Dicas

Quem nunca ficou tenso antes de uma reunião de feedback ou quando ouviu isto : “Preciso falar com você”? É normal ter certo desconforto antes e, às vezes, durante esses momentos, mas é bacana você saber que é possível lidar com essas conversas de forma fluida e tranquila e que elas são super saudáveis para todas as relações, inclusive para as de trabalho e as acadêmicas. 

Ao longo da sua carreira, você participará de inúmeras situações, ora dando retorno às pessoas, ora recebendo. Então, continue esta leitura, pois vamos mostrar a importância desse alinhamento e como se preparar para dar e receber feedback.

Entenda o que realmente é um feedback

Erroneamente o conceito de “feedback” foi associado a broncas e àquelas conversas desagradáveis que, além de não resolverem o que precisa, acabam por gerar um verdadeiro climão no ambiente. Mas não se trata disso. O feedback é uma oportunidade de colocar as cartas na mesa, de rever a rota, de avaliar estratégias e performances e, sim, de expor suas questões e de ouvir as outras pessoas. 

Estamos falando de uma técnica baseada no diálogo, na troca e no compartilhamento, mesmo que o retorno seja de resultados abaixo do esperado, assuntos delicados ou correção de processo, dentre outros. 

Assim, podemos definir o feedback como uma conversa estruturada, com objetivos bem definidos e que tem como função o alinhamento de expectativas, o esclarecimento de assuntos, o reconhecimento de méritos e a revisão de processos e atitudes que precisam ser melhorados.

Conheça as vantagens de saber como dar e receber feedback

Mais que necessário,  o feedback tem várias finalidades e é capaz de levar muitos benefícios às organizações, como projetos, parcerias e relacionamentos em geral. A seguir, listamos as vantagens mais interessantes:

  • Aumenta o entrosamento entre os membros do grupo. 
  • Permite a rápida identificação de um problema.
  • Esclarece dúvidas e boatos.
  • Eleva a produtividade. 
  • Estimula o engajamento das pessoas.

Confira dicas para arrasar no feedback

Se o que você pretende é estabelecer relações transparentes com colegas, professores, líderes e, daqui a algum tempo, com seus liderados, você deve começar o quanto antes a praticar o diálogo e a dar retorno estratégico  às pessoas. Hora de conferir as dicas que trouxemos pra você. 

Aproveite os trabalhos da faculdade para treinar 

O tempo que você passa na faculdade é uma oportunidade valiosa de aprender muito mais que o conteúdo técnico da sua área. Você conhece dezenas de pessoas com interesses e desafios parecidos com os seus e precisa exercitar todas as suas habilidades de convivência ali com seus colegas. E não apenas na sala de aula, mas nos trabalhos em grupo, no uso de laboratórios e recursos da universidade e nas mais diversas situações durante sua formação. 

Percebe como isso é um excelente treinamento para chegar preparado ao mercado de trabalho? Você precisará expor sua percepção e as respostas aos colegas e professores, assim como deverá aprender a ouvir o retorno deles, ou seja, um momento oportuno de praticar e entender como dar feedback e também como receber. Fique ligado nessa dica. 

Desenvolva habilidades necessárias

O feedback é uma das situações de convivência e alinhamento que fazem parte da rotina de todos os profissionais. Saber usá-lo de forma eficiente faz toda a diferença no dia a dia da equipe e na expressão de sua marca pessoal

Soft skills como comunicação, negociação, relacionamento interpessoal, flexibilidade, empatia e resiliência são essenciais para que o alinhamento seja construtivo, ético e respeitoso até mesmo nos cenários de conflito. Faça uma autorreflexão, mapeie essas competências, a fim de entender e reconhecer aquelas que você já possui e aquelas que, ainda assim, você precisa assimilar ou aperfeiçoar. Isso trará resultados positivos em toda a sua jornada profissional.

Espere um bom momento

O calor da emoção não costuma ser um bom amigo do feedback, já que se corre o risco de desviar do foco da questão ou de fazer uma análise enviesada. Somado a isso, temos de entender que as pessoas têm tempos e agendas diferentes, não vai ser tudo sempre na hora que é melhor pra você, certo? É preciso conciliar com o que é viável para os outros também. 

