Dicas

O Marketing de Influência tem se destacado com uma estratégia de comunicação no ambiente digital, conectando marcas a consumidores por meio de pessoas influentes nas redes sociais e em outras plataformas. 

A seguir, vamos explicar o conceito de Marketing de Influência, abordar as suas origens, a sua evolução e como essa estratégia está se tornando cada vez mais necessária para empresas que buscam engajar o público de forma autêntica e confiável. 

O que é Marketing de Influência 

Marketing de Influência é uma estratégia que envolve uma marca colaborando com um influenciador para comercializar um de seus produtos ou serviços. O trabalho de influenciadores, como o nome sugere, tem a capacidade de influenciar potenciais compradores de produtos ou serviços promovendo-os, ou recomendando-os nas suas contas de mídia social. 

Essa estratégia tem o objetivo de aumentar o conhecimento da marca por meio do vínculo emocional que os influenciadores têm geralmente com o seu público, cujas preferências e comportamento podem ser influenciados. 

Como surgiu o Marketing de Influência 

Na história da publicidade, diz-se que a rainha e o papa costumavam defender o uso de medicamentos por pessoas comuns. Isso faz com que possam ser considerados  os primeiros influenciadores conhecidos. Na década de 1760, o rei George III do Reino Unido apoiou a cerâmica de Josiah Wedgwood dando seu selo real de aprovação. O Sr. Wedgwood usou a aprovação do rei para promover e vender os seus produtos e aumentar o reconhecimento da marca. 

Em 1905, a Murad Cigarettes, marca de cigarros turca, teve Roscoe “Fatty” Arbuckle em sua estratégia de Marketing de Influenciadores. O trabalho do ator de cinema mudo ajudou as marcas a perceberem que as celebridades são muito eficazes em endossar os seus produtos ou serviços. 

Em 1931, a Coca-Cola introduziu a imagem do Papai Noel nos seus anúncios. O personagem foi pintado pelo ilustrador Haddon Sundblom para estrelar os anúncios de Natal. 

Já, em 1950, o Homem Marlboro foi um ícone interpretado por vários atores para fazer o fumo parecer moderno e masculino. Apesar de ter muitos problemas de perspectivas sociais e de saúde, o Homem Marlboro foi um dos maiores influenciadores da época e defendeu a marca Marlboro até 1999. 

Embora não se saiba ao certo quem foi o primeiro influenciador de mídias sociais, a ascensão das plataformas sem dúvida mudou o Marketing de Influências. 

O 3º Relatório Global MARCO New Consumer Report 2024, conduzido em dezembro de 2023, em 11 países – incluindo o Brasil –, em colaboração com a Cint, mostrou que 45,07% das mais de 7 mil pessoas entrevistadas já compraram algo recomendado por influenciadores. 

Não são apenas as celebridades que endossam os produtos, mas também os influenciadores digitais que desempenham um papel essencial no Marketing de Influência. 

No início dos anos 2000, os blogs surgiram como uma criação popular de conteúdo online. Esses primeiros blogueiros tinham seguidores leais que confiavam nas suas opiniões e recomendações. As marcas começaram a notar e a colaborar com os blogueiros visando promover os seus produtos. No entanto, esse tipo de Marketing de Influência era limitado ao mundo dos blogs. 

Já em meados dos anos 2000, plataformas como Facebook e Twitter passaram a ganhar popularidade; e influenciadores, por sua vez, a construir os seus seguidores nessas plataformas. Isso inspirou marcas a fazer parcerias com influenciadores de mídia social, com a intenção de promover seus produtos. Assim, nasceu o Marketing de Influência na forma que conhecemos hoje

Atualmente, o Instagram, o TikTok e o YouTube são algumas das plataformas mais populares para Marketing de Influência. 

Leia também: Marketing de Influência com Rafaela Gorgulho, ex-aluna PUC 

Principais estratégias e táticas no Marketing de Influência

Trabalhar com criadores e influenciadores digitais requer uma abordagem bem planejada e estratégica. Veja algumas dicas sobre como construir uma estratégia de Marketing de Influência eficaz e de que modo encontrar os influenciadores certos para o seu negócio.

Identificar os influenciadores certos para o seu negócio 

Escolher os influenciadores certos para construir a estratégia de Marketing de Influência mais eficaz é encontrar aqueles que estão alinhados ao contexto da sua marca. 

É fundamental optar por influenciadores cujos valores correspondam à sua marca e sejam apreciados pelo seu público-alvo, que possuam muitos fãs dedicados e ativos que se encaixam em seu grupo-alvo. Dessa forma, a sua mensagem chegará às pessoas certas e terão significado. 

O recomendável é ir ao encontro de influenciadores com valores semelhantes, o que faz com que sua marca pareça mais real e confiável, criando uma conexão verdadeira com o público. A fim de criar engajamento impactante e impulsionar conversões, a sua estratégia de Marketing de Influência precisa abordar quão bem os influenciadores se conectam com os seus seguidores. 

