Dicas

Quem nunca ficou tenso antes de uma reunião de feedback ou quando ouviu isto : “Preciso falar com você”? É normal ter certo desconforto antes e, às vezes, durante esses momentos, mas é bacana você saber que é possível lidar com essas conversas de forma fluida e tranquila e que elas são super saudáveis para todas as relações, inclusive para as de trabalho e as acadêmicas. 

Ao longo da sua carreira, você participará de inúmeras situações, ora dando retorno às pessoas, ora recebendo. Então, continue esta leitura, pois vamos mostrar a importância desse alinhamento e como se preparar para dar e receber feedback.

Entenda o que realmente é um feedback

Erroneamente o conceito de “feedback” foi associado a broncas e àquelas conversas desagradáveis que, além de não resolverem o que precisa, acabam por gerar um verdadeiro climão no ambiente. Mas não se trata disso. O feedback é uma oportunidade de colocar as cartas na mesa, de rever a rota, de avaliar estratégias e performances e, sim, de expor suas questões e de ouvir as outras pessoas. 

Estamos falando de uma técnica baseada no diálogo, na troca e no compartilhamento, mesmo que o retorno seja de resultados abaixo do esperado, assuntos delicados ou correção de processo, dentre outros. 

Assim, podemos definir o feedback como uma conversa estruturada, com objetivos bem definidos e que tem como função o alinhamento de expectativas, o esclarecimento de assuntos, o reconhecimento de méritos e a revisão de processos e atitudes que precisam ser melhorados.

Conheça as vantagens de saber como dar e receber feedback

Mais que necessário,  o feedback tem várias finalidades e é capaz de levar muitos benefícios às organizações, como projetos, parcerias e relacionamentos em geral. A seguir, listamos as vantagens mais interessantes:

  • Aumenta o entrosamento entre os membros do grupo. 
  • Permite a rápida identificação de um problema.
  • Esclarece dúvidas e boatos.
  • Eleva a produtividade. 
  • Estimula o engajamento das pessoas.

Confira dicas para arrasar no feedback

Se o que você pretende é estabelecer relações transparentes com colegas, professores, líderes e, daqui a algum tempo, com seus liderados, você deve começar o quanto antes a praticar o diálogo e a dar retorno estratégico  às pessoas. Hora de conferir as dicas que trouxemos pra você. 

Aproveite os trabalhos da faculdade para treinar 

O tempo que você passa na faculdade é uma oportunidade valiosa de aprender muito mais que o conteúdo técnico da sua área. Você conhece dezenas de pessoas com interesses e desafios parecidos com os seus e precisa exercitar todas as suas habilidades de convivência ali com seus colegas. E não apenas na sala de aula, mas nos trabalhos em grupo, no uso de laboratórios e recursos da universidade e nas mais diversas situações durante sua formação. 

Percebe como isso é um excelente treinamento para chegar preparado ao mercado de trabalho? Você precisará expor sua percepção e as respostas aos colegas e professores, assim como deverá aprender a ouvir o retorno deles, ou seja, um momento oportuno de praticar e entender como dar feedback e também como receber. Fique ligado nessa dica. 

Desenvolva habilidades necessárias

O feedback é uma das situações de convivência e alinhamento que fazem parte da rotina de todos os profissionais. Saber usá-lo de forma eficiente faz toda a diferença no dia a dia da equipe e na expressão de sua marca pessoal

Soft skills como comunicação, negociação, relacionamento interpessoal, flexibilidade, empatia e resiliência são essenciais para que o alinhamento seja construtivo, ético e respeitoso até mesmo nos cenários de conflito. Faça uma autorreflexão, mapeie essas competências, a fim de entender e reconhecer aquelas que você já possui e aquelas que, ainda assim, você precisa assimilar ou aperfeiçoar. Isso trará resultados positivos em toda a sua jornada profissional.

Espere um bom momento

O calor da emoção não costuma ser um bom amigo do feedback, já que se corre o risco de desviar do foco da questão ou de fazer uma análise enviesada. Somado a isso, temos de entender que as pessoas têm tempos e agendas diferentes, não vai ser tudo sempre na hora que é melhor pra você, certo? É preciso conciliar com o que é viável para os outros também. 

Desse modo, antes de dar o feedback, avalie se o momento é o mais propício, sinta o ambiente, a receptividade das pessoas, o seu estado emocional, além de questões mais técnicas, como prazo para resultados, metas e estratégias.

E, se é você quem vai receber o feedback, caso possa escolher, prefira momentos em que esteja tranquilo com a situação; ouça tudo, processe e só depois disso responda, de forma assertiva. 

Organize suas ideias e os assuntos

Se você quer mesmo saber como dar feedback de maneira eficiente, guarde esta dica com muito carinho. Essa conversa tem que ser direcionada e deve ter um objetivo específico. Seja elogiar, seja levar uma crítica, a tônica é esclarecer o que for preciso e sair dali com uma proposta de solução. 

Uma alternativa para conduzir a conversa é montar um roteiro do que precisa ser falado, com o propósito  de que tudo seja abordado e discutido. Se você está na posição de quem recebe o retorno, faça anotações que vão lhe ajudar a responder de forma madura e efetiva. 

Pratique a “escutatória”

Sempre que conversamos aqui sobre a comunicação – uma das competências socioemocionais mais requisitadas no mercado de trabalho –, fazemos questão de frisar a importância da escuta ativa. Tanto na hora de dar feedback quanto na hora de receber, saber ouvir o que a outra parte está comunicando é imprescindível para que a conversa gere entendimento e seja um ponto de partida para resolver as questões em pauta. 

Comece ouvindo mais e mais atentamente seus colegas e verá como as conversas e a convivência ficarão mais fáceis e produtivas. E que tal testar se você é mesmo bom na escuta? A PUC Minas desenvolveu o Teste do Bom Ouvinte, com o intuito de avaliar essa competência e lhe dar caminhos para aprimorar o que for necessário. Separe uns minutos do seu dia e faça o teste. Vale muito a pena! 

Seja transparente

Se a transparência não for a base dessa conversa, saiba que os resultados  esperados não serão alcançados. Pelo menos não como deveriam. E isso ocorre por uma razão muito simples: se a pessoa não sabe o que precisa mudar ou o que está muito bom e deve continuar, como ela vai colocar as devidas ações em prática, não é mesmo? 

Por mais que você se sinta desconfortável para falar ou ouvir algo, é importante tratar o assunto com cuidado e sinceridade. Lembrando, é claro, que sinceridade não é sinônimo de grosseria e arrogância e que educação e equilíbrio não significam ouvir tudo sem ter direito a dialogar. 

Com essas dicas, você já sabe como dar feedback e como receber feedback de maneira mais leve e eficaz. À medida que você treinar, essas conversas se tornarão mais naturais, mais espontâneas e você vai ver nitidamente o quanto elas são importantes. Não tenha medo de perguntar, não tenha medo de expor suas questões com empatia, transparência e respeito. Isso vale para a faculdade, para o estágio, para o emprego e, claro, para a vida. 

Gostou das informações que compartilhamos com você? Acompanhe o Conexão PUC Minas, que tem muito mais conteúdo para lhe ajudar em cada passo da construção da sua carreira.

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