Se você já participou de uma entrevista para conseguir um trabalho, certamente ouviu do recrutador a famosa pergunta: “Você tem alguma dúvida, quer perguntar alguma coisa?” E, se você se vê como a maioria dessas pessoas, sem dúvida sentiu aquele frio na barriga por não saber ao certo como lidar com esse momento.
O fato é que uma entrevista para concorrer a uma vaga de estágio ou emprego é um diálogo e precisa ter interação entre o recrutador e o candidato, a fim de que ambos saibam com nitidez se o que buscam pode ser encontrado ali. Como assim? Na entrevista, o sentido de avaliação é um via de mão dupla, pois, ao mesmo tempo em que o entrevistador está analisando se você é o candidato ideal, você, por sua vez, está investigando se aquela oportunidade atende a seus objetivos, personalidade e necessidades.
Então, você precisa aprender a fazer perguntas de entrevista de emprego, de forma inteligente, simples e capaz de demonstrar seu interesse pela vaga e pela empresa. É exatamente isso que vamos lhe ensinar agora. Continue sua leitura e já comece a treinar.
Exemplos de perguntas de entrevista de emprego
Elaborar as perguntas pode ser bem complicado se você for pego de surpresa, mas, com os exemplos abaixo, vamos ilustrar o que são e como são as boas perguntas para fazer ao recrutador. Confira
- Quais competências e habilidades são requisitadas a quem vai ocupar essa vaga?
Esta pergunta deve ser feita caso quem estiver lhe entrevistando não tenha falado a respeito. Querer saber o que é preciso para ter um bom resultado e contribuir para o sucesso da equipe demonstra postura ativa e interesse pelo trabalho.
- Quais os principais desafios vou enfrentar ao assumir o trabalho?
Com esse questionamento, você entenderá mais profundamente o que esperam do profissional e se isso está coerente com suas expectativas, metas, competências e habilidades.
- Quais desafios a empresa enfrenta atualmente?
A resposta a essa indagação vai lhe permitir entender mais a fundo o que lhe espera, de modo geral, ao ocupar a vaga em questão. E ainda vai abrir um espaço para você falar de um atributo seu que tem tudo a ver ou de um projeto do qual você participou, com desafios semelhantes e conseguiu um ótimo resultado.
- Como é o ambiente de trabalho e as relações entre os setores?
Por que perguntar isso? Para entender em qual ambiente você pode vir a fazer parte e assim portar-se adequadamente, conforme a cultura da empresa.
- Quais programas e treinamentos a empresa adota para os funcionários?
Aqui a ideia é saber se você terá o suporte necessário para exercer sua função e se a empresa está disposta a investir no seu crescimento. Além disso, demonstra que você tem compromisso com o aprendizado e está atento à gestão da sua carreira.
- A empresa tem um plano de carreira?
Assim como a anterior, esta pergunta mostra seu desejo de avançar na carreira e maturidade em relação ao caminho que deseja seguir. É também o momento de sentir se tem chances de crescer na empresa.
- Como é um dia de trabalho típico dessa vaga?
Tal pergunta é ótima para você perceber como será sua rotina caso seja contratado, além de ser mais uma expressão do seu interesse por fazer parte da empresa e contribuir com o desenvolvimento dela.
Dicas para fazer boas perguntas na entrevista de emprego
Vistos os exemplos, você deve estar pensando em como desenvolver esse raciocínio para reunir em poucas perguntas a solução das dúvidas, a demonstração de interesse e a coerência com o processo seletivo. Pois bem, veja a seguir dicas infalíveis para você se preparar para o grande momento.
- Pesquise sobre a empresa antes da entrevista, a fim de fazer perguntas coerentes e demonstrar empenho em conhecer a organização.
- Se você é tímido, treine antes com alguém da sua confiança. Busque também ajuda profissional visando aprender a lidar com a timidez.
- Faça perguntas relacionadas ao segmento em que você trabalha, falando sobre atualidades e tendências.
- Evite assuntos sobre questões confidenciais, como estratégia de negócio, faturamento e outros.
- Não exagere na quantidade de perguntas. Duas ou três são suficientes.
- Informações da vaga como salário, carga horária e benefícios normalmente são ditas ao longo da entrevista. Caso chegue ao fim, e o recrutador não tiver tratado desse assunto, depois das outras questões, você pode abordar o tema tranquilamente. Mas atenção: essa não deve ser a primeira pergunta, e, sim, a última.
Preparar-se para a entrevista, seja presencial, seja online, é fundamental para, na hora de encarar o recrutador, você se comportar de maneira tranquila e natural. Esteja certo de que esses profissionais estão aptos a observar tudo em você, inclusive sua linguagem não verbal. Ao ter um esboço de questões de entrevista feito previamente, você vai preencher o espaço dedicado às perguntas, de forma pensada e organizada, em vez de dizer o traiçoeiro não do fim da entrevista.
Para terminarmos nossa conversa de hoje, deixamos mais duas sugestões: continuar acompanhando o Blog da PUC Minas e conhecer a PUC Carreiras. Acesse todo o material e veja como ficar pronto para o mercado de trabalho.