Carreira, Dicas

Você sabe qual é a maior rede profissional do mundo? Ele mesmo, o LinkedIn. Acessado por milhares de organizações de todos os portes e segmentos, é o ambiente ideal para mostrar ao mercado seus atributos e suas realizações, criar uma poderosa rede de contatos, aprender bastante e, claro, conseguir boas oportunidades de negócio. 

A fim de que você aproveite bem tudo o que a rede oferece e que se destaque na multidão de usuários, levantamos 10 dicas que vão lhe dar aquela mão para melhorar seu LinkedIn.  Vamos em frente! 

Preencha todos os campos

Um perfil completo consegue mais visibilidade na rede e faz com que os recrutadores possam encontrá-lo com mais facilidade. O próprio LinkedIn faz uma análise da força do perfil, você já viu isso no seu? De acordo com a plataforma, esse é um dos critérios mais importantes para valorizar e destacar um perfil pessoal. 

Então, organize as informações, escreva de forma clara e coesa e preencha todos os campos que puder. Se você não tiver experiências correspondentes a um campo específico, por exemplo, trabalho voluntário, deixe-o em branco. Mas complete tudo o que for possível.  Outro ponto importante é compartilhar apenas informações verdadeiras, assim como em relação ao seu currículo. 

Capriche no resumo e no título

A seção “Sobre” é a hora de se mostrar de forma bem certeira, de “vender seu peixe” mesmo. Esse é o campo que os empregadores leem num primeiro momento e decidem se têm interesse ou não em saber mais sobre o profissional. Para isso, é fundamental  que você mostre suas competências, conte brevemente sua história, valores e missão. Tudo isso de forma sucinta, pois é um resumo. Dois parágrafos são suficientes, certo?

Veja esta seleção de perfis que o LinkedIn considera incríveis e se inspire neles: 

https://business.linkedin.com/talent-solutions/blog/linkedin-best-practices/2016/7-linkedin-profile-summaries-that-we-love-and-how-to-boost-your-own

Dedique bastante atenção ao título do seu perfil, uma vez que, assim como o resumo, esse é um campo decisivo para quem está em busca de candidatos a uma vaga. Na hora em que você preenche suas informações, o título é gerado automaticamente, com o nome do cargo que você colocou. O bom é que é possível personalizar esse espaço. Solte a criatividade e destaque informações estratégicas para atrair recrutadores e parcerias. 

Aproveite as ferramentas da plataforma

O LinkedIn oferece várias ferramentas para auxiliar os usuários, quer na construção, quer na gestão da sua imagem profissional. Navegue na plataforma e utilize todos os recursos para fortalecer seu perfil e se fazer presente na rede. Você pode usar o LinkedIn Pulse, objetivando escrever artigos; o Creative Portfolio Display, com vistas a  criar um portfólio vinculado a seu perfil. Além disso, você pode instituir uma assinatura de e-mail que leve ao seu LinkedIn, baixar apps como Resume Builder, que transforma suas informações do perfil num modelo de currículo e que lhe permite até usá-lo como apresentação e muito mais. Explore a plataforma. 

Produza conteúdo de qualidade

Um conteúdo atraente, produzido com cuidado e que leve aos seus contatos informações relevantes, estudos e novidades também valorizam seu perfil. São tantas as possibilidades de assuntos, formatos e ideias para explorar que  sua rede poderá se tornar até uma referência a outras pessoas. E, consequentemente, atrair olhares importantes. 

Compartilhe posts de empresas, institutos de pesquisa, conselhos, profissionais de destaque na sua área e matérias de veículos com credibilidade. Isso demonstra que você está atualizado, por dentro das tendências, e que tem variadas fontes de informação impactantes na construção da sua carreira. 

Mas não fique apenas no compartilhamento, produza também! Escreva textos para os posts, use o LinkedIn Pulse, com o intuito de publicar textos maiores e formar uma biblioteca de artigos, grave vídeos. O objetivo dessa produção é mostrar ao mundo seus conhecimentos, sua capacidade de interpretação e criticidade e, de quebra,  uma boa oportunidade para treinar a comunicação escrita e aprender ainda mais. Nas suas categorias de conteúdo, é interessante falar sobre projetos, trabalhos e acontecimentos relacionados a você. Vamos discorrer mais sobre isso a seguir. 

Conte sobre seus trabalhos e projetos atuais

Fale sobre você também, sobre o seu trabalho, os projetos que vem desenvolvendo, livros que está lendo, percepção do mercado, dicas suas para outras pessoas; enfim, mostre seu dia a dia profissional. Se você ainda não está fazendo um estágio ou não iniciou  um emprego, aborde temas que esteja estudando na faculdade, trabalhos, materiais que os professores indicaram, eventos e projetos dos quais você participa na universidade, dentre outros.

Isso é importante para que sua dedicação seja percebida como resultado de uma formação sólida, como engajamento nas oportunidades que tem de expandir seu aprendizado e gerar uma imagem bem positiva a seu respeito e, por extensão, uma boa reputação. Pode ter certeza de que ajudará a melhorar seu perfil no LinkedIn. 

Deixe a vergonha de lado e faça networking

A tônica de todas as redes sociais é o relacionamento. O nome dessa rede – Networking – não é mera coincidência; portanto, crie a sua. E crie de forma bem pensada, estratégica. Algumas pessoas têm mais dificuldades em iniciar uma conexão ou puxar uma conversa, isso é normal. Mas você precisa desenvolver essa habilidade, já que ela pode abrir muitas portas ao longo da sua carreira. Vá aos poucos, um passo de cada vez e logo você se sentirá mais seguro. A PUC Carreiras, nossa Central de Serviços de Carreiras, compartilhou 5 Dicas Fáceis para Fazer Networking. Vale a pena ler! 

Ah, e se eu ainda estou estudando e não comecei um estágio? Comece seu networking na faculdade. Ao seu lado estão diversas pessoas que, daqui a um tempo, estarão no mercado com você. Seus professores são ótimos contatos; aproveite para se aproximar deles e conhecê-los. 

Siga empresas em que gostaria de trabalhar

As organizações também estão cada vez mais presentes no LinkedIn não somente para divulgar vagas e buscar candidatos, mas também para trabalhar a marca delas, dialogar com o público e fazer conexões. É a sua chance de já se conectar com aquelas empresas que você admira e nas quais adoraria trabalhar. Além de poder interagir com a marca, você fica por dentro do estilo da organização, da linguagem que usam, dos acontecimentos e do negócio em si. Isso contribui bastante para uma entrevista de emprego. 

Participe das discussões da sua área

A interação com colegas, profissionais referência, instituições e demais usuários é um dos passos iniciais para criar conexões e laços na rede. Por isso, além de acompanhar esses perfis, interaja com todos. Seja comentando nas publicações, seja fazendo perguntas relevantes, seja respondendo a enquetes, seja compartilhando materiais em grupos de discussão. O importante é você mostrar seu entendimento e aproveitar essa troca para aprender mais e criar sua reputação profissional. 

Escolha imagens adequadas para o LinkedIn

Parece simples escolher uma foto de perfil para LinkedIn; entretanto, é algo que requer mais atenção, graças aos efeitos que ela pode gerar. Como assim? A sua foto precisa ter um tom mais profissional, pois vai representar a sua imagem em relação à sua profissão.

Algumas áreas são mais descontraídas; outras, mais formais. Uma dica é você produzir uma foto com ambiente, trajes e penteados que sejam comuns do dia a dia da profissão. Fotos em baladas, com copo de bebida na mão, fotos de casal, roupas de banho ou roupas que você não usaria no trabalho, deixe longe do LinkedIn. Entenda que esse é um espaço para focar na sua carreira. Por essa razão, saber se adaptar aos mais diversos contextos também é uma habilidade; pense nisso. 

É importante manter a foto atualizada, mostrando como você está no momento e também ficar de olho na resolução da imagem. 

Seja autêntico no LinkedIn

De fato, estamos falando de uma rede que tenha um tom mais formal e que aborde temas e acontecimentos de forma mais corporativa que em outras mídias sociais. Isso não significa que você não possa manifestar sua essência e ter uma rede que seja a sua cara. Atente-se para isto: se é um perfil para você se apresentar perante os recrutadores, é preciso ter sua personalidade ali. Ou seja, seu perfil no LinkedIn deve lhe representar.

Por isso, seja autêntico em seus posicionamentos, na interação com as outras pessoas e com as empresas. Publique e compartilhe conteúdos que façam parte do seu ponto de vista. Assim, você fica mais confortável para se projetar na plataforma e atrai oportunidades coerentes com o que pretende alcançar em sua jornada profissional. 

 

Com essas dicas, você vai criar um perfil estratégico  que não vai passar despercebido pelos empregadores. Lembre-se sempre de se manter ativo na sua rede profissional, de criar interações e de fazer um ótimo networking. O sucesso de sua carreira também está relacionado à forma como você se apresenta ao mercado. O LinkedIn é a principal plataforma para lhe auxiliar nessa missão. 

E, se você quer ter um perfil que vai bombar ainda mais, baixe agora o e-book “Marketing Pessoal: como cuidar da sua imagem na internet”

Posts relacionados

14 filmes sobre Psicologia para quem gosta da área

14 filmes sobre Psicologia para quem gosta da área

Filmes sobre Psicologia, que exploram as complexidades da psique humana, têm uma capacidade especial de nos prender. Ao retratar jornadas de saúde mental ou investigar os mistérios da motivação e do comportamento...

Ver mais

Empregabilidade: como aumentar suas chances de ser contratado

Empregabilidade: como aumentar suas chances de ser contratado

Manter a empregabilidade pode ser desafiador, especialmente no ambiente de negócios competitivo de hoje, em que muitos candidatos podem não conseguir encontrar um emprego mesmo após meses de procura.  Nesses casos, geralmente...

Ver mais

Gestão Ambiental: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Gestão Ambiental: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Atualmente, a sustentabilidade é uma prioridade global, especialmente no contexto do ESG (Ambiental, Social e Governança), que é uma estrutura para gestão de sustentabilidade, práticas éticas e consumo consciente que está ganhando...

Ver mais

Descubra seu estilo de aprendizagem e potencialize os estudos

Descubra seu estilo de aprendizagem e potencialize os estudos

Será que todo mundo aprende igual, ou um método ou recurso é eficaz para todas as pessoas? Considerando a imensa pluralidade humana, já dá para imaginar que não. Podemos, então, falar sobre...

Ver mais