Dicas

Começar um negócio — abrir uma empresa — envolve planejamento, pesquisas de mercado e conhecimento dos aspectos jurídicos relacionados a essa atividade. Além dos desafios, essa empreitada também traz consigo muitos benefícios, incluindo a capacidade de trabalhar com flexibilidade.

Como a pandemia demonstrou, é possível administrar um negócio on-line com sucesso e há um número crescente de formas de rentabilizar o seu produto ou serviço.

Para te ajudar a se preparar antes de abrir uma empresa on-line, listamos algumas dicas sobre o que você deve considerar para que você e sua nova empresa tenham sucesso.

Veja 6 dicas de como abrir uma empresa on-line

1. Pesquise

Você precisa ter certeza de que entende o setor em que estará envolvido para poder ter o máximo de informações sobre ele e estar atento aos concorrentes. Mesmo que você ache que tem uma ideia de negócio única, são grandes as chances de outras pessoas terem tido a mesma ideia.

Depois de fazer uma pesquisa sobre a sua ideia de negócio, avalie se você pode oferecer algo melhor e/ou mais barato que seus concorrentes. Se a resposta for não, talvez seja interessante repensar a abertura de uma empresa nessa área.

2. Defina seu público-alvo

Você sabe quem é seu público-alvo? Entender quem precisa do seu produto ou serviço pode ajudar a ajustar suas ofertas e garantir que suas estratégias de marketing e vendas alcancem as pessoas certas.

Parte dessa decisão é entender se você é uma empresa B2C (venda de empresa para consumidor) ou B2B (venda de empresa para empresa). Dentro desses parâmetros estão múltiplas categorias, como idade, gênero, renda e profissão. Você precisa dos seus clientes para obter lucro, então entenda quem eles são e faça deles sua prioridade.

É importante ter certeza de que você está entregando o produto ou serviço que seu cliente deseja, e não o que você deseja.

3. Escolha uma estrutura

Um passo inicial importante a ser dado ao iniciar seu negócio é escolher sua estrutura jurídica, por exemplo, microempresa (ME) ou Microempreendedor Individual (MEI). Isso ditará os impostos, a documentação, sua responsabilidade e outros aspectos legais, bem como se a empresa pode ou não ter funcionários.

Além disso, você deve providenciar documentos necessários para abrir seu negócio, como o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a Inscrição Municipal e Estadual e outros documentos que variam de acordo com o estado e o setor.

4. Faça um plano de negócios e escolha o nome da sua empresa

Fazer um plano de negócios é uma ótima maneira de pensar claramente em sua ideia de negócio e saber como cada etapa funcionará, para evitar possíveis armadilhas.

O plano deve abranger todos os aspectos do seu negócio, incluindo o seu propósito, o que o diferencia dos seus concorrentes, o seu modelo de negócio on-line, o seu mercado-alvo e como irá vender os seus produtos ou serviços. Deve também incluir uma previsão de receitas e custos, os objetivos que você definiu para o seu negócio e um plano para crescimento futuro.

Nome da empresa

Um dos aspectos mais importantes do seu negócio on-line será o nome da sua empresa, que precisará funcionar em vários canais — como nome de domínio para o seu site e nas redes sociais.

Os especialistas recomendam escolher um nome de domínio para o seu site que seja curto, cativante e fácil de soletrar. Lembre-se de que o seu nome de domínio também é uma parte fundamental da sua marca.

Uma opção é incluir o que você faz em seu nome, para ajudar os clientes a encontrá-lo com mais facilidade, com palavras-chave como “jóias”, “passear com cães” ou “padaria”.

Para começar, você pode usar um gerador de domínio online para obter uma lista de sugestões relevantes para o seu negócio. Para ajudá-lo a se decidir, faça perguntas como: seu nome soa bem? É um nome que o diferencia de seus concorrentes? Terá repercussão em seus clientes?

Depois de escolher um nome, verifique se ele está disponível e faça o registro em um registrador de nomes de domínio.

5. Analise suas finanças

Começar um negócio requer dinheiro. E se você não tiver a quantia disponível, terá que buscar formas de adquirir capital.

Muitos empreendedores começam um negócio com um capital muito limitado, o que pode ser um grande desafio. No entanto, há muitas opções disponíveis para um empresário iniciante. O primeiro e mais comum lugar para buscar capital é com amigos e familiares. Se você não tiver essa opção, busque outras, como empréstimos por meio de bancos e associações de pequenas empresas.

6. Presença on-line

Quando se trata de escolher as plataformas de mídia social certas para começar, há duas questões a considerar: quem é seu público-alvo e em qual rede social eles está?

Se o seu público é ativo no Facebook e no Instagram, é por aí que você deve começar, e não no Pinterest ou no X (Twitter).

O ideal é começar com apenas uma ou duas plataformas. Dessa forma, você não ficará sobrecarregado e poderá dar a atenção necessária para cada uma. Entenda como elas funcionam , analise suas ferramentas, entenda seus resultados e, depois, você pode diversificar e adicionar outra plataforma por vez até estar onde você deseja estar.

Capacitação

Se quiser melhorar suas chances nos negócios, você precisará de mais do que apenas uma ótima ideia. Você precisará ter conhecimento, visão de negócios e educação profissional.

Além de todas as dicas mencionadas acima, é muito importante investir em sua capacitação para administrar melhor seu negócio. Você poderá aprimorar todas as suas habilidades com um diploma de Administração de Empresas.

O Curso de Administração da PUC Minas é oferecido nas modalidades EAD e presencial (unidades Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade e São Gabriel, em BH; e em Betim, Contagem e Poços de Caldas).

Com duração de 8 períodos (4 anos), o curso de Administração te prepara para resolver problemas organizacionais com capacidade técnica, gerenciando recursos, processos e informações e coordenando equipes multidisciplinares, para a adequada gestão dos negócios e desenvolvimento das organizações.

No curso, os alunos também contam com empresa júnior, palestras, laboratório de mercado de capitais, projetos de pesquisa, projetos de extensão, empresa simulada, estágio curricular supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Empreendedores no Brasil

De acordo com o Monitor Global de Empreendedorismo, feito pelo SEBRAE e pela Anegepe, a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, quase 70% da população brasileira adulta, de 18 a 64 anos, estava envolvida com empreendedorismo em 2022.

A pandemia de covid-19 foi um dos principais fatores para muitas pessoas começarem a empreender, devido à alta do desemprego e a necessidade de obter uma renda.

Segundo dados da Receita Federal, no primeiro quadrimestre de 2023, 1.331.940  empresas foram abertas no Brasil. Desse total, 93,7% são microempresas ou empresas de pequeno porte.

Uma empresa on-line nunca dorme. Por isso, também é importante se cuidar física e psicologicamente, praticando exercícios físicos, mantendo uma dieta saudável e aproveitando momentos relaxantes. Todas essas práticas ajudam a equilibrar a vida profissional e pessoal e a evitar o burnout.

Quer mais dicas como essas? Continue acompanhando nosso blog e confira nossos conteúdos com dicas de estudos, carreira e vida acadêmica, que vão te ajudar em seu crescimento pessoal e profissional.

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