Dicas

O marketing digital é uma área que vem crescendo nos últimos anos, e isso reflete no aumento da procura por profissionais qualificados. Como o segmento é muito amplo, o profissional tem diversas oportunidades de atuação nessas áreas. 

À medida que o cenário do marketing vem se tornando cada vez mais digital, as pessoas se sentem mais propensas a estabelecer uma presença on-line para seus negócios por meio da criação de anúncios, sites ou redes sociais, com o objetivo de alcançar ainda mais clientes em potencial. 

Acompanhe as áreas de atuação em marketing digital que estão em alta e analise em qual delas vale mais a pena investir. 

11 áreas do marketing digital que estão em alta no mercado 

O campo do marketing digital é muito variado nas oportunidades de carreira que oferece. 

A seguir, trazemos para você os trabalhos de marketing digital mais populares atualmente, detalhando seus requisitos e descrições de tarefas. 

Especialista em SEO e SEM 

Para obter o máximo de tráfego para seus sites, as empresas precisam ter uma classificação alta nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. Embora os algoritmos dos mecanismos de pesquisa estejam sempre mudando, os especialistas em SEO e SEM sabem como criar conteúdo que garanta que o site de uma empresa seja visto pelo público-alvo. 

Essas funções são boas oportunidades para freelancers de marketing e também para pessoas que gostam de trabalhar remotamente. 

Gerente de conteúdo 

O gerente de conteúdo precisa saber estruturar a estratégia que os produtores de conteúdo seguirão. Eles são responsáveis por fazer o planejamento e o gerenciamento da criação de conteúdo. 

Como gerente de conteúdo, você também será responsável por criar e seguir um calendário de conteúdo construído a partir de uma análise do comportamento do público. 

Para isso, você precisa saber as diferenças entre cada canal de marketing digital e como alimentá-los. Além disso, deve ser um líder na gestão da equipe do produtor de conteúdo. 

Inbound Marketing

Há mais de um tipo de especialista em Inbound Marketing, porque é necessário que haja profissionais com experiência em conteúdo, SEO, mídia social, copywriting, design, relatórios e muito mais. 

Como responsável pelas campanhas de Inbound Marketing, você irá gerenciar todas essas especialidades em uma agência de Inbound. Quando você trabalha em uma equipe interna, é bem diferente, já que você pode precisar ter todas essas especialidades ou pode dividi-las entre duas pessoas. 

Os profissionais dessa metodologia precisam ser especialistas em várias áreas de marketing digital e ter habilidades secundárias em todas as outras. Isso porque a experiência em Inbound entra no estágio de pesquisa de persona (a base de tudo), mas a abordagem dessa metodologia precisa ser aplicada a conteúdo, SEO, criação de e-mail, mídia social e outros.  

Copywriter 

Um copywriter escreve conteúdos que levam o público a agir. Existem diversos tipos de copywriting, porém, na base de todos eles, está o ato de estudar um público específico e entender suas necessidades e desejos. 

Na sequência, um redator cria uma estratégia para se conectar melhor com o público, mostrar ao público que seu problema é compreendido e apresentar uma solução. 

Social Media 

Os gestores de mídias sociais ajudam as empresas a se comunicar com seus clientes em várias plataformas de mídia social. Eles usam análises para entender como os clientes interagem com as marcas. 

Esses profissionais também criam campanhas de conteúdo que atraem e envolvem clientes novos e os existentes. 

Consultoria de marketing 

Como consultor de marketing, você irá fornecer análises e conselhos especializados para melhorar as campanhas de marketing de uma empresa, alcançar novos clientes e desenvolver novas estratégias de marketing. 

Você pode criar novas estratégias e implementar ferramentas para acompanhar o desempenho da campanha. 

BI (Business Intelligence) 

O analista de Business Intelligence faz grande parte do trabalho diário do processo de análise de dados. Ele trabalha com executivos e outros usuários de negócios para identificar quais dados são necessários para responder às suas perguntas e, em seguida, reúnem esses dados, executam consultas de BI e criam visualizações de dados, relatórios e painéis para ajudar seus colegas de trabalho a extrair significado dos conjuntos de dados que estão sendo analisados.

Ao se tornar analista de BI, você deve ter muitas habilidades de análise de dados e uma compreensão de negócios apurada, que é essencial em um campo que depende muito de habilidades interpessoais, como trabalho em equipe e uma boa comunicação. 

