O resumo acadêmico é a primeira parte do seu artigo científico ou trabalho acadêmico que as pessoas vão ler. É um importante instrumento para identificação do que se trata sua pesquisa, sua importância, quais foram as suas descobertas e se é relevante para as necessidades do leitor.
Muito útil, principalmente para os pesquisadores, que precisam ler muitos artigos para encontrar as informações que precisam, o resumo, assim como o título, também é utilizado pelos buscadores e bases de dados bibliográficas para identificar os termos-chave para indexação do seu artigo publicado.
Entenda, a seguir, no que consiste o resumo acadêmico, como deve ser elaborado para que seja claro e conciso e conheça algumas ferramentas e recursos para aprimorá-lo.
O que é um resumo acadêmico?
Um resumo acadêmico introduz ao leitor, de forma resumida, os principais pontos dos trabalhos acadêmicos, como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), dissertações e teses.
Leia também: Como fazer um Trabalho de Conclusão de Curso de forma eficiente
Como uma versão condensada do material de origem, como um TCC, o resumo acadêmico deve ser escrito por último e apresentar somente informações que estão presentes no desenvolvimento do trabalho.
Qual é o propósito do resumo
O propósito do resumo é fornecer uma descrição concisa e precisa do estudo, permitindo que os leitores compreendam rapidamente os pontos principais sem terem que ler o documento inteiro.
Os resumos servem geralmente a propósitos como:
- Comunicar suas principais descobertas às pessoas que não têm tempo para ler o artigo inteiro.
- Ajudar leitores em potencial a determinar a relevância do seu artigo para suas próprias pesquisas.
- Auxiliar os leitores a lembrar os pontos-chave do seu trabalho ou artigo.
Diferenças entre resumo, resenha e síntese
Enquanto no resumo você compartilha os pontos-chave de um conteúdo, na síntese, você precisa combinar as informações de múltiplas fontes e adicionar sua própria análise da literatura.
Já a resenha é uma avaliação crítica de um texto, evento, objeto ou fenômeno. As resenhas podem considerar livros, artigos, gêneros ou campos inteiros de literatura, arquitetura, arte, moda, restaurantes, política, exposições, performances e muitas outras áreas e linguagens.
Como fazer uma estrutura eficiente de resumo acadêmico
Resumir e identificar o que é mais importante e reafirmar o texto com suas próprias palavras é uma ferramenta importante na vida universitária. Para isso, o resumo acadêmico deve ser bem estruturado e conter elementos essenciais, como:
- Uma frase de introdução.
- O tipo de trabalho. Por exemplo, estudo de caso, revisão bibliográfica, pesquisa aplicada ou teórica.
- A apresentação do objeto de investigação.
- O objetivo geral.
- O método utilizado.
- A indicação dos principais resultados.
- Uma última frase que “encerre” o seu resumo; muitas vezes, uma simples reformulação do ponto principal.
- Palavras-chave.
O resumo acadêmico não deve ter mais que um parágrafo. Além disso, deve ser escrito com suas próprias palavras e conter apenas as ideias do texto original, sem adicionar opiniões, interpretações, deduções ou comentários.
Como redigir resumos claros e concisos
O resumo deve ser escrito de forma clara, objetiva e concisa, utilizando linguagem simples e evitando jargões técnicos sempre que possível.
Para elaborar um resumo acadêmico claro e conciso, você deve se certificar de que ele seja organizado e siga uma sequência lógica de ideias. Além disso, verifique se ele responde a essas 5 questões:
1. Precisão
Você relatou suas ideias com precisão?
2. Completude
Você incluiu todos os pontos-chave ou ideias principais?
3. Ênfase
Você replicou a importância que deu a certas ideias apresentadas no texto?
4. Legibilidade
Você escreveu em um formato de parágrafo fácil de entender?
5. Suas próprias palavras
Você usou principalmente suas próprias palavras?
Resumo acadêmico nas Normas ABNT
Se você vai fazer seu primeiro resumo acadêmico e não sabe por onde começar, saiba que é mais simples do que parece. Seguindo as Normas da ABNT para resumo, ABNT NBR 6028, você vai produzir um resumo sem erros.
