O Direito é um campo com inúmeras possibilidades de atuação e que permite os mais diversos formatos de carreira. Em algum momento da graduação, ou em vários deles, o estudante vai se perguntar qual área seguir, qual tem mais a ver com seu perfil, qual está mais valorizada no mercado e assim por diante.
Conhecer as abordagens possíveis é essencial para amparar essa decisão, o direcionamento dos seus estudos ao longo do curso e até a escolha de uma pós-graduação.
Sabe o que fizemos para te ajudar nessa missão? Perguntamos a quem sabe muito sobre o assunto. Conversamos com a diretora da Faculdade de Direito da PUC Minas (FMD), professora Wilba Bernardes, e ela trouxe informações e dicas imperdíveis para você que escolheu o curso de Direito. Confira!
1. Como a grade curricular do curso de Direito da PUC Minas abrange e conecta as áreas mais tradicionais e as que estão surgindo?
A grade curricular é construída visando uma abordagem que atenda as normativas legais da área, abrangendo áreas de formação geral, técnico-jurídica e prática-profissional; além de espaços para trazermos as novas demandas do mercado e as modernas tendências educacionais.
Isso significa acolhermos princípios de interdisciplinaridade e flexibilidade, o que pode ser adotado por intermédio de unidades curriculares optativas e práticas e também no fomento de atividades complementares de graduação.
2. Quais as principais soft skills que o profissional deve ter para atuar em qualquer área do Direito?
Inegavelmente, o Direito passa por uma transformação que altera o perfil do profissional hermético para um profissional mais aberto ao diálogo e que visa à construção de soluções consensuais.
Assim, será requerido deste novo profissional do Direito habilidades que envolvem o domínio da linguagem, o trabalho em equipe, a autonomia alinhada à adaptação, a mediação de conflitos, o poder de tomada de decisão e, principalmente, o pensamento crítico e reflexivo.
3. Como a PUC Minas oportuniza aos estudantes conhecer e experimentar as áreas do Direito?
Temos muitas possibilidades de uma atuação diversificada e plural no nosso curso e essas são potencializadas nas unidades curriculares práticas; nos eventos realizados, como congressos, seminários e palestras; nas atividades realizadas fora da sala de aula, como visitas técnicas e participação em competições nacionais e internacionais; e nas atividades extensionistas e de pesquisa.
4. Quais campos do Direito mais tendem a crescer nos próximos anos?
Há áreas novas no Direito e que vão requerer profissionais com formação específica, por exemplo: Direito Cibernético, Direito Ambiental, Direito Gerencial, Direito Médico e Compliance. Necessariamente, também haverá um crescimento nos campos que envolvam desenvolver soluções consensuais como Conciliação, Mediação e Arbitragem.
5. Quais dicas para escolher uma das diversas abordagens do Direito?
O caminho de escolha envolve sempre um olhar para as motivações pessoais e as características individuais de cada personalidade. Mas devemos sempre ter como parâmetro que a atuação será mais satisfatória e realizada quanto maior for nosso engajamento e comprometimento.
Assim, o estudo e a dedicação à aprendizagem serão sempre necessários, lembrando que todo sucesso profissional é o resultado de um atuar constante e sempre atualizado.
Aprender com quem sabe mesmo é um caminho seguro para escolhas bem-feitas. As informações que a professora Wilba Bernardes compartilhou certamente vão tornar sua decisão mais tranquila e estratégica.
E, para conhecer mais a graduação, os diferenciais da Universidade e o que você vai encontrar por lá, baixe gratuitamente o guia “Vai fazer Direito?”, com tudo que você precisa saber a respeito do curso de Direito da PUC Minas.