Dicas

Chegou a hora de dar um importante passo na construção da sua carreira: começar a faculdade. Entre tantas opções e dúvidas que surgem nesse momento, certamente uma delas é sobre o formato de graduação, certo? A nossa dica é você conhecer a fundo a proposta de cada opção, uma vez que bacharelado, licenciatura e tecnólogo são cursos superiores e atendem a demandas diferentes. Tudo vai depender do que você planeja para a sua carreira. 

Hoje trouxemos informações sobre a graduação tecnológica, o famoso “tecnólogo”, para que você entenda bem o que esse modelo oferece e também 6 razões para você escolher um curso tecnólogo. Vamos lá! 

Entenda o que é o curso tecnólogo

Também chamado de “graduação tecnológica”, esse formato existe há algumas décadas e, de uns 10 anos para cá, cresceu muito no Brasil. 

O curso tecnólogo conta com disciplinas mais práticas e técnicas. Ele  é bem recomendado para quem já tem certeza em que área e em que subárea deseja atuar. São cursos que preparam o profissional para responder a uma demanda específica do mercado. Diferentemente do bacharelado, que propicia formação mais conceitual e prepara o profissional para circular entre as possibilidades de uma área. Por exemplo, se você opta por fazer um curso tecnólogo em Banco de Dados, você será direcionado a trabalhar com tudo o que envolve especificamente bancos de dados. Se a escolha for o bacharelado em Sistemas de Informação, você pode atuar em diversas vertentes da área. 

E qual a melhor opção? Não há uma resposta pronta e cristalizada, visto que cada formato de graduação atende a uma demanda diferente, como dissemos lá no início. Sendo assim, o melhor é o que se adapta a seus objetivos profissionais. O que vai pesar mesmo é o seu comprometimento e a qualidade da instituição em que você estudará.

Veja as vantagens de escolher um curso tecnólogo

Agora que você viu como funciona a proposta da graduação tecnológica, vem a melhor parte: os benefícios de tomar essa decisão. Então, confira aí. 

Abertura do mercado de trabalho e empregabilidade

Uma pesquisa do INEP mostrou que, entre 2008 e 2018, a busca pelo curso tecnólogo aumentou 103%. Isso evidencia o quanto o mercado de trabalho está absorvendo os profissionais com tal formação. E, como é uma graduação com viés altamente mercadológico, os alunos conseguem estágios já nos primeiros semestres e vão logo colocar a “mão na massa”. 

Outro atributo que atrai bastante os empregadores é que os estudantes têm uma grade muito focada e saem com conhecimento teórico necessário e mais competências práticas para logo assumirem funções específicas na empresa. 

Formação relativamente rápida 

Um curso tecnólogo tem por volta de dois anos e meio de duração, o que faz com que o aluno conclua seu curso  de maneira mais rápida e otimize o tempo dedicado à formação superior. Isso se deve ao fato de que a grade é mais enxuta, centrada no viés prático das funções que podem ser realizadas com base  naquele aprendizado específico. É importante frisar que o ensino tecnólogo não é mais rápido porque é “superficial”. Esse conceito é completamente equivocado. Ele é mais rápido por ter focos bem definidos e por possuir carga horária consistente e objetiva. 

Investimento financeiro menor

Na maioria das vezes, os tecnólogos requerem um investimento financeiro menor, em função de sua duração ser mais curta e de ter formato de aula diferenciado. Isso nada influi na qualidade do curso. Nesse quesito, você pode ficar despreocupado. 

E se, mesmo com uma mensalidade mais enxuta, você precisar de flexibilidade financeira para estudar, conheça as opções de bolsas e descontos da PUC Minas e inscreva-se na que se encaixa no seu perfil. 

Após se formar você pode fazer uma pós-graduação

Uma dúvida comum é se, ao concluir o tecnólogo, o aluno pode fazer um curso de pós-graduação. A resposta é sim! Afinal, o curso tecnólogo é uma graduação assim como o bacharelado e a licenciatura. Portanto,  ao  terminar o curso, você já pode dar mais um passo a fim de ampliar sua formação ou  aprofundar os conhecimentos do seu campo de estudo. 

O diploma tecnólogo também pode ser convalidado no exterior

Ao iniciar o curso superior, uma das perspectivas dos alunos é a atuação internacional; e, em sequência disso, vem a pergunta: será que meu diploma tecnólogo vale lá fora? Vamos por partes! A maioria dos diplomas de graduação brasileiros passa por uma análise para fazer a equivalência das disciplinas e da linha de conteúdo adotadas aqui e no país de destino. Com o diploma do curso tecnólogo ocorre da mesma forma; portanto é possível fazer a convalidação em inúmeros países. E tem mais: o aluno da PUC Minas sai à frente, já que a universidade possui amplo programa de internacionalização, o que facilita o acesso ao intercâmbio e parcerias com mais de 150 instituições de ensino em dezenas de países. 

Diversidade na oferta de cursos

Engana-se quem pensa que os cursos tecnólogos abrangem apenas as áreas de Computação e Inovação.  É possível encontrar graduações tecnológicas nos mais variados setores, como: Gestão, Marketing, Finanças, Saúde, Design e Direito, entre outros. As possibilidades são tantas que, para este ano, a PUC Minas lançou 16 novos cursos tecnólogos

Agora veja como são os cursos tecnólogos da PUC Minas

Além de todas as razões que lhe mostramos, ao escolher a PUC Minas para fazer seu curso superior tecnólogo, você conta com todo o diferencial e com o alto padrão da universidade, reconhecida como uma das melhores aqui no Brasil e também no exterior. 

Os cursos tecnólogos da PUC Minas  possuem estrutura diferenciada que, além da excelente base teórico-prática, leva em conta as múltiplas habilidades e competências que devem ser desenvolvidas em um profissional de sucesso. Os pilares da nossa graduação tecnológica são:

  • Aprendizagem com base em eixos temáticos.
  • Desenvolvimento de Soft Skills (características comportamentais).
  • Desenvolvimento de projetos práticos, com soluções para empresas reais, que em sua maioria são parceiras da PUC Minas. 

E então, dúvidas solucionadas? Como você pôde conferir, escolher um curso tecnólogo tem múltiplas vantagens para quem busca uma formação mais objetiva e mais focada. Se esse é o seu perfil, aproveite e se prepare para o segundo semestre. Inscreva-se em um dos Processos Seletivos da PUC Minas.

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais