A palavra autogestão pode confundir algumas pessoas e fazê-las pensar que seu significado está ligado apenas a ser o próprio chefe, ter o próprio negócio, porém tem um sentido mais amplo. Significa assumir a responsabilidade pelas próprias ações e fazer as coisas da melhor maneira possível.
A seguir, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre o assunto e explicar o que é a autogestão, qual é a sua importância e como ela pode ser desenvolvida para promover melhor inteligência emocional e apoiar sua autoconsciência e o bem-estar.
O que é autogestão
Autogestão é a capacidade de gerenciar nosso comportamento, nossa emoção e nosso pensamento de forma produtiva e consciente para atingir os objetivos. Significa que você entende sua responsabilidade pessoal em diferentes aspectos da sua vida e faz o que precisa para cumprir tal responsabilidade.
Uma pessoa que possui fortes habilidades de autogestão sabe o que fazer e como agir em diferentes situações. Por exemplo, ela tem noção clara de como controlar suas emoções quando está no trânsito e um carro bate no seu veículo .
Ela tem a capacidade de evitar distrações enquanto trabalha em casa, para que possa manter o foco e permanecer produtiva, entende o que deve fazer para atingir seus objetivos de condicionamento físico – e segue focada.
Importância da autogestão na vida pessoal e profissional
Vida pessoal
Na vida pessoal, manter uma rotina de exercícios pensando em sua saúde é um indicador provável de que você possui fortes habilidades de autogestão. Por exemplo, se você faz exercícios regularmente e dorme oito horas por dia, está autogerindo sua saúde e priorizando comportamentos positivos.
Outro exemplo é a autogestão do estresse, que, se trabalhada antes que se torne um problema, permite que você se concentre em seus objetivos. Algumas pessoas controlam o estresse por meio da meditação, da atenção plena, dos exercícios físicos, de hobbies ou passando tempo com família e amigos.
Conhecer a si mesmo e priorizar sua saúde mental, dizendo não às coisas que não o preenchem ou que podem causar estresse mais tarde, também é uma habilidade da autogestão.
Leia também: Leitura Dinâmica: 3 técnicas para desenvolver essa habilidade
Tomar a iniciativa é uma ótima habilidade para a vida também. É isso que faz você decidir, por exemplo, continuar os estudos ou ligar para um amigo para esclarecer um mal-entendido.
Vida profissional
No ambiente de trabalho, a capacidade de autogestão dos profissionais é importante para o funcionamento eficaz de uma organização. Em uma empresa em que os funcionários conseguem cumprir suas funções e seguir o cronograma, a conclusão de projetos se torna menos desafiadora.
A autogestão é ainda mais significativa quando cada membro da equipe entende suas responsabilidades, seus objetivos e o que é necessário para alcançá-los. Essas pessoas são capazes de tomar melhores decisões e de fazer a sua parte visando atingir os objetivos da equipe e da organização.
Essa habilidade faz com que os funcionários sejam mais confiáveis, aumentando as chances até mesmo de uma promoção, já que os líderes das empresas valorizam profissionais que apresentam comportamentos produtivos, pensam por si mesmos ou mostram iniciativa.
5 dicas para desenvolver as habilidades de autogestão
Você pode desenvolver fortes habilidades de autogestão avaliando seus pontos fortes, sendo organizado e estabelecendo metas. Além de:
1 – Priorizar sua saúde e o bem-estar
Comer bem e dormir bem ajuda você a trabalhar melhor e a interagir de forma produtiva com seus colegas. Priorize a saúde mental e o autocuidado para aliviar o estresse, melhorar seu bem-estar e abordar as tarefas de cada dia.
2 – Conhecer seus pontos fortes
Se você tem conhecimento de seus pontos fortes e fracos, saberá para quais tarefas está preparado e quais serão um desafio.
3 – Concentrar-se em uma tarefa de cada vez
Para minimizar o estresse, organize sua lista de tarefas do dia de trabalho em ordem de prioridade e importância. A multitarefa pode levar a mais estresse e mais oportunidades de distração; portanto, concentrar-se em uma tarefa de cada vez o ajudará a concluí-las rapidamente.
4 – Criar uma agenda
Use uma agenda física, aplicativos em seu smartphone ou listas de tarefas em papel para garantir que suas tarefas sejam anotadas e organizadas.
5 – Estabelecer metas de curto e longo prazos para você mesmo
Ao definir metas, você sabe o que deseja realizar com o trabalho, seja em relação a desenvolvimento profissional, seja relacionado a desenvolvimento pessoal, tem a preocupação de desafiar-se com um novo projeto ou trabalhar para conseguir uma promoção.
Definição de metas
A capacidade de gerenciar a si mesmo é fundamental para alcançar metas e ter uma vida equilibrada. É importante destacar que você deve estabelecer metas claras e alcançáveis para não gerar frustrações no futuro.
O ideal é fixar metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado) e definir um plano de ação para alcançá-las.
Estratégias para gerenciar o tempo
A gestão do tempo é a capacidade de planejar e monitorar como você gasta suas horas diárias com o propósito de atingir seus objetivos. Inclui priorizar, definir metas, planejar e executar tarefas de forma eficiente e dentro dos prazos.
Analisar sua lista de tarefas e reservar tempo para atividades específicas é uma parte essencial da autogestão. Se você sempre realiza seu trabalho dentro do prazo, sabe perfeitamente como gerir bem seu tempo.
Para gerenciar o tempo de forma eficaz no trabalho, se você é um gestor, pode delegar tarefas quando você sabe que não tem tempo suficiente para concluir determinadas tarefas e percebe que outra pessoa seria útil a fim de realizar o trabalho.
Outras medidas são seguir a sua lista de atividades e aprender a dizer não a alguns pedidos e também saber quando pedir ajuda. Isso permite que você priorize tarefas, mantenha o foco e tenha maior senso de propriedade sobre seu tempo e mais controle sobre sua vida.
Se você trabalha remotamente, é fundamental que se sinta capacitado para gerir o próprio tempo e trabalho. Da mesma maneira, os empregadores e os gestores precisam poder confiar e contar com você.
Como colocar em prática suas habilidades de autogestão
Como estudante
- Começar um projeto ou atividade por conta própria.
- Voluntariar-se para colaborar em eventos de caridade ou em ONGs e ter ideias para torná-los ainda mais bem-sucedidos.
- Se estiver fazendo um projeto em grupo, você pode aprender com outro membro do grupo e contribuir com as próprias ideias.
- Fazer os trabalhos acadêmicos ou estudar para as provas com antecedência para ter mais tempo livre.
Acesse também: Dicas para fazer um bom trabalho em grupo
Como profissional
- Planejar eficazmente seu tempo e carga de trabalho.
- Cumprir os prazos.
- Ser organizado e proativo.
- Fazer o possível para ajudar os colegas de trabalho em tarefas que eles ainda não dominam ou quando estiverem sobrecarregados e você estiver com tempo livre.
Como pessoa
- Iniciar um projeto e definir prazos para concluí-lo.
- Fazer um novo curso em seu tempo livre.
- Voluntariar-se e doar seu tempo para uma boa causa.
- Criar uma rotina e usar um planner (ferramenta online ou em papel) para organizar as atividades da semana.
Acesse também: Estudar e trabalhar: como organizar sua semana para ter um bom desempenho
A autogestão ajuda a melhorar sua autoestima; objetivos, relacionamentos e valores, e o fortalecimento das suas habilidades de gerir a si mesmo é fundamental para seu sucesso e bem-estar.
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