A área das finanças é composta de diversos profissionais, que possuem formação próxima, porém diferente. É comum que o estudante que se interessa por esse campo e está no momento da escolha do curso superior tenha dúvidas sobre os segmentos de atuação de cada uma. Entre esses questionamentos, sempre surge a pergunta: qual a diferença entre Ciências Contábeis e Gestão Financeira?
Hoje vamos lhe apresentar as duas profissões, como são os cursos, o que cada profissional faz, os desafios e as vantagens de cada um, com o intuito de lhe ajudar a tomar a melhor decisão para sua carreira. Acompanhe a seguir.
Entenda o que fazem os profissionais de Ciências Contábeis e os de Gestão Financeira em uma empresa
Muitas vezes vemos as duas áreas sendo tratadas como se fossem a mesma coisa; por isso, registre aí: não são. Elas são interdependentes e se complementam, porém partem de dinâmicas distintas e, consequentemente, necessitam de profissionais com formações específicas.
A contabilidade é a responsável por organizar as contas e as operações realizadas pela empresa, tendo como parâmetro a legislação. É esse profissional que analisa a movimentação financeira, gerencia o cumprimento das obrigações tributárias em todo o fluxo de caixa do negócio e em relação ao patrimônio da empresa.
Já a gestão financeira é quem decide e coordena o uso do dinheiro da empresa, ou seja, para onde vão os investimentos, quais custos devem ser cortados, estratégias de precificação, dentre outros assuntos de ordem monetária. Para a tomada de decisão, a gestão financeira tem como uma de suas bases o mapeamento fiscal e financeiro produzido pela contabilidade. Esta, por sua vez, tem na gestão das finanças a produção de seu objeto de trabalho.
Atividades de cada profissão
E no dia a dia, na prática mesmo, o que cada profissional faz? Você vai entender agora. No escopo de trabalho do profissional de Gestão Financeira, estão funções como análise do cenário financeiro, gestão estratégica dos recursos da empresa, desenvolvimento de estratégias e táticas para aumento do faturamento e da lucratividade, otimização da estrutura de custos, investimentos e demais atividades de caráter financeiro.
O profissional de Ciências Contábeis se dedica ao planejamento tributário, à organização da documentação e da rotina fiscal e tributária da empresa, à geração de relatórios e demonstrativos patrimoniais, além de controladoria, auditoria e demais funções contábeis.
Veja como está o mercado de trabalho para Ciências Contábeis e Gestão Financeira
As duas áreas são muito importantes no contexto empresarial. Desse modo, contanto que os profissionais acompanhem as transformações mercadológicas e as inovações que surgem a todo momento, o índice de empregabilidade é sempre bom.
O mercado de trabalho para a contabilidade é bem plural, e você poderá encontrar oportunidades em empresas, órgãos do governo e no Terceiro Setor, além de poder trabalhar como consultor, assessor e auditor contábil, de maneira autônoma ou à frente do próprio negócio. E, para quem pretende seguir a carreira acadêmica, fique tranquilo, pois essa oferece diversas possibilidades para a sua jornada profissional.
A gestão financeira também é um setor dinâmico, superestratégico e atua em um dos pontos mais sensíveis e importantes das organizações, que é o trato com o dinheiro e com a lucratividade. Seja em que época ou cenário for, será sempre um papel vital no mundo dos negócios. Isso garante alta oferta de oportunidades de atuação e de desenvolvimento de carreiras de sucesso.
Soft skills necessárias
Tanto Gestão Financeira quanto Ciências Contábeis lidam majoritariamente com números e estratégias de negócio; todavia esses campos envolvem, além das competências técnicas, as soft skills. Dentre as mais importantes para as duas profissões, estão:
- Raciocínio analítico
- Capacidade de trabalhar sob pressão
- Organização
- Resolução de problemas
- Negociação
- Gestão de tempo
Tendências para o mercado do futuro
Assim como vários setores da economia e da sociedade, as Ciências Contábeis e a Gestão Financeira estão passando por complexas transformações em sua estrutura e modos de operar. Afinal, elas também dialogam fortemente com o que ocorre no mundo, no mercado, nas relações e em outros aspectos.
Se quer ser um profissional do futuro e construir uma carreira de sucesso, você precisa ficar atento à movimentação do mercado de trabalho e ao que vem por aí. Considerando as duas áreas que estamos analisando, confira as tendências mais relevantes.
- Redução do caráter burocrático e aumento do caráter estratégico das atividades.
- Ampliação do uso de softwares e demais recursos tecnológicos, como cloud computing e inteligência artificial.
- Automatização de processos.
- Aperfeiçoamento do uso de dados para tomada de decisão.
- Crescimento do uso de blockchain.
A Deloitte realizou um estudo com CFOs de diversos países acerca do futuro das finanças e de como esse caminho já está sendo construído. Vale a pena conferir.
Saiba como é a formação acadêmica de ambas as profissões
Para se dar bem na área de Ciências Contábeis e na de Gestão Financeira, uma formação de alta qualidade é indispensável. A PUC Minas é referência nacional e internacional em excelência no ensino e, por meio da sua Escola de Negócios – o ICEG (Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da PUC Minas) –, entrega aos alunos todos os recursos necessários para a formação de profissionais de alto padrão técnico, científico e humano, capazes de gerar valor e propor soluções estratégicas e inovadoras ao mercado.
Que tal conhecer mais esses dois cursos? Vamos lá!
A graduação em Ciências Contábeis é ofertada no grau bacharelado, tem duração de oito períodos, e você pode cursá-la presencialmente em uma das unidades da PUC Minas ou à distância, com todo o suporte da PUC Minas Virtual. Dentre as disciplinas, você estudará: Estatística, Direito Tributário, Gestão Contábil Contemporânea, Gestão Financeira e Mercado de Capitais, Análise de Custos, Controladoria e Sistemas e Tecnologias Contábeis e Gerenciais.
O curso superior em Gestão Financeira é ofertado pela PUC Minas no grau tecnólogo, com duração de quatro períodos, e os estudantes podem se formar com toda a flexibilidade do EAD. Dentre as matérias, você encontra: Competências Comportamentais, Sociedade e Negócios, Gestão de Fluxo de Caixa e Capital de Giro, Análise e Gestão de Riscos, Planejamento Estratégico e Sustentabilidade nos Negócios.
Como você pode ver, as duas profissões têm características parecidas, partem de um mesmo campo, porém atuam de maneira distinta ao lidar com os números e com o dinheiro de uma empresa. As informações que trouxemos vão lhe ajudar bastante a entender qual delas tem mais coerência com seu perfil profissional e com os planos que você quer realizar ao longo da faculdade e da sua carreira.
A PUC Minas está pronta para lhe receber e oferecer grandes possibilidades, seja nas Ciências Contábeis, Seja na Gestão Financeira. Conheça nossas formas de ingresso e venha para uma universidade de verdade.