Desse modo, antes de dar o feedback, avalie se o momento é o mais propício, sinta o ambiente, a receptividade das pessoas, o seu estado emocional, além de questões mais técnicas, como prazo para resultados, metas e estratégias.

E, se é você quem vai receber o feedback, caso possa escolher, prefira momentos em que esteja tranquilo com a situação; ouça tudo, processe e só depois disso responda, de forma assertiva. 

Organize suas ideias e os assuntos

Se você quer mesmo saber como dar feedback de maneira eficiente, guarde esta dica com muito carinho. Essa conversa tem que ser direcionada e deve ter um objetivo específico. Seja elogiar, seja levar uma crítica, a tônica é esclarecer o que for preciso e sair dali com uma proposta de solução. 

Uma alternativa para conduzir a conversa é montar um roteiro do que precisa ser falado, com o propósito  de que tudo seja abordado e discutido. Se você está na posição de quem recebe o retorno, faça anotações que vão lhe ajudar a responder de forma madura e efetiva. 

Pratique a “escutatória”

Sempre que conversamos aqui sobre a comunicação – uma das competências socioemocionais mais requisitadas no mercado de trabalho –, fazemos questão de frisar a importância da escuta ativa. Tanto na hora de dar feedback quanto na hora de receber, saber ouvir o que a outra parte está comunicando é imprescindível para que a conversa gere entendimento e seja um ponto de partida para resolver as questões em pauta. 

Comece ouvindo mais e mais atentamente seus colegas e verá como as conversas e a convivência ficarão mais fáceis e produtivas. E que tal testar se você é mesmo bom na escuta? A PUC Minas desenvolveu o Teste do Bom Ouvinte, com o intuito de avaliar essa competência e lhe dar caminhos para aprimorar o que for necessário. Separe uns minutos do seu dia e faça o teste. Vale muito a pena! 

Seja transparente

Se a transparência não for a base dessa conversa, saiba que os resultados  esperados não serão alcançados. Pelo menos não como deveriam. E isso ocorre por uma razão muito simples: se a pessoa não sabe o que precisa mudar ou o que está muito bom e deve continuar, como ela vai colocar as devidas ações em prática, não é mesmo? 

Por mais que você se sinta desconfortável para falar ou ouvir algo, é importante tratar o assunto com cuidado e sinceridade. Lembrando, é claro, que sinceridade não é sinônimo de grosseria e arrogância e que educação e equilíbrio não significam ouvir tudo sem ter direito a dialogar. 

Com essas dicas, você já sabe como dar feedback e como receber feedback de maneira mais leve e eficaz. À medida que você treinar, essas conversas se tornarão mais naturais, mais espontâneas e você vai ver nitidamente o quanto elas são importantes. Não tenha medo de perguntar, não tenha medo de expor suas questões com empatia, transparência e respeito. Isso vale para a faculdade, para o estágio, para o emprego e, claro, para a vida. 

Gostou das informações que compartilhamos com você? Acompanhe o Conexão PUC Minas, que tem muito mais conteúdo para lhe ajudar em cada passo da construção da sua carreira.

Posts relacionados

Economia verde: conheça o conceito e as profissões

Economia verde: conheça o conceito e as profissões

O debate sobre sustentabilidade não é necessariamente novo. Afinal, desde a ECO 92, já se levantava a necessidade de encontrar formas de aliar desenvolvimento e preservação da natureza. Nesses mais de 30...

Ver mais

Entrevista com o diretor da Escola de Negócios da PUC Minas

Entrevista com o diretor da Escola de Negócios da PUC Minas

Um novo mercado de trabalho, mais tecnológico e humanizado, precisa de líderes e gestores capazes de compreender as novas realidades e de atuar estrategicamente em todas elas. E, para isso, a formação...

Ver mais

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

O conceito de Lifelong Learning, ou aprendizagem ao longo da vida, ganha cada vez mais relevância em um mundo em constante evolução, que exige atualização contínua das nossas competências para não ficarmos...

Ver mais

PUC Aberta: por que você precisa viver essa experiência

PUC Aberta: por que você precisa viver essa experiência

O PUC Aberta é um evento de relacionamento da PUC Minas, totalmente gratuito, que ocorre anualmente, tendo como público-alvo os estudantes que desejam ingressar em uma grande universidade avaliada com nota máxima...

Ver mais