Dicas, Carreira

Ao longo dos anos, a importância da gestão de pessoas passou por várias transformações, incluindo o emprego de termos como “pessoal”, “recursos humanos” e “talento”. Com a era digital, vieram as transformações no ambiente de trabalho, exigindo novas habilidades dos profissionais que ocupam cargos de liderança.

Hoje, graças aos avanços da tecnologia e à mentalidade dos gestores, a equipe de gestão de pessoas é responsável por uma série de funções e responsabilidades, como desenvolver as habilidades técnicas e sociais dos funcionários e atrair e reter talentos.

A seguir, vamos explorar as competências necessárias para a gestão de pessoas em um cenário cada vez mais digitalizado e dinâmico e fornecer aos futuros gestores uma visão das habilidades que fazem a diferença na liderança de equipes.

Importância da gestão de pessoas na era digital

A importância da gestão de pessoas pode ser vista em seu impacto direto no desempenho, engajamento e no sucesso geral de uma empresa. Bons líderes aumentam a motivação, a comunicação e a colaboração dos funcionários.

Quando os funcionários trabalham em um ambiente onde se sentem valorizados e seguros, eles podem compartilhar ideias, são mais criativos e podem resolver problemas mais rapidamente.

Com equipes que trabalham harmoniosamente juntas, produtivas e engajadas, a empresa pode prosperar, concentrando-se em atingir seus objetivos. Isso a ajudacrescer, construir uma excelente reputação e ser mais competitiva.

A importância da gestão de pessoas também pode ser notada na otimização da produtividade, no maior engajamento dos funcionários e no desenvolvimento de uma cultura de inovação que pode levar uma organização a ser bem-sucedida. Os efeitos potenciais de excelentes habilidades de gestão de pessoas incluem:

  • Alta produtividade;
  • Ótima comunicação;
  • Forte cooperação e colaboração entre os membros da equipe;
  • Baixas taxas de rotatividade de funcionários;
  • Desenvolvimento profissional contínuo entre os funcionários.

Habilidades de liderança necessárias para o mercado atual

Boas habilidades de gestão de pessoas são importantes para as empresas no mundo competitivo de hoje. A maioria dos líderes e gerentes empresariais entende que seu trabalho é muito importante, e habilidades eficazes de liderança podem impactar significativamente o sucesso geral de uma empresa.

A gestão eficaz de pessoas é reconhecida entre as habilidades essenciais que os líderes empresariais necessitam no ambiente de mudança de hoje.

Habilidades de liderança eficazes são cruciais, tanto em nível profissional quanto pessoal, e são vitais para, por exemplo, facilitar dinâmicas de equipe, impulsionar o sucesso, gerenciar mudanças, promover o desenvolvimento pessoal e profissional e o pensamento crítico. Além disso, podemos destacar a inteligência emocional e a comunicação eficaz.

Leia também: Comunicação assertiva: o que é por que usá-la

Inteligência emocional e comunicação eficaz como diferenciais

A inteligência emocional é de grande importância para os líderes, pois ajuda na liderança eficaz e na gestão de pessoas, melhorando a comunicação, ajudando a construir e manter melhores relacionamentos, sendo uma ferramenta para resolução eficaz de conflitos, influenciando positivamente a cultura organizacional e ajudando na tomada de decisões.

Uma comunicação clara, concisa e bidirecional é a pedra angular da gestão de pessoas bem-sucedida. Aspectos importantes da comunicação no local de trabalho incluem escuta ativa, feedback oportuno e garantia de que todos se sintam ouvidos e valorizados.

Reuniões regulares da equipe, políticas de portas abertas e liderança acessível criam um ambiente de transparência e confiança onde os funcionários se sentem confortáveis ​​para compartilhar ideias e preocupações.

A comunicação aberta leva a decisões mais bem-informadas, maior adesão e um senso de propriedade entre os membros da equipe.

Veja também: Inteligência Emocional no Trabalho: qual é a sua importância e como desenvolvê-la

Como a PUC Minas capacita futuros líderes para a transformação digital

As competências mencionadas podem ser desenvolvidas, por exemplo, no Curso Superior de Administração da PUC Minas, ofertado nas modalidades presencial e a distância, que prepara seus alunos oferecendo uma formação que combina teoria e prática. Na disciplina “Competências Comportamentais”, as soft skills — ou seja, os atributos pessoais necessários ao profissional atual — são trabalhadas.