Performance 

Se você tem interesse em ingressar nessa área, saiba que você será o responsável por otimizar campanhas de compra de mídia online. Você deve identificar os públicos-alvo, interesses, termos, entre outros fatores, para haver uma melhor conversão de acordo com o objetivo da campanha. Sua missão é gerar tráfego, leads, vendas ou envolvimento. 

Além disso, você irá gerenciar contas digitais e garantir que poderá diversificá-las. Sua função se concentra principalmente na criação e publicação de conteúdo publicitário em vários canais, como mídia social, conteúdo da Web incorporado, vídeos e muito mais. 

Branding e posicionamento de marca 

Um profissional de branding atua na criação de uma imagem única do produto da empresa, principalmente por meio de logotipos, slogans e estratégias de publicidade. Ele também atua no posicionamento de marca, que se refere à aquisição de um espaço na mente do cliente entre as marcas concorrentes. 

Você será responsável pelo gerenciamento da marca de uma organização, criando estratégias para lançar e promover produtos e aumentar o conhecimento sobre uma empresa. 

Geralmente você vai trabalhar com uma equipe de marketing para garantir que os esforços de branding correspondam aos objetivos da organização. Os profissionais de branding podem trabalhar, por exemplo, para uma empresa, agência de marketing ou de publicidade que desenvolvem campanhas de branding para vários clientes. 

Especialista em dados 

Um especialista de dados de marketing faz análise de mercado qualitativa e quantitativa para informar à empresa sobre as estratégias de marketing atuais e fornecer planos de marketing para tornar o negócio bem-sucedido. 

Ingressando nessa profissão, você ajudará os gerentes de marketing a entender os valores numéricos por trás das estratégias de marketing, apontará as principais estatísticas do mercado e interpretará as descobertas. 

Planejamento estratégico de marketing 

Em uma agência de marketing digital, o Departamento de Planejamento é quem arquiteta estratégias das áreas de marketing digital, mídia de performance, mídias sociais etc. 

No planejamento estratégico de marketing, você terá papel estratégico e será responsável por alinhar o plano de negócios de uma organização às estratégias de comunicação e posicionamento. E, durante o planejamento, o mercado-alvo e a proposta de valor que será agregado ao cliente são definidos. 

Para desempenhar essas funções, você precisa ser um profissional criativo e experiente na área. Dessa forma, você poderá ter clareza e conhecimento suficiente para analisar um determinado mercado e criar um plano de marketing que ajude a empresa a atingir seus objetivos em médio e longo prazo. 

Está planejando estudar comunicação? 

Se você pretende fazer um curso superior na área de comunicação, na PUC Minas há cursos de graduação EAD e presenciais para todos os perfis: 

  • Marketing: o curso EAD tem duração média de 4 anos, divididos em 8 ciclos de aprendizagem, totalizando 8 semestres.
  • Tecnologia em Marketing: o curso EAD tem duração de 2 anos (4 períodos) e seu conteúdo está dividido em 4 eixos temáticos: Gestão Contemporânea; Gestão da Experiência dos Clientes; Gestão Integrada dos Canais de Comunicação, Distribuição e Vendas; e Gestão Estratégica Sustentável.
  • Publicidade e Propaganda: com duração de 8 períodos, o curso está estruturado em quatro ciclos: criatividade, comunicação digital, produção publicitária e gestão na publicidade. Está disponível em regime presencial nos campi Poços de Caldas e Coração Eucarístico e nas unidades Praça da Liberdade e São Gabriel, além da versão EAD.
  • Tecnologia em Produção Audiovisual: curso EAD. Ao concluir os 4 períodos, você terá estudado os seguintes eixos: Rádio e TV, Linguagem Fílmica, Interativo e Linguagem Multimídia.
  • Tecnologia em Produção Multimídia: ao longo de 4 períodos, você passará por dois ciclos de aprendizagem: audiovisual e desenvolvimento. Regime EAD.
  • Jornalismo: tem duração de 8 períodos e está disponível nos campi de Poços de Caldas, Praça da Liberdade, São Gabriel e Coração Eucarístico. Você vai estudar várias vertentes do jornalismo, incluindo o Jornalismo On-line.

Agora ficou mais fácil para você identificar qual área do marketing digital está mais alinhada ao seu perfil. Conheça todos os detalhes dos cursos e comece já a planejar em qual deles se inscrever!

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