Criação de conteúdos patrocinados 

Postagens patrocinadas são uma forma popular e efetiva de Marketing de Influência, na qual marcas colaboram com influenciadores de mídia social ou indivíduos com o propósito de criar conteúdo que promova os seus produtos ou serviços. Em termos simples, uma postagem patrocinada é um pedaço de conteúdo criado por um influenciador em uma plataforma de mídia social pago por uma marca ou um anunciante.

No geral, conteúdos patrocinados são uma ferramenta valiosa para marcas atingirem um público-alvo por meio de conteúdo autêntico e envolvente, criado por influenciadores confiáveis. À medida que a indústria de Marketing de Influência continua a crescer, as marcas têm a oportunidade de alavancar essa estratégia para atingir os seus objetivos de marketing. 

Campanhas de storytelling 

No Marketing de Influência, capturar e reter a atenção do público é um grande desafio. A narrativa se torna uma ferramenta poderosa quando os métodos tradicionais de publicidade são frequentemente ignorados ou descartados pelos consumidores, constantemente bombardeados com conteúdo. 

Quando incorporam narrativas atraentes no seu conteúdo, os influenciadores podem criar conexões emocionais mais profundas com os seus seguidores. A narrativa no Marketing de Influência envolve, cativa e também humaniza a marca e o influenciador, tornando-os mais relacionáveis ​​e memoráveis. Tal abordagem promove confiança e lealdade, aumentando a eficácia geral das campanhas de marketing. 

Saiba também: Técnica Rapport: como construir uma relação empática 

Benefícios e desafios de trabalhar com influenciadores 

Como qualquer estratégia de marketing, o Marketing de Influência tem suas vantagens e desvantagens. Embora os pontos positivos superem em muito os negativos, há algumas coisas que devem ser avaliadas ao decidir se o Marketing de Influência é adequado para o seu negócio. 

Vantagens 

Ganho de credibilidade e confiança 

Conteúdo que fala positivamente sobre a sua marca pode ajudá-lo a construir uma boa reputação e é essencial para aumentar o conhecimento da marca. Conforme os influenciadores falam sobre você e endossam os seus produtos, você lentamente construirá confiança com seu público-alvo. 

Autenticidade 

O Marketing de Influência permite que a sua empresa acesse os seus clientes-alvo de uma forma mais natural e autêntica do que a publicidade tradicional. Em vez de bombardear o seu público com conteúdo de vendas, você usará influenciadores já conectados com esse público-alvo para mostrar os seus produtos e serviços. 

Atração de consumidores

Os influenciadores têm um grande ou bem segmentado grupo de seguidores leal e engajado. Ao atraírem esses consumidores leais, eles podem se tornar defensores da marca e podem até mesmo se elevar ao status de influenciador, consolidando assim um processo cíclico que sustenta o sucesso de longo prazo do negócio. 

Desvantagens 

Custo 

O custo associado ao Marketing de Influência pode variar significativamente com base no alcance, no engajamento e no nicho do influenciador, tornando o planejamento de orçamento e a estimativa de ROI desafiadores. 

Enquanto microinfluenciadores podem oferecer soluções econômicas, influenciadores e celebridades estabelecidos cobram taxas mais altas, exigindo que as marcas considerem cuidadosamente seu investimento em relação ao retorno esperado. 

Seguidores fantasmas 

Seguidores fantasmas são usuários falsos ou inativos nas mídias sociais, geralmente criados por bots, e são um grande problema para o Marketing de Influência porque eles não interagem de fato com o conteúdo do influenciador. Ou seja, embora alguns influenciadores pareçam ter muitos seguidores, eles são, na verdade, falsos ou inflados e terão pouco impacto no crescimento da sua marca. 

Competitividade 

O setor de Marketing de Influência é extremamente competitivo e cresce em ritmo acelerado. Conforme a demanda por influenciadores aumenta, filtrar e selecionar os melhores parceiros para o negócio consome tempo, e as taxas para os melhores aumentam. 

Dicas para iniciar uma carreira em Marketing de Influência 

Se você quer seguir uma carreira em Marketing de Influência, é muito importante ter habilidade organizacional. Dependendo do tamanho da sua equipe e do orçamento da campanha, você pode gerenciar influenciadores de forma colaborativa, executando várias campanhas ou liderando esforços de Marketing de Influência por conta própria. 

Leia também: A importância das habilidades digitais nos dias atuais 

Seja qual for o caso, habilidades organizacionais ajudarão você a gerenciar prioridades e a resolver problemas enquanto gerencia influenciadores em vários estágios de envolvimento. 

Gostou das nossas dicas? Pois elas não param por aqui! Aqui, no blog da PUC Minas, você poderá encontrar muitos conteúdos sobre carreira, vida acadêmica, vida profissional, estudos e muito mais! 

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