Como formatar resumos conforme as normas ABNT
Segundo as normas ABNT, a quantidade de palavras do resumo de um trabalho acadêmico varia de acordo com o documento que será resumido, sendo:
- 150 a 500 palavras para trabalhos acadêmicos, como teses e dissertações, e relatórios científicos e/ou técnicos;
- 100 a 250 palavras para artigos de revistas científicas e periódicos;
- 50 a 100 palavras para indicações breves, ou seja, resumos feitos para submissão de um trabalho em um evento científico.
Apesar de as normas da ABNT serem referência no Brasil, elas não são obrigatórias. Por isso, é recomendável que você leia atentamente as normas da universidade, do periódico ou do evento científico a qual você irá submeter o seu resumo acadêmico.
O resumo deve ser redigido em um único parágrafo, e recomenda-se que os verbos sejam escritos na 3ª pessoa.
Título
Você deve escrever o título RESUMO no topo da folha, em letras maiúsculas, com fonte tamanho 12, em negrito e alinhamento centralizado.
Texto
Escreva em fonte tamanho 12, entrelinhas de 1,5, alinhamento justificado e sem recuo na 1ª linha do parágrafo.
Dê um Enter entre o título e o texto e também entre a última linha e as palavras-chave.
Palavras-chave
As palavras-chave, termos que definem o assunto do trabalho, devem ser incluídas abaixo do resumo, antecedidas da expressão “Palavras-chave” e separadas entre si por ponto e vírgula. Devem também seguir a mesma formatação do texto.
Resumo em língua estrangeira (abstract)
A ANBT solicita que o resumo esteja em dois idiomas: na língua própria do país e em outro idioma, sendo o inglês o mais solicitado pelas universidades brasileiras.
O abstract deve ser incluído após o resumo, em folha separada e seguir a mesma formatação do texto.
O que não fazer em um resumo acadêmico
No resumo acadêmico, você não deve:
- Citar autor-data (somente no resumo expandido);
- Alternar entre tempos verbais;
- Escrever frases longas;
- Escrever em tópicos;
- Fazer mais de um parágrafo;
- Incluir símbolos, equações ou fórmulas (exceto se forem essenciais para o resumo);
- Escrever em 1ª pessoa. Use sempre a 3ª pessoa.
Ferramentas e recursos para aprimorar resumos
Selecionamos duas plataformas online recomendadas para auxiliar na escrita e formatação de textos. São elas: o FastFormat e o Dicionário Criativo.
Acesse também: Saiba como desenvolver a Escrita Criativa
FastFormat
O FastFormat formata automaticamente textos e referências de artigos científicos, TCCs, teses de doutorado e dissertações de mestrado.
Dicionário Criativo
Com o Dicionário Criativo, você pode buscar uma palavra ou conceito e encontrar outras palavras-chave relacionadas. Assim, você pode descobrir novas palavras e encontrar sinônimos ou desenvolver novas ideias.
Você pode contar também com os recursos para suporte acadêmico que a PUC Minas disponibiliza. Confira mais no blog Conexão PUC Minas!
Acesse também: Tecnologia na educação: como ela favorece a aprendizagem
Desenvolvendo habilidades de resumo na PUC Minas
A PUC Minas oferece cursos que ajudam a aprimorar a escrita acadêmica, como a graduação em Letras – Bacharelado, a Licenciatura em Português e a Licenciatura em Português/Inglês.
No curso, há disciplinas que colaboram com o desenvolvimento da capacidade de produção e avaliação de textos didáticos, como Leitura e Escrita, Produção de Textos Acadêmicos e Leitura e Produção de Textos em Ambientes Midiáticos.
Se você é calouro na vida acadêmica, aqui no blog Conexão PUC Minas você vai encontrar vários conteúdos úteis que responderão às suas dúvidas e te ajudarão a melhorar o aprendizado. Confira todos os nossos conteúdos com dicas de carreira, estudos e muito mais!