!
Quais habilidades você teve que trabalhar para assumir o cargo de COO na Arkmeds?
Várias. É sempre preciso trabalhar uma habilidade nova, pois o mundo vai mudando e vamos mudando com ele. Destaco as habilidades de liderança, planejamento, foco em resultado, saber empreender, assumir riscos e ter uma visão estratégica. Sempre fui uma pessoa “mão na massa”, então, às vezes, deixava o lado estratégico de lado e ficava fazendo atividades mais táticas e operacionais. Dessa forma, a visão estratégica foi o que mais precisei trabalhar.
Na área da tecnologia, quais características e habilidades você considera essenciais para os profissionais do futuro construírem uma carreira de sucesso?
Algumas habilidades que acho que são essenciais para os profissionais do futuro são:
- Pensamento analítico e inovação;
- Criatividade, originalidade e iniciativa;
- Inteligência emocional;
- Pensamento crítico;
- Saber resolver problemas;
- Resiliência e flexibilidade;
- Persuasão e negociação;
- Aprendizagem ativa;
- Liderança;
- Inteligência, cultura e diversidade.
E, para você que deseja ingressar na área de gestão de projetos, que tal conhecer o curso de graduação EAD de Administração da PUC Minas? Após concluir o curso e obter seu certificado de curso superior, você pode se especializar em Gerenciamento de Projetos na própria instituição. Não perca mais tempo e comece já a investir em sua carreira!