Há alguns anos, a globalização e a tecnologia vêm quebrando fronteiras entre os países e a internet, amenizando as distâncias mundiais. Isso expande muito mais que as negociações e o comércio, aproxima as nações e as trocas culturais. E faz também com que novos formatos de trabalho surjam, como os nômades digitais.
É o seu caso? Então, você precisa ver as 7 dicas essenciais que a PUC Minas compartilhou neste artigo. Leia e aproveite para já pensar nos primeiros passos.
1. É muito importante pesquisar as culturas e os locais que interessam
Quando se pensa em uma carreira internacional, o primeiro passo é a pesquisa. A partir daí, você deve procurar conhecer a cultura, os costumes, o mercado, as possibilidades e as características diversas dos países. Não subestime o quanto isso vai impactar a sua escolha e a sua experiência. É por meio desse mapeamento que será possível encontrar a vivência mais enriquecedora e também compreender como pode contribuir com as organizações, como potencializar suas habilidades e estruturar sua estada naquele país da melhor forma.
2. Pesquise bastante sobre sua profissão no cenário internacional
Outro passo importante é saber como sua profissão é vista e absorvida nos mais variados cenários internacionais. Em cada país, há atributos que podem favorecer ou dificultar um pouco o exercício da profissão. Por exemplo, se você é da área da Saúde, é necessário ficar de olho na compatibilidade das disciplinas e na formação como um todo, para poder exercer a profissão. Se você é da área Financeira, esse ponto é mais fácil.
É necessário também entender a situação econômica dos países pelos quais você tem interesse, os índices de empregabilidade, a absorção de mão de obra estrangeira, as oportunidades de negócio, as exigências, a legislação, e tudo o que envolve o exercício da profissão deve ser considerado. Assim, você escolhe uma nação que responda às suas expectativas e vai com mais segurança e condições de se planejar e de se organizar.
3. Inglês é fundamental, mas não é o bastante
Um dos atributos mais importantes para quem deseja uma carreira internacional é o domínio de outros idiomas. Na maioria dos casos, começamos pelo inglês, e ele é de fato uma língua muito trabalhada e aceita no mundo todo. Ainda que ele não seja o idioma oficial do país para onde você pretende ir, lembre-se de que é a língua prioritária nas multinacionais e você precisará conversar com pessoas dos diversos locais onde a corporação estiver instalada.
Paralelamente a isso, vem a necessidade de dominar o idioma local, principalmente em culturas em que a comunicação em inglês não é tão bem recebida pelas pessoas, por exemplo na França. Ainda que a empresa aceite e trabalhe com o idioma inglês, o dia a dia será em grande parte com pessoas daquele país. Não estamos falando para você desistir se não domina alemão ou espanhol, mas sim para estudar e praticar o quanto puder a língua local.
E, se o orçamento está apertado, nada de ficar parado, certo? A internet está cheia de opções de sites e aplicativos gratuitos para aprendizagem de idiomas. Confira alguns:
- Site Open Learning Initiative
- Aplicativo Duolingo
- Programa BBC 6 Minutes English
- Aplicativo Busuu
- Aplicativo Rosetta Stone
4. Você vai ter de exercitar sua habilidade de comunicação
A habilidade de se comunicar é imprescindível em todos os contextos. Na construção de uma carreira internacional, então, nem se fala. E aqui estamos abordando muito mais do que a capacidade de escrever, ler, ouvir e pronunciar em outros idiomas. Estamos considerando a comunicação interpessoal, o relacionamento.
Mais do que perder a vergonha de falar outra língua com as pessoas, você deve aprender a se expressar de maneira clara, a ouvir com atenção e a fazer da comunicação uma ponte para a criação de uma rede de contatos, que, por diversas vezes, será também sua rede de apoio. Portanto, essa é uma soft skill que você deve começar a desenvolver ou a aprimorar o quanto antes.
5. Seu currículo deve ser impecável
Muitas pessoas acreditam que as vagas de trabalho no exterior são mais acessíveis do que no Brasil, que a oferta de empregos é maior, e as condições laborais melhores. Em alguns casos, isso pode realmente ocorrer, por fatores diversos. As boas vagas e as oportunidades, porém, não vão cair do céu, certo?
Você precisa se preparar bastante, desenvolver as hard e as soft skills necessárias e ainda saber como se apresentar, como evidenciar seu potencial. Assim como no Brasil, é indispensável ter um bom currículo, com seus dados organizados de maneira estratégica. Como em cada mercado a realidade é diferente, pesquise sobre os processos seletivos do país, busque informações em plataformas de networking, sites e redes sociais de multinacionais (o LinkedIn é altamente recomendado).
Por falar em LinkedIn, ele é um grande aliado de quem deseja desenvolver uma carreira internacional, visto que permite a conexão entre pessoas de múltiplas partes do mundo, já com foco em oportunidades de trabalho. Então, não deixe seu perfil de lado, dê um up nele, mantenha suas informações atualizadas, siga pessoas de referência e publique conteúdos que mostrem seu conhecimento, experiências e perfil profissional.
6. Invista em intercâmbio durante sua formação
Quer dar os primeiros passos ainda como estudante de graduação? Faça intercâmbio. Além de ser uma ótima experiência para qualquer formato de trabalho que você escolher, pode ser a primeira porta para iniciar uma trajetória internacional. Vários dos passos que trouxemos neste material podem ajudar você na busca de um intercâmbio. Dentre todos os benefícios que podemos destacar, está a abertura das portas do mundo pra você. E tem mais: a PUC Minas tem um Programa de Intercâmbio que pode contribuir bastante. Corra e confira as condições e as ofertas.
7. Converse com pessoas que já iniciaram o trabalho no exterior
A experiência de outras pessoas certamente é muito útil na fase de busca por oportunidades, na forma de lidar com os “perrengues” e os desafios e de aproveitar todas as possibilidades que surjam. Aprender com quem trilhou o caminho que você está começando é sem dúvida uma maneira de se preparar e de encontrar as melhores opções para a sua carreira.
Sendo assim, converse com colegas, com amigos de amigos, acompanhe canais de viajantes, leia blogs em que estudantes contam suas experiências, participe de lives; enfim, conheça as opiniões e a vivência de quem está trabalhando no exterior.
O mundo está repleto de possibilidades para você que deseja construir uma carreira internacional. Dessa forma, ter a PUC Minas como parte de sua formação garante muitas portas abertas em inúmeros países. Sobretudo, nos mais de 20 onde a universidade estabeleceu parceria com cerca de 150 instituições de grande prestígio. A qualidade de nosso ensino é reconhecida internacionalmente, em rankings como o Times Higher Education e pelo mercado mundo afora.
Que tal aproveitar o Programa de Intercâmbio da PUC Minas? Baixe o e-book “Intercâmbio na PUC Minas: saiba como ganhar o mundo” e acompanhe informações e processos seletivos no site da Assessoria de Relações Internacionais da PUC Minas.