A cada semestre, os alunos trabalham em um projeto baseado em problemas reais do mercado, desenvolvendo-se pessoal e profissionalmente, construindo relacionamentos, trabalhando a inovação e a criatividade, gerenciando conflitos, negociação e pensamento crítico.

Em “Desafios Contemporâneos”, os alunos podem discutir acerca dos desafios do mundo atual, para se prepararem para reagir e agir de forma alinhada à formação humanística da PUC Minas.

Tudo isso possibilita que os alunos construam seu portfólio ao longo do curso.

Leia também: O impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho

Tendências de mercado e desafios na liderança de equipes

O cenário de liderança continua evoluindo em resposta às mudanças globais, tecnológicas e sociais, enquanto os líderes enfrentam desafios e oportunidades, o que leva ao surgimento de tendências importantes que estão remodelando as metodologias e práticas de liderança.

Tendências

Trabalho remoto

As empresas e seus líderes de RH estão mais abertos ao conceito de trabalhar de qualquer lugar e mais empresas vão se adaptar a esse novo normal. Alguns dos benefícios possíveis de trabalhar de qualquer lugar são:

  • Despesas comerciais mais baixas;
  • Maior número de candidatos e habilidades;
  • Melhor satisfação e retenção de funcionários;
  • Redução na emissão de carbono.

Liderança empática

Os líderes devem abandonar os estereótipos de liderança e pensar além do óbvio, tornando-se líderes genuínos e verdadeiramente abertos. Também devem trabalhar e relacionar-se com suas equipes com respeito. Mostrar empatia pela força de trabalho durante qualquer crise constrói uma equipe leal.

Bons líderes entendem a importância da gestão de pessoas empática no local de trabalho e como é essencial construir uma cultura positiva.

Inteligência Artificial

As demandas dos funcionários mudaram e a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar a identificar os pontos fortes e áreas de desenvolvimento de cada funcionário com mais precisão. Como resultado, os líderes terão planos personalizados de treinamento e desenvolvimento para promover especificamente o desenvolvimento profissional.

A IA pode dar suporte, mas a interação interpessoal, a empatia e a inteligência emocional continuam sendo elementos essenciais da liderança bem-sucedida.

Leia também: 15 ferramentas de IA que o novo profissional precisa conhecer

Desafios

Aprendizado contínuo

O aprendizado contínuo é fundamental para que os líderes permaneçam eficazes em um ambiente de negócios em rápida mudança.

A pesquisa Global Workplace 2024, da Gallup, destaca que o aprendizado contínuo é uma prioridade máxima para quem procura emprego e um fator-chave na retenção. Apenas 32% dos funcionários acreditam que sua organização oferece amplas oportunidades de crescimento.

Quando as lideranças trabalham para fornecer caminhos de progressão de carreira e oportunidades de aprendizado contínuo, a motivação e a retenção dos funcionários podem aumentar significativamente. Construir desenvolvimento profissional consistente nas culturas do local de trabalho é um divisor de águas em muitas organizações.

Veja também: Lifelong Learning e seu impacto na carreira

Construção da cultura certa para equipes remotas

Quando você está em um ambiente de trabalho físico, é mais fácil construir uma cultura que se adapte à sua marca e negócio, mas isso é diferente quando se trata do trabalho remoto ou da contratação de funcionários remotos que são estranhos à cultura praticada na empresa.

Por isso, os líderes devem pensar em construir uma cultura que alinhe todos os membros da equipe, independentemente de sua localização geográfica, e traduzir a comunicação pessoal virtualmente por meio de tecnologias para construir uma cultura de trabalho positiva.

Agora que você entendeu a importância da gestão de pessoas e como líderes com fortes habilidades de gestão de pessoas são mais capazes de gerenciar suas equipes, atingir objetivos e promover uma equipe engajada, acesse os conteúdos do blog da PUC Minas e confira muito mais dicas!

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