Você que se interessa pelo universo dos dados, por uma internet mais segura e já pensou em fazer disso sua profissão, temos algo muito bom a lhe dizer: o mercado de Cibersegurança está bombando de oportunidades. E não somente no Brasil, mas também no exterior. Com a indústria 4.0, transformações a todo momento e o metaverso se desenhando, a tendência é que o setor se expanda bastante, nos próximos anos, e se torne cada vez mais inteligente e sofisticado.
E aí, que tal ficar por dentro do que o mercado de trabalho de Cibersegurança tem para lhe oferecer? Pode ter certeza de que vale a pena!
Mercado de trabalho de cibersegurança
Temos hoje um mercado de trabalho marcado pela pluralidade de atuação, pela alta oferta de empregos e por remuneração bem interessante. E a projeção é de crescimento; entre as principais causas, podemos destacar o aumento da utilização e da produção de dados; a gradual conscientização das organizações sobre a importância de manter as informações seguras e a nova LGPD.
Como exemplo, temos o setor bancário, para o qual a Cibersegurança é vital. Conforme estudo da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), o investimento em segurança dos dados está em segundo lugar na lista de prioridades dos maiores bancos, ficando atrás somente da experiência do cliente. Isso tem relação direta com o aumento do uso da tecnologia em múltiplos processos. Só para você ter ideia, 91% dos bancos entrevistados afirmam que estão impulsionando o uso dos canais digitais para transações e relacionamento com clientes. Ainda de acordo com essa pesquisa, 54% das instituições estão focadas nas soluções de Cibersegurança.
À medida que as organizações entendem que Cibersegurança é uma necessidade básica, e não uma despesa, o mercado de trabalho se torna ainda mais promissor. No Relatório de Inteligência e Ameaças Cibernéticas 2021, da Accenture, é possível ver quais são as principais ameaças e o comportamento dos cibercriminosos e, assim, já ter ideia das necessidades do mercado e das possibilidades de atuação que surgem com esse cenário.
Oportunidades de trabalho na área
As oportunidades de carreira são as mais diversas no setor da Cibersegurança e permitem ao profissional dialogar com várias outras áreas, visto que a segurança dos dados é relevante para todas as organizações. Dessa forma, você poderá atuar como funcionário de uma empresa, como consultor, autônomo, além da pesquisa, da Educação e, claro, de ter o próprio negócio.
Conheça agora profissões que se destacam na área de Cibersegurança e que vão continuar bombando no mercado de trabalho do futuro.
Cientista de dados
A Cibersegurança é um dos braços da segurança da informação, que, por sua vez, faz parte da Ciência de Dados. Esse é o profissional que vai desenvolver algoritmos, sistemas de rede e modelagens, com o intuito de tratar os dados de forma estratégica para cada setor da empresa, além de garantir que tudo isso ocorra com a devida segurança das informações de todos os envolvidos nos processos.
Engenheiro de dados
O fluxo de captação, seleção, tratamento, armazenamento e análise de dados precisa de uma ótima infraestrutura que permita que essas operações se deem de maneira segura. Quem cuida da construção desse sistema de data base é este mesmo, o engenheiro de dados. Vale lembrar que uma boa engenharia de dados garante mais eficiência e estratégia para a utilização de dados em um negócio.
Especialista em Machine Learning Operations
Esse campo, que faz parte do Machine Learning, dedica-se ao aperfeiçoamento constante dos sistemas de aprendizado das máquinas. Basicamente, o papel desse profissional é trabalhar na análise e na apuração de possíveis problemas e de oportunidades de melhoria na infraestrutura de bancos de dados. Ou seja, é mais um braço que vai garantir a qualidade do sistema de ML, incluindo-se aí a Cibersegurança.
Especialista em Governança de Dados
As grandes empresas têm mudado a forma de lidar com as pessoas e com o planeta, fazendo com que a cadeia produtiva seja sustentável. Isso faz parte das políticas ESG (Environmental, Social e Governance; em português: Ambiental, Social e Governança), que tem sido o parâmetro para a gestão. Dentro dessa concepção, está o uso ético dos dados de todos os envolvidos nessa cadeia, como funcionários, fornecedores, clientes, sócios e outros. Essa mudança de perspectiva do mercado global impulsionou a formação desse profissional.
Analista de Segurança Cibernética
Esse é o ramo da segurança de dados que vai se dedicar diretamente à construção de todo o sistema de proteção de dados e informações, bem como de todas as medidas de prevenção a ataques e crimes cibernéticos. Isso inclui o desenvolvimento de soluções, criação de políticas de boas práticas de uso da rede das empresas, análises e testes periódicos para identificar possíveis vulnerabilidades da rede de proteção e criação de um plano de contingência em caso de ataques.
Ah, e tem mais!
Você pode trabalhar para empresas multinacionais, estando em qualquer lugar do mundo, participar de equipes compostas de pessoas de várias nacionalidades, visto que o mercado de fora também está em franca expansão. Então, se você gostaria de ser nômade digital, ou sonha em ter uma carreira internacional, a Cibersegurança é uma boa escolha.
Como se preparar para ter uma carreira de sucesso em Cibersegurança
De fato, esse é um segmento com carência de profissionais no Brasil e em diversas partes do mundo, o que não significa menor exigência em termos de qualificação. Muito pelo contrário, a excelência técnica e a comportamental são indispensáveis para uma carreira de sucesso em Cibersegurança. Por isso, se liga nestas dicas:
- Escolher uma formação superior de qualidade reconhecida pelas organizações.
- Conhecer e experimentar todas as possibilidades de atuação no campo da Cibersegurança.
- Adquirir e desenvolver soft skills fundamentais para o setor, como flexibilidade, adaptabilidade, trabalho em equipe, raciocínio analítico, organização e respeito aos protocolos e sigilo das informações às quais tenha acesso.
- Manter-se atualizado em relação às novidades e às tendências do setor.
- Dialogar com outros segmentos da economia.
- Construir uma boa rede de relacionamentos profissionais.
Cursos ofertados pela PUC Minas
Além da Ciência de Dados, você pode escolher outros cursos, tanto bacharelado quanto tecnólogo. E sabe qual a boa notícia? A PUC Minas oferece diversas opções de graduação na Tecnologia, para você construir sua carreira de acordo com sua essência e seus planos profissionais. Então, olha só os cursos que a instituição oferece:
- Banco de Dados (tecnólogo)
- Ciência da Computação (bacharelado)
- Engenharia de Computação (bacharelado)
- Gestão da Tecnologia da Informação (tecnólogo)
- Redes de Computadores (tecnólogo)
- Segurança da Informação (tecnólogo)
- Sistemas de Informação (bacharelado)
Para ver mais informações sobre os cursos e o mercado de trabalho na área da Tecnologia, confira este material que preparamos pra você que está decidindo qual graduação vai fazer.
A Cibersegurança é uma área ampla, com grandes chances de crescimento e boa remuneração, como você pode ver. É bacana ressaltar ainda que ela envolve mais que números, criptografias e algoritmos; que, na base de todas as soluções e softwares, está o fator humano.
E aqui não estamos falando exclusivamente dos profissionais de TI, mas também dos usuários. Em razão disso, é ainda mais importante escolher um curso superior que, além da excelência técnica, prepare você como pessoa humana para atuar nesse mercado. E, então, se identificou com a profissão?
O avanço da tecnologia traz novas necessidades, e uma formação de alta qualidade faz a diferença em todos os cenários. Por isso venha trilhar sua jornada de sucesso na PUC Minas.