Várias técnicas e dicas de como se concentrar nos estudos são capazes de ajudá-lo a melhorar seu foco em todas as áreas da sua vida, podendo ser a diferença entre o sucesso e o fracasso em seus projetos.
Se você já teve dificuldade para estudar para uma prova importante, como o vestibular, ou passou algum tempo trabalhando em um projeto complicado, deve ter percebido que precisa aumentar sua capacidade de concentração. Todos nós já passamos por essa situação, e é algo que pode realmente prejudicar nosso desempenho.
Para te ajudar a ter uma rotina mais produtiva nos estudos e na vida em geral, acompanhe, a seguir, nossas dicas de como melhorar a sua concentração.
Dicas para melhorar e prolongar sua concentração
A concentração refere-se ao esforço mental que você direciona para tudo o que está trabalhando ou aprendendo no momento. Às vezes ela é confundida com capacidade de atenção, mas capacidade de atenção se refere ao período pelo qual você pode se concentrar em uma atividade.
Algumas pessoas podem pensar que a concentração é algo com que se nasce ou que apenas os mais habilidosos podem aprender na escola. Não é assim. A concentração (e muitos dos seus distúrbios) é plástica e pode ser desenvolvida.
O cérebro humano, em particular o lobo pré-frontal, é capaz de lembrar o que estamos fazendo ou que aquilo que queremos fazer é importante. Como resultado, ele pode ser imune a distrações e focar naquilo que queremos focar.
A solução para manter a concentração é o treino.
Treine seu cérebro
Certos tipos de jogos podem ajudá-lo a melhorar sua concentração, como sudoku, xadrez, palavras-cruzadas, quebra-cabeças, jogos de memória, entre outros.
Os jogos para treinar o cérebro também podem ajudar a desenvolver sua memória de trabalho e de curto prazo, bem como suas habilidades de processamento e resolução de problemas.
Tenha boas noites de sono
A privação do sono pode facilmente perturbar a concentração e outras funções cognitivas, como a memória e a atenção.
A privação ocasional de sono pode não causar muitos problemas pra você, mas deixar de ter uma boa noite de sono regularmente afeta seu humor e desempenho no trabalho. Estar muito cansado pode até retardar seus reflexos e afetar sua capacidade de dirigir ou realizar outras tarefas diárias.
Uma rotina corrida, problemas de saúde e outros fatores, às vezes, dificultam que você durma o suficiente. Mas é importante tentar chegar o mais próximo possível da quantidade recomendada na maioria das noites. Muitos especialistas recomendam que os adultos procurem dormir de 7 a 8 horas por noite.
Para melhorar sua qualidade de sono, você pode, por exemplo, desligar a TV e parar de usar o smartphone uma hora antes de dormir, ir para a cama e se levantar na mesma hora todos os dias e se exercitar regularmente — mas evite praticar exercícios pesados antes de dormir.
Tenha tempo para fazer exercícios
Um dos benefícios do exercício regular é o aumento da concentração. Quando incluídos em sua rotina, os exercícios podem ajudar a fortalecer a memória, melhorar a concentração e o humor e aumentar os níveis de energia.
Pratique a meditação
A prática da meditação ajuda a cultivar a concentração, ou seja, tem relação com a capacidade de acalmar a mente, afastar as distrações e focar a atenção no presente.
Um estudo publicado na revista Social Cognitive and Affective Neuroscience, em 2020, por pesquisadores da Universidade de Hokkaido, no Japão, demonstrou que a meditação pode alterar a atividade cerebral, modificando positivamente a atividade neural e a atenção.
Faça pausas
A atenção prolongada prejudica seu foco e seu desempenho. Portanto, ao realizar tarefas longas e detalhadas, lembre-se de fazer pausas.
Seu foco tem um limite, e é importante entender que você não consegue manter o foco em uma mesma atividade por longos períodos. Assim como você descansa quando treina qualquer músculo, lembre-se de descansar ao estudar.
Benefícios de conseguir se concentrar nas tarefas
Uma mente mais focada oferece vários benefícios. Em O Poder do Foco Inabalável, Dandapani, sacerdote hindu, empresário e palestrante internacional que também foi monge por 10 anos, afirma que dominar o foco te ajudará a melhorar seu desempenho no trabalho, superar o estresse e a ansiedade, aprofundar seus relacionamentos, viver com mais propósito e experimentar mais alegria.
Melhora seu desempenho no trabalho
O foco aprimorado melhora o seu desempenho no trabalho, pois você usará o tempo e a energia com mais eficiência e dominará suas habilidades.
Ajuda a superar o estresse e a ansiedade
O foco também tem o poder de ajudá-lo a superar a ansiedade e o medo. O sacerdote hindu explica que você sente ansiedade porque sua consciência viaja para um futuro imaginário onde as coisas não dão certo. Isso causa estresse e ansiedade no momento presente.
No entanto, você não ficaria estressado se a sua consciência não estivesse viajando para um futuro imaginado. Portanto, você pode superar o estresse e a ansiedade guiando sua consciência de volta ao presente e longe do futuro inquietante imaginado.
Aprofunda seus relacionamentos
O foco também pode aprofundar o relacionamento com outras pessoas. Isso ocorre porque esse treino permite que você dê atenção total a amigos ou familiares.
Isso aprofunda os relacionamentos de duas maneiras: conhecendo melhor a pessoa e fazendo com que ela se sinta valorizada.
Colabora para uma vida com mais propósito
Dandapani afirma que aprender a focar o ajudará a viver uma vida com mais propósito. Primeiro, porque o foco pode ajudá-lo a compreender melhor o propósito da sua vida. E, segundo, porque um melhor foco permitirá que você priorize as atividades, relacionamentos e habilidades que contribuem para o propósito da sua vida.
Distrações que dificultam o estudo
Uma distração desvia sua atenção do seu foco: estudar. E, na sociedade atual, com um mundo tecnológico que não para, existem muitas distrações, especialmente aquelas que apelam aos nossos sentidos.
As principais distrações que podem te fazer questionar como se concentrar nos estudos são:
Redes sociais
Verificar se há mensagens no smartphone e querer curtir um post no Instagram toda vez que recebe uma notificação é algo incômodo.
O ideal é colocar o aparelho no silencioso enquanto estiver estudando. Ter um bloco de notas à mão para anotar tudo que você pensa em verificar no smartphone também ajuda.
Família e amigos
Muitas vezes, família e amigos estão por perto pedindo nossa atenção. Então, para se concentrar nos estudos, o melhor é explicar para os amigos, de maneira gentil e educada, que você está estudando e não pode socializar naquele momento.
No caso da família, procure um espaço próprio em casa para estudar com tranquilidade. Se isso não for possível, estude em outro ambiente, como na biblioteca ou na escola.
Desorganização
Ser desorganizado tanto na gestão do seu tempo quanto no espaço que você usa para estudar pode fazer com que você perca o foco. Além disso, o tempo que você gasta procurando seus materiais de estudo e livros, por exemplo, em um ambiente desorganizado, poderia ser usado para estudar.
Para colocar tudo em ordem, que tal elaborar um cronograma de estudos e reservar um tempo todos os dias para organizar o local onde você estuda?
Esportes e hobbies
Sair para praticar esportes ou seus hobbies pode ser tentador, e é até bom pra você descansar a mente entre as horas de estudos. Para conciliar estudo e a prática de esportes, a dica é também organizar um calendário de atividades.
Estar focado e concentrado nos estudos fará com que você se sinta mais positivo, produtivo e tenha mais controle das suas tarefas do dia a dia. Aproveite e conheça 10 aplicativos de estudos que vão facilitar a sua vida!