Depoimentos

O Jubileu de Prata e o Jubileu de Ouro celebram a união, o crescimento profissional e as boas relações firmadas na PUC Minas. Saiba mais  das comemorações e confira o depoimento de Urbano Edson Machado, que, aos 78 anos, relembra importantes momentos de sua passagem pela Universidade. 

Imagine só comemorar anualmente a formatura em um curso superior de Engenharia, rever os amigos, colegas e relembrar os bons momentos. Pois saiba que isso acontece desde 1993 para celebrar as primeiras turmas e formaturas de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da PUC Minas, que ocorreram, respectivamente, em 1964 e 1968. 

A ideia da celebração anual surgiu na missa de celebração do Jubileu de Prata, correspondente a 25 anos da primeira formatura do IPUC – Instituto Politécnico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais –, e teve excelente aceitação entre os ex-alunos. Ao longo dos anos, cada um seguiu por um caminho diferente, com desafios e conquistas distintas, mas, a cada novo setembro, as turmas de Engenharia se encontram para reviver lembranças, matar as saudades e contar as novidades. 

Muito além da técnica, a PUC Minas traz um aprendizado para a vida 

A PUC Minas preza a excelência do ensino e entende que as boas relações, as parcerias e a qualidade de vida compõem também as bases da aprendizagem e do saber. O sentimento de pertencimento e os laços criados entre os alunos são o pilar das amizades e das relações frutíferas que se iniciam em nossos espaços e seguem pela vida dos alunos e dos ex-alunos. 

O encontro anual dos ex-alunos, encabeçado pelo professor José Batista, é um dos importantes eventos da universidade. Afinal, são 50 anos de história, celebrados e muito bem vividos. Cada um à sua maneira, seguindo seus planos e sonhos, mas partindo de um ponto comum que é a PUC Minas. O Jubileu de Ouro é para todos exemplo de união, apreço pela própria história, companheirismo e dedicação ao outro. Pessoas que prezam o estar junto e a convivência. 

Professor José Batista fazendo uma leitura, durante a celebração da missa, com a presença da diretora do IPUC, professora Heloísa Helena Vieira Machado, em 1996.
Numa das comemorações de Jubileu, que contou com a presença do governador do Estado ao evento o professor José Batista conta que isso movimentou forte esquema de segurança, que o deixou surpreso àquela época.

E, para nos inteirarmos ainda mais dessas lembranças e de acontecimentos relevantes  durante essas cinco décadas, colocamos aqui o depoimento de Urbano Edson Machado, que se formou na primeira turma de Engenharia da PUC Minas. 

Urbano Edson, desde os anos 1960 inspirando todos e compartilhando ideias

Urbano relata com carinho algumas lembranças e demonstra alegria e orgulho por ser membro dessa enorme comunidade que é a PUC Minas. Sempre engajado nos acontecimentos e por dentro das novidades, ele destaca a revista Realidade, para a qual ele chegou a escrever um artigo em 1967, contando como era a vida de estudante na PUC Minas e seu apreço pela instituição. O texto, porém, não chegou a ser publicado em função de a revista ainda estar, na ocasião, em fase de estruturação de sua editoria. 

Desse modo, compartilhamos um trecho do material, em que ele fala sobre a criação do IPUC e o projeto pedagógico que contemplava também o desenvolvimento humano dos alunos: “O Instituto Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais (IPUC), fundado em 1964 por um grupo idealista, que, partindo de quase nada, pôde em pouco tempo construir uma excelente escola. Essa Escola de Engenharia, destinada à formação profissional, projeto e produção, pesquisas, novas indagações e especulação científica, habilitando seus alunos à direção de setores especializados, iniciou sua operação em 1964 com 180 alunos. […] O Conselho de Integração da Vida Universitária (CIVU) cria atividades extracurriculares a fim de levar aos alunos, aos professores e ao pessoal administrativo outro tipo de cultura que não a puramente tecnológica e de proporcionar melhor entrosamento entre todos: Associação Atlética Acadêmica, Movimento Pró-Música, Cine Clube e Grupo Teatral iniciaram a operação do CIVU.”

Desde rapaz até a maturidade, Urbano atravessou as décadas ao lado da PUC Minas e faz parte da nossa história, assim como seus contemporâneos do IPUC e todos os nossos ex-alunos. 

O que você achou da história do Jubileu e do nosso ex-aluno de engenharia, Urbano Edson Machado, que, do alto de seus 78 anos, dividiu suas memória conosco? Continue acompanhando os relatos de ex-alunos e veja o carinho que eles carregam pela PUC Minas. 

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais