Dicas

Quem disse que, para fazer faculdade, é preciso deixar a vida pessoal de lado? Já está mais do que provado que o lema “estude enquanto eles dormem, trabalhe enquanto eles se divertem” não é sustentável em longo prazo. O comprometimento com a sua formação é indispensável, mas isso deve ser acompanhado de saúde mental, que, por sua vez, não combina com excesso de estudo ou trabalho nem tampouco com ausência de descanso e lazer. 

O segredo para dar conta de todas as suas atividades é o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida acadêmica. Elas não precisam ser opostas e podem muito bem seguir na mesma direção. É hora de aprender a gerenciar melhor seu tempo. Para isso, as dicas que trouxemos vão ajudar bastante. Acompanhe! 

Cuide da sua saúde

Pode até parecer estranho começarmos por esta dica, mas você verá que não é. Afinal, com a saúde comprometida, vai ser mais complicado manter uma rotina produtiva e qualidade de vida. É necessário encaixar em seu cronograma espaço para aqueles exames que você vem adiando há algum tempo, para suporte emocional e psicológico. E também para cuidados do dia a dia, por exemplo,  como se movimentar em algum exercício físico prazeroso, ter boas noites de sono e manter uma alimentação equilibrada, em que cabem, sim, suas “comfort foods”, saladas, água e outros alimentos, tudo em harmonia. 

Além de todos os benefícios que a saúde em dia oferece, você perceberá a melhora da sua energia quando for  realizar tarefas, ficará bem mais disposto para enfrentar o cansaço físico e mental que um cotidiano com muitas atividades pode gerar. 

Naturalize o descanso

Quando você tem muitas obrigações, muitos afazeres e prazos apertados, é comum você “invadir” os períodos de sono e de descanso para dar conta de tudo. Nos raros momentos em que você se dá uma pausa, vem junto uma sensação estranha, como se você estivesse perdendo tempo, sendo irresponsável ou fazendo algo errado. Identificou-se? Pois é, isso vem da cultura da aceleração, na qual a sociedade vive.

Entretanto, é fundamental tratar o descanso como algo natural e necessário. O nosso corpo precisa reduzir suas funções durante o sono para “reiniciar” os órgãos. Descansar é necessidade fisiológica, assim como ir ao banheiro. Pensando assim, comece já seu processo de ressignificação do descanso. Quer mais uma dica? Agende suas pausas como se fosse um compromisso do trabalho ou da faculdade e desfrute-as. 

Busque recursos para otimizar tarefas

A tecnologia é uma aliada incrível quando o assunto é otimizar o tempo. Então, conte com ela para lhe ajudar. Aposte nos apps de organização e gestão de tempo, mas também naqueles que auxiliam nas atividades diárias, como fazer compra de mercado online, comandos de voz que digitam o texto, corretores de gramática e por aí vai. A vantagem de contar com a tecnologia é que podemos usar momentos e espaços que, há 10 ou 15 anos, não seriam tão simples. Por exemplo, enquanto está no ônibus indo para a aula, você já pode ir respondendo a mensagens, combinando detalhes de trabalho com os colegas e tantas outras ações que um smartphone permite. 

Dê uma chance para a antecedência

Sabe quando o professor lança no início do semestre o planejamento da disciplina com datas, trabalhos e avaliações? Então, começa aí a sua chance de equilibrar a execução dessas tarefas, pois, ao iniciá-las com antecedência, isso vai lhe permitir executar cada uma em seu devido tempo, sem correria e sem o estresse que a “última hora” traz. Você terá mais chances de resolver problemas, caso ocorram, e de estudar e trabalhar apenas nos horários reservados para tal. Experimente dar uma chance para a antecedência e, ao fim do período, faça uma análise  do que for melhor pra você. 

Reflexos do desequilíbrio entre vida pessoal e vida acadêmica

Ritmos sobre-humanos de produção vão contra a própria natureza do nosso organismo, que precisa de rotina e equilíbrio. Caso contrário, os reflexos na saúde física, mental e social não demoram a aparecer, a comprometer a saúde e até mesmo o desempenho no aprendizado ou no trabalho. 

Temos hoje, no Brasil, um elevado índice de pessoas com transtornos emocionais, como ansiedade; síndrome do impostor, ou  seja, nome dado àquela sensação de não ser bom o suficiente; síndrome  de burnout (exaustão extrema) e de doenças como depressão, agravados por diversos fatores, dentre eles a pandemia da Covid-19. Em fevereiro de 2021, de acordo com o estudo Global Student Survey, 87% dos universitários declararam aumento do estresse e da ansiedade no período da pandemia. Mas, antes desse cenário, já se registravam números altos em relação aos danos emocionais de uma rotina extrema. Em 2016, uma pesquisa da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) mostrou que 70% dos alunos entrevistados apresentavam quadros de estresse, ansiedade e depressão. 

Esse definitivamente não é o caminho nem o objetivo da formação acadêmica e do desenvolvimento profissional dos estudantes. Por isso, é preciso ficar atento e buscar meios de manter uma relação saudável com os estudos e o trabalho. 

 

Não deixe que a pressão para ser produtivo e bem-sucedido tire de você o prazer do conhecimento, das relações sociais, do convívio com sua família e amigos e do autocuidado. A vida acadêmica é uma parte da sua vida, cujo objetivo é que você se forme como profissional, e não que adoeça ou que tenha sempre aquela sensação de esgotamento. 

 

Diversos países como Estados Unidos, Itália e Portugal – que já passaram por essa fase do excesso de produção e já sentiram os impactos negativos de uma vida extremamente acelerada – há alguns anos passaram a fortalecer o Movimento Slow. Trata-se de uma proposta de desaceleração da sociedade mundial em busca de maior sustentabilidade, qualidade de vida, consumo e produção consciente, dentre outros. A ideia não é demorar mais para fazer as coisas , e sim fazer no tempo certo, factível e saudável. Como disse Saramago: “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”. 

Você pode começar hoje mesmo a reestruturar sua rotina, a fim de que vida pessoal e vida acadêmica caminhem juntas e se fortaleçam. Para ajudar nesse processo, leia nosso e-book  “Dicas e Ferramentas para Melhorar sua Gestão de Tempo”, no qual há bastantes dicas de como utilizar bem seu tempo. Aproveite o fim de ano e já se programe para uma nova forma de lidar com o tempo e as atividades